O Dia dos Pais está chegando e foram realizadas pesquisas para descobrir se os brasileiros vão comprar seus presentes online. Os resultados surpreenderam. Confira.

Com o mercado do e-commerce cada dia mais saturado, os empreendedores brasileiros estão adotando todo o tipo de estratégia para tentar destacar seus negócios virtuais.

Estratégias relacionadas com a identidade das marcas e com seu conteúdo têm sido aplicadas e a avaliação das plataformas onde os espaços de e-commerce estão alojados fazem, também, parte da análise desses profissionais.

Mais do que nunca, os comerciantes virtuais desejam ganhar dinheiro com blog compreendendo que essa é uma poderosa ferramenta para a divulgação de sua atividade e de seus produtos, para promover o aumento das vendas.

Embora a situação atual estivesse contribuindo, de forma algo visível para apoiar alguns negócios virtuais – já que as pessoas não estão podendo sair de suas casas – a verdade é que uma pesquisa realizada sobre o Dia dos Pais surpreendeu todo o mundo.

O Dia dos Pais acontece esse ano no dia 9 de agosto (segundo domingo do mês), o dia em que os filhos homenageiam seus pais, agradecendo o suporte e amor desses e presenteando-os.

A Boa Vista avaliou, numa pesquisa, como seriam as compras durante esse período de celebração da paternidade. Conheça os resultados dessa pesquisa e veja como ela demonstra uma alteração na ação dos consumidores.

A pesquisa sobre o Dia dos Pais

A mudança dos hábitos de consumo foi avaliada numa pesquisa realizada pela Boa Vista, que versava a compra dos presentes para o Dia dos Pais. Essa pesquisa foi realizada entre 6 e 21 de Julho de 2020 e atingiu mil consumidores brasileiros.

De acordo com essa pesquisa, as perspectivas e os atos dos consumidores brasileiros para essa data apontam para a compra de produtos online, tendo sido manifestado um crescimento de 142% face ao ano passado sobre o número de pessoas que irão comprar seu presente por e-commerce.

Segundo a entrevista concretizada, 46% das pessoas irão presentear o pai dessa forma, sendo que 29% comprarão ainda prendas desse jeito para seu marido e 7% o farão por seu sogro. Entre os entrevistados, 58% assumiram que comprar online é um novo hábito.

O presente ideal para os pais e as escolhas online

Ainda que a compra online possa surpreender muitos papais por aí, a escolha do presente não deverá ser tão surpreendente.

Os compradores virtuais parecem manter o seu interesse pela compra de itens de calçado ou vestuário, sendo que 45% afirma que essa será sua escolha. Os acessórios foram a escolha de 17% das pessoas e os artigos cosméticos, como perfumes, são a escolha bem tradicional de 16% dos entrevistados.

No momento atual, uma das situações que está levando as pessoas a refrear a compra de produtos mais dispendiosos é o medo da conjuntura econômica brasileira em geral e após a pandemia, o que inibe as pessoas de fazerem gastos maiores com seus presentes.

Além disso os consultados na pesquisa indicam que a conjuntura econômica preocupa e inibe investimento alto no presente. Assim, entre os entrevistados pela Bela Vista, 80% afirma que irá gastar um valor igual com os pais ou menos.

Se estima que exista uma redução de 5% no valor gasto nesses presentes, rondando o gasto geral em torno dos 173 reais.

Ainda que o valor seja um fator para a escolha dos presentes, apenas 34% dos entrevistados referiram esse valor como determinante. 

O pagamento online dos presentes para o Dia dos Pais

Ainda que o consumo em lojas de e-commerce esteja aumentando, não deixa de se notar alguma resistência às formas de pagamento imediatas na compra.

Para 61% dos entrevistados, o pagamento preferencial é o pagamento à vista, sendo que o cartão de débito foi escolhido por 41% das pessoas.

Ainda assim, para 39% dos entrevistados, é importante parcelar o pagamento. Entre quem afirma isso, 91% dos consumidores o farão por cartão de crédito, 2% por débito programado, 7% por boleto e 1% por cheque bancário.

Irá a tendência para a compra online permanecer após a pandemia?

O retorno à normalidade poderá significar que algumas pessoas optem pela retomada de seus hábitos tradicionais e, quando questionadas quanto a isso, muitas pessoas demonstraram o desejo de retomada gradual às lojas convencionais.

O período de retomada fez já com que 29% dos entrevistados fizesse por retomar seus hábitos, sendo que, desses, 64% já foram no supermercado, 29% em padarias e 21% em lojas de roupas.

Ainda que exista esse desejo de retorno, a verdade é que estamos observando uma maior tendência para comprar online e uma menor desconfiança quanto aos espaços comerciais de e-commerce.

Na verdade, o consumidor brasileiro poderá estar começando a preferir esse método, embora só no futuro possamos compreender se essa tendência veio para ficar.

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