• por Leonardo Ramos
  • Estudante de Marketing na Universidade Presbiteriana Mackenzie, certificado pela Hubspot Academy em Inbound e Content Marketing. Apaixonado por Marketing digital, empreendedorismo e tecnologia. Atualmente, trabalha com Inbound Marketing no Moip Pagamentos, produzindo conteúdos e otimizando o posicionamento orgânico da marca.

O desafio da logística para lojas virtuais

1 de fevereiro de 2017
Share Button

Considerado um dos maiores desafios das operações de e-commerce, a logística precisa de uma atenção especial. Quando o assunto são os envios de mercadorias, todo tipo de cuidado é necessário para garantir uma excelente experiência de compra para o consumidor.

A armazenagem dos produtos

O processo de armazenagem precisa ser feito de forma cautelosa. Por isso, quando o assunto são as embalagens para e-commerce, é importante saber como escolher a melhor opção.

Qual modelo de gestão de estoque é ideal para seu e-commerce?

Etiqueta Sigep Web

As etiquetas Sigep Web são itens indispensáveis para o envio de encomendas pelos Correios. Esses itens contam com uma medida padrão de 107x138mm e 3mm entre linhas em um rolo de 35m.
O código de etiqueta deve ser obtido mediante contrato com os Correios. A empresa fornece em seu site um documento que aborda as principais dúvidas quanto ao serviço. Caso isso ainda não seja suficiente, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento que se encontra no site.
Para a impressão dessas etiquetas, existem alguns modelos de impressoras térmicas específicas nos modelos: Argox, Zebra, Elgin e Datamax.
Caso adquira alguma dessas impressoras, não se esqueça de configurá-la corretamente no programa dos Correios.

Embalagens para e-commerce

Quanto às embalagens para e-commerce, existem diversas opções nos mais variados tamanhos e modelos, quer para caixas ou para envelopes. A estatura e o tipo dependerão do tamanho do produto vendido, porém o mais importante é a segurança da encomenda.
Os envelopes de segurança geralmente são revestidos com plástico à prova de violação, umidade, rachaduras. Possuem adesivo Hot-Melt (não derrete fácil o adesivo em altas temperaturas). Além disso, o saco zip lock pode ser utilizado para o envio de nota fiscal.
Os itens mais comuns são as caixas de papelão. Elas possuem tamanhos variados e são muito similares àquelas comercializadas pelos Correios.
Após uma rápida pesquisa, você encontrará empresas especializadas na venda de caixas por atacado.

A importância da embalagem no E-commerce

Embalagem para notas fiscais

Para o envio de documentos importantes, como é o caso das notas fiscais, existem envelopes e sacos plásticos especializados.
Esses sacos plásticos para notas fiscais (DANFE, AWB, CANGURU) tem suas singularidades devido a tamanhos diferentes para cada necessidade.
Esses produtos são autoadesivos resistentes com abertura no verso para inserção do documento, tecnologia Hot-Melt, além de proteger e manter o documento sempre visível.
O cliente final sempre observará o cuidado com o preparo do envio da mercadoria, antes mesmo do produto em si. Por isso, procure sempre causar uma boa impressão.


Leia mais sobre o tema:

7 Indicadores logísticos essenciais no e-commerce

Você também vai gostar

E-commerce tem transformado o mercado de embalagens Imagem do Planetpaper.com A expansão do comércio eletrônico tem criado profundas mudanças em diversos setores do mercado, inclusive o de embalagens. A...
Botão comprar no Facebook entra em fase de testes. O Facebook anunciou no fim da semana passada (17/07/2014) que já iniciou os testes de um novo recurso direcionado para as páginas de empresas. Vem aí ...
Como destacar seus produtos dentro de um Marketplace? O comércio eletrônico oferece várias possibilidades para quem quer vender online. Uma dessas modalidades é o marketplace, pense em um shopping virtual...
Preço flutuante: do off-line para online É uma cena comum para os pequenos varejistas no Brasil: o consumidor adquire um produto que custa R$ 3,20, tenta pagar com uma nota de R$ 10, mas a fa...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

2 comentários sobre “O desafio da logística para lojas virtuais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>