• Duarte Queirós
  • por Duarte Queirós
  • Duarte Queirós, profissional de e-mail marketing. Content manager junior em Mailify, escritor e tradutor.

Como uma ferramenta de e-mail marketing pode rentabilizar a sua newsletter

8 de julho de 2019
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O e-mail marketing continua forte e em alta. Por momentos pareceu destinado ao esquecimento, sobretudo durante o apogeu das redes sociais, onde plataformas como o Facebook e o Twitter pareciam ter a resposta para todos os quebra-cabeças de uma campanha digital.

No entanto, com o tempo veio a constatação de que o mundo volátil das redes sociais converte menos e gera menos ROI do que o e-mail marketing tradicional. Passou-se a advogar então a utilização de uma abordagem multicanal, onde ambas as partes se devem sincronizar e complementar entre si. Como consequência, os formulários cadastro de uma newsletter no Facebook e os Twitter cards passaram a ser práticas comuns. 

Quanto mais elevada for a qualidade dos instrumentos à sua disposição, maiores serão as suas possibilidades de ter sucesso. Da minha parte, acredito que a melhor forma de rentabilizar este canal de comunicação ao máximo passa pela utilização da ferramenta de e-mail marketing ideal. 

Uma ferramenta de e-mail marketing potencializa a entregabilidade da sua newsletter

Hoje, o e-mail marketing é novamente visto como um instrumento indispensável para uma estratégia de comunicação bem-sucedida, que poderá fazer toda a diferença no seu negócio.

Existem várias razões para defender o seu envio através de uma ferramenta profissional profissional. Listei algumas delas: 

  • Para que serve sequer fazer o envio massivo de um e-mail se não tem garantias de que este será recebido pelos seus destinatários? Um bom aplicativo garante-lhe a otimização na entregabilidade, devido ao simples fato de ser considerada um remetente de confiança pelo provedor de e-mail.
  • Permite-lhe importar listas de contatos, cujos dados ficarão guardados em tabelas fáceis de usar e organizar. Para além disso, dá-lhe a possibilidade de criar black lists, o que contribui para uma menor percentagem de bounces e para a redução do envio de mensagens indesejadas.
  • Uma ferramenta de e-mail marketing permite-lhe averiguar o rendimento da sua campanha em tempo real no Google Analytics, graças à funcionalidade de geolocalizaçã0. Desta forma, terá acesso a métricas como a taxa de abertura e de clique do seu e-mail, tornando-se mais fácil medir o sucesso da iniciativa e proceder aos devidos ajustes quando necessário. 

E dá-lhe um selo de qualidade difícil de igualar, sem qualquer esforço! 

A criação de uma newsletter não é tarefa fácil, a partir de um provedor de e-mail normal. Contudo, o cenário será bem diferente, se tiver à sua disposição a interface altamente intuitiva de um excelente aplicativo.

Salientam-se várias vantagens na escolha por esta opção, entre as quais passo a frisar as seguintes: 

  • Terá à sua disposição uma vasta e rica galeria de modelos personalizáveis, concebidos originalmente por designers de topo na sua área. Esses modelos foram selecionados com o objetivo de satisfazer todos os gostos e refletir qualquer tipo de imagem. Já estilizada de antemão, a sua newsletter só necessita de ser moldada e preenchida com o seu conteúdo, para estar pronta para um envio de larga escala.
  • Atualmente, é essencial adaptar o marketing digital à prevalência dos dispositivos móveis, já que uma grande percentagem de leituras de e-mails e pesquisas na Internet se fazem aí. Uma ferramenta de e-mail marketing permite-lhe criar newsletters com design 100% responsivo, com um conteúdo que possa ser lido em qualquer lado e a qualquer hora, no computador do seu escritório ou no seu smartphone. 

Segmentação dos contatos e conteúdo personalizado 

Pessoas diferentes têm interesses diferentes, e muito dificilmente a mesma coisa gera unanimidade. No entanto, um aplicativo profissional dá-lhe a chave para o sentimento de gratificação dos seus leitores/clientes.

Isso é possível graças ao processo de análise de toda a informação armazenada na sua base de dados. Com base nos critérios e histórico de comportamentos dos seus contatos, pode filtrar os interesses de cada um em particular.

Assim, é possível adaptar e personalizar o conteúdo do seu e-mail, assegurando-se de que este será relevante para quem a recebe. Como resultado, as suas taxas de abertura e clique sairão beneficiadas. 

Não se esqueça: o disparo de e-mail marketing oferece várias vantagens sobre outros meios de comunicação. Não só é de fácil leitura, como é facilmente ignorável se o destinatário assim o pretender fazer no momento.

Para além disso, o seu conteúdo personalizado, resumido e simplificado proporciona a sensação de gratificação imediata do seu leitor. A ferramenta de e-mail marketing ideal permite-lhe tirar o melhor deste valioso instrumento de comunicação. 

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