“As pessoas não compram produtos por causa do valor real dos produtos – elas compram produtos porque seu preço corresponde ao valor percebido do produto.”

A psicologia por trás de nossas percepções pode nos indicar alguns fatores, observando tendências, práticas de marketing e atitudes de diferentes gerações, entre outros.

Um dos fatores que influencia a nossa percepção de valor é a exclusividade, muito usada pelo segmento de produtos de luxo. Ao longo da história houve alterações na disponibilidade de alguns produtos, que passaram de muito abundantes a escassos.

Nos Estados Unidos da América, no séc. XVII, a lagosta era servida como alimento de presídio e da criadagem por ser abundante. No séc. XX a sobre pesca transforma a lagosta num alimento escasso e este passa a ser servido a classes superiores, associado a cozinha refinada.

Esta mudança de percepção de valor fez com que o preço aumentasse ao longo dos tempos de $0,24/kg para $17,49/kg.

O preço é um outro fator que influencia a nossa percepção de um produto. Um exemplo estudado é a possibilidade de transformar a percepção sobre um vinho apenas por informar que é mais caro.

Uma vez que o preço influencia positivamente percepções de qualidade e, inversamente, influencia percepções de valor, os vendedores de produtos banais usam história, estória, exclusividade e escassez implícita para mudar nossa Percepção de Valor.

A Vouchercloud criou este infográfico com o intuito de apresentar a psicologia por trás de nossas percepções.

Infográfico Percepção de Valor

Percepção de Valor – Um infográfico pela equipe do Vouchercloud.

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