Todos os lojistas devem traçar um plano de ação antes de realizar descontos e promoções no e-commerce.  Essas ações servem não apenas para trazer mais seguidores, como também para fazer com que clientes novos voltem à loja.

Para garantir que seus descontos e promoções sejam benéficos para sua empresa e seus clientes, é indicado que:

  • Estabeleça objetivos bem definidos para atingir através dos descontos;
  • Analise de forma correta todas as métricas;

Separei 6 estratégias de descontos e promoções para o seu e-commerce que podem gerar resultados lucrativos mensuráveis.

1- Benefícios dos descontos

Aproveite os descontos da sua loja, para desencalhar produtos do estoque. Essa estratégia pode ser útil para melhorar o fluxo de caixa e liberar espaço no estoque.

2- Crie objetivos definíveis

A estratégia de promoção precisa ter um objetivo definido para que seu e-commerce tenha o resultado esperado. Algumas perguntas que precisam ser respondidas:

  • Você deseja aumentar a receita?
  • Precisa melhorar a fidelidade do cliente?
  • Deseja trazer novos clientes  para seu negócio?
  • Deseja vender mais durante uma data específica do comércio, como Natal ou o Dias das Mães?

A partir disso, é possível fazer plano de ações no sentido de promover uma promoção de marketing eficaz pra cada pergunta e resposta.

3- Agrupe produtos de um mesmo segmento

Uma tática é agrupar produtos de um mesmo segmento em promoção. Essa é uma ótima tática de incentivar os clientes a gastar mais dinheiro. Eles sentem que estão fazendo um bom negócio, especialmente quando os itens combinam. 

Ao agrupar os seus produtos, você irá aumentar o valor médio de suas encomendas, o que permite analisar de forma mais eficiente os hábitos de compra de seus clientes. Conhecendo os hábitos de compra, você poderá criar estratégias e marketing e promoções mais segmentadas.  

Saber essa informação é importante para traçar novos planos de marketing para as suas próximas campanhas promocionais. Como, por exemplo, combos de produtos.

4- Descontos de longo prazo para clientes fiéis

Todas as lojas devem considerar tanto a fidelidade do cliente como a sua retenção. Se você não está interessado em conquistar clientes apenas no Dia das Mães, crie ofertas e descontos que incentivem as pessoas a permanecerem fiéis e comparem a longo prazo.

Ofereça brindes e facilidades ao cliente que participa de suas promoções, como frete grátis ou programa exclusivo de pontos, por exemplo.

5- Frete Grátis

O frete grátis é uma estratégia popular que muitos lojistas optam por seguir, pois mais de 70% dos compradores levam em conta esse benefício para efetuar a compra.

Você pode oferecer o frete grátis  para qualquer tipo de produto ou somente para compras acima de um determinado valor. O importante é ponderar suas margens de lucro.

6- Descontos promocionais em feriados

Procure aproveitar as oportunidades de datas festivas para  oferecer promoções e descontos especiais. Os evento festivos em que os clientes esperam receber descontos, geralmente são: Black Friday, Dia das Crianças, Natal, Dia das Mães e dos Pais, Dia do Consumidor, são propícios para essas ações de marketing.

Lembre dos clientes antigos e procure enviar e-mail marketing para eles, lembrando dessas promoções.

Agora é aproveitar todas as dicas acima e aplicar esses exemplos, no seu próprio negócio. A médio e longo e prazo, os resultados expressivos começam a aparecer.

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Evandro Correa do site Web Promoções - agregador de promoções e cupons da web.

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