Responsive Design é o termo utilizado para sites que se adaptam automaticamente ao tamanho de telas de diferentes dispositivos, sem perder leitura ou features independente do dispositivo, seja ele um smartphone, um tablet ou um iMac.
Veja os recursos do Responsive Design listados abaixo:

Adaptar o layout da página de acordo com a resolução em que está sendo visualizada.
Redimensionar as imagens automaticamente para que caibam na tela e para que não sobrecarreguem a transferência de dados em um celular, por exemplo.
Simplificar elementos da tela para dispositivos móveis, onde o usuário normalmente tem menos tempo e menos atenção durante a navegação.
Ocultar elementos desnecessários nos dispositivos menores.
Adaptar tamanho de botões e links para interfaces touch onde o ponteiro do mouse é substituído pelo dedo do usuário.
Utilizar de forma inteligente recursos mobile como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical).

O consumidor está se acostumando rapidamente a utilizar diferentes meios para ter acesso ao mesmo resultado, ou seja, o cliente quer por exemplo conseguir comprar pelo celular a mesma TV que compraria pela internet de seu computador. Os designers por sua vez se esforçam em tentar melhorar a experiência do usuário dentro de um site e deixá-la cada vez mais parecida, seja em sua versão desktop ou mobile.
Sites de e-commerce precisam acompanhar esse processo, por isso é importante escolher uma plataforma que tenha Responsive Design, que suporte também versões em dispositivos mobile. Vale ressaltar também o uso de elementos que fiquem “legíveis” em escalas menores. Abaixo estão alguns exemplos de sites internacionais que tratam o Responsive Design com muita habilidade:

Currys - Responsive Design
Currys, um e-commerce do Reino Unido que consegue manter os elementos em escala, inclusive a área de publicidade.

 
Tattly - Responsive Design
O site Tattly, trabalha o mercado de nicho de tatuagens temporárias. Utiliza espaço em branco para destacar as tatuagens.

 
Skinny Ties - Responsive Design
Skinny Ties, e-commerce especializado em gravatas, consegue trabalhar com elementos que ficam bons mesmo em tamanhos diferentes.

 

Fontes: Econsultancy.com, Mashable e Arquitetura de Informação

Author

Publicitário pela Universidade Metodista de São Paulo e com pós-graduação em andamento na área de Comunicação Digital pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atua como Consultor da Accenture em gestão de lojas virtuais, planejamento de campanhas de comunicação e promoção, otimizações e análise de desempenho do site.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.