Mobile first: ser ou não ser

11 de abril de 2018
Share Button

A mobilidade deixou de ser opcional e tornou-se parte integrante da estratégia de varejo. Ser Mobile First é mais importante do que nunca.

Os usuários de smartphones e tablets estão prontos para comprar: o mais recente relatório Webshoppers, da Ebit, revelou que no ano passado, 27,3% das compras online foram realizadas via dispositivos móveis, e estima-se que esse número chegue a 37% até o fim de 2018.

Seja para realizar uma pesquisa inicial sobre um produto, ou efetivamente realizar a compra online, a crescente influência que os dispositivos móveis conectados à internet exercem no e-commerce obriga as lojas virtuais a adotar uma estratégia Mobile First – conceito que prioriza os dispositivos móveis no desenvolvimento e arquitetura dos sites.

Um estudo realizado no Reino Unido pela Ingenico ePayments e Internet Retailing, e que teve como objetivo entender a importância que o varejo atribui ao investimento em inovação para otimizar a experiência do consumidor, revelou que 93% dos varejistas online concordam que a inovação em mobile impacta tanto na lucratividade quanto na satisfação dos consumidores. No entanto, apenas 40% se descrevem como mobile first.

Para muitos varejistas, as estratégias para mobile precisam se desenvolver um pouco mais antes que passem a implantá-las. Mas a verdade é que já há inovação e tecnologia suficientes para oferecer uma experiência móvel sem atritos aos consumidores.

A implementação de chatbots na etapa de pagamento é uma tendência que está começando a ganhar força na América Latina. Isso porque auxilia as lojas virtuais em seus maiores desafios: gera confiança no cliente, evita fatores que podem levar ao abandono do carrinho e converte a interação em uma transação.

Um site lento é equivalente a uma experiência ruim. E à medida que mais e mais consumidores realizam operações a partir de seus dispositivos móveis, eles têm menos tolerância a experiências móveis ruins e acabam se sentindo desencorajados por obstáculos que poderiam ser facilmente evitados pelo varejista. Tudo o que o usuário espera é poder pesquisar um produto por categoria ou preço, acessar facilmente todas as informações necessárias e realizar a compra sem erros ou falhas.

Existe uma linha tênue entre a conversão e o abandono do carrinho. Focar no usuário e colocá-lo no centro de todas as decisões é a chave para o sucesso. Oferecer páginas web responsivas, minimizar o tempo de carregamento da página, fazer uso de soluções inovadoras para permitir pagamentos fáceis, rápidos e seguros, aumenta a confiança e satisfação do cliente.

A oportunidade parece óbvia, mas é vital não deixá-la passar. Dispositivos móveis, incluindo os wearables, serão cada vez mais importantes e se tornarão os dispositivos preferidos das pessoas.

Diante de um cenário de crescimento promissor para o mobile commerce neste ano, o investimento na abordagem mobile first se torna essencial para os varejistas que desejam se destacar no competitivo mercado virtual, ao mesmo tempo em que garantem a melhor experiência aos clientes.

Você também vai gostar

Pesquisa Profissional de E-commerce 2015 Saíram os resultados da quarta edição da Pesquisa Profissional de E-commerce. A parceria entre E-bit e Universidade Buscapé Company que se iniciou no ...
Como aumentar as visitas das páginas de categoria do e-commerce ... Para o crescimento sustentável de um e-commerce é importante trabalharmos estratégias que garantam uma audiência orgânica a longo prazo, e uma das man...
Você sabe como fotografar os produtos grandes do seu e-commerce?... A forma como você apresenta seus produtos online tem um impacto significativo nas vendas do seu e-commerce. Fotografias amadoras não estimulam a confi...
Infográfico: Quem usa o Twitter no Brasil? Twitter no Brasil. O Twitter divulgou no fim da semana passada um infográfico com dados sobre os usuários brasileiros da rede de 140 caracteres. Entre...
Entre consumidores online, 80% querem gastar na Black Friday Pesquisa com consumidores que já têm o hábito de comprar pela internet indicou que 80% deles desejam gastar durante a Black Friday este ano. O levanta...
Cresça em tempos de crise! Não deixe a crise da economia brasileira deter você. Empresários estão preocupados em relação à expansão de seus negócios, mas o fato é que é possível...
Como as novidades do WhatsApp e do Faceboook podem ajudar a sua ... No mês de fevereiro tivemos duas novidades do WhatsApp e Facebook, a primeira foi o lançamento do WhatsApp business e a segunda, o marketplace do Face...
Vendas online crescem 17% no Dia das Crianças Dentre as categorias com maiores volumes de vendas no período que precedeu a data estão Cosméticos e Perfumaria/Saúde, seguida de Moda e Acessórios e ...
Mercado de turismo online cresce 73% em 4 anos e movimenta R$30 ... O mercado de turismo online atingiu R$30 bilhões em 2016, alta de 73% desde 2012, crescimento médio de 15% ao ano. É o que aponta o relatório Webshopp...
A líder China Por Renann Mendes e Keine Monteiro. A liderança do e-commerce mundial está em novas mãos. Os resultados de 2013 oficializaram pela primeira vez&n...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>