• Henrique Carbonell
  • por Henrique Carbonell
  • Henrique Carbonell é sócio-fundador da Finanças 360º, empresa especializada em sistema de gestão financeira com conciliação automática de vendas por cartão para o pequeno e médio varejo. www.financas360.com.br

A tecnologia trabalhando a favor da gestão eficiente

26 de março de 2019
Share Button

Ser empresário no Brasil não é tarefa fácil. Uma série de entraves, tanto do ponto de vista trabalhista, como também tributário, sem contar os gargalos de infraestrutura, torna o dia a dia da condução dos negócios uma verdadeira corrida de obstáculos.

Isso é extremamente grave quando mencionamos as empresas varejistas. Só de carga tributária, elas precisam alocar cerca de 27% do seu faturamento.

Com a alta complexidade da legislação vigente, na qual são alteradas 46 normas todos os dias, a equipe contábil e financeira passa a ser um dos segmentos mais estratégicos para a sustentabilidade da companhia.

É nesse quesito que a tecnologia pode ser usada a favor. Embora os desafios do País sejam tremendos, há, por outro lado, um movimento de retomada de confiança que permite uma série de iniciativas dos empresários. Aqui estamos falando, sobretudo, de inovação.

O ecossistema tecnológico disponível hoje permite que os empresários deem passos iniciais em direção à inovação a custos baixos. Muito se discute sobre transformação digital, mas há ainda aqueles que não sabem bem o que isso significa na prática.

Por trás desse conceito, que aparenta muitas vezes um processo complexo de implementação, está na verdade pequenos passos que o empresário pode adotar para aumentar a eficiência do seu negócio.

De acordo com uma pesquisa realizada no início deste ano pela Ancona Consultoria com 150 empresas de médio porte, que atuam em vários segmentos, apenas 32% deles acreditam que suas companhias são eficazes e eficientes. Ainda segundo o levantamento, 89% afirmam que será necessário investir em tecnologia.

Isso demonstra que os gestores compreendem que não é mais possível conduzir os seus negócios sem buscar ferramentas inovadoras e tecnológicas. 

E eficiência passa diretamente por uma boa gestão financeira. O uso de plataformas tecnológicas que automatizem processos e consigam oferecer ao gestor uma visão geral do seu negócio é fundamental, sobretudo na detecção de áreas críticas na operação.

A otimização permite que a empresa consiga reduzir estoques de materiais ou mercadorias excedentes, diminuir os prazos de recebimentos de vendas, além de realizar ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo.

Outro ponto importante acontece na integração da operação com os parceiros de meios de pagamentos, como os bancos ou credenciadoras. Efetuar a chamada conciliação bancária e de cartões é fundamental para evitar perdas financeiras.

Ter a visibilidade com a gestão do recebível impacta diretamente sobre o controle financeiro como um todo. Visualizar o fluxo de recebimentos futuros permite adequar e atender necessidades pontuais de caixa e ainda ter em mãos informações confiáveis parar auxiliar na tomada de decisão.

E isso são algumas das principais ferramentas das quais todo administrador deve ter à sua disposição.

A computação em nuvem trouxe uma verdadeira revolução para aplicar modelos de gestão, uma vez que o baixo custo de implementação permite ao empresário alocar uma pequena parte da receita financeira da operação.

A relação investimento/retorno (conhecido também como ROI) é considerável quando se observa a escala dos processos, tornando mais eficientes e consequentemente trazendo aumento da lucratividade de seus serviços.

Você também vai gostar

Como escolher o modelo de cobrança de plataformas de e-commerce Qual é a melhor forma de investimento para a minha loja virtual? Hoje, principalmente devido a grande variedade de plataformas de e-commerce disponíve...
Cases: Negócios originais invadem o e-commerce Por Cláudio Marques. O e-commerce 'Qual valor?' foi criado para levar a negociação de preços do mundo real para o virtual. “A ferramenta permite ao co...
2015: O ano de arrumar a casa no e-commerce O ano de 2015 pode se tornar um ano marcante para o e-commerce. Desde o nascimento do comércio eletrônico as empresas buscaram acompanhar o cresciment...
Cultura organizacional: a destreza digital no coração da estraté... O termo "Digital Dexterity" (na livre tradução "destreza digital") pode parecer estranho ou novo, mas, na verdade, já foi bastante discutido. Em 2015,...
Áreas de Negócios e Tecnologia devem estar cada vez mais integra... A transformação do negócio em função da evolução tecnológica dos mercados é um movimento inevitável para todas as empresas. Vemos, no entanto, que mui...
CEO aos 22 anos, empreendedor grego-alemão aposta no mercado bra... Em 2012, com apenas 22 anos, o jovem empreendedor grego-alemão Panayotis Nikolaidis já fundava a sua primeira empresa: a Panna Cotta Voucher Group, es...
Montar uma loja virtual grátis vale a pena? Muitas pessoas querem iniciar no comércio eletrônico sem fazer grandes investimentos, primeiro querem ver se esse negócio de internet dá dinheiro, e s...
Naming: como escolher nomes para lojas virtuais Tão difícil quanto começar um negócio é escolher um nome perfeito para ele, não é mesmo? São tantas referências e ideias que ficamos perdidos sobre qu...
Saiba mais sobre campanhas motivacionais para call centers Certamente, fazer uma boa gestão do capital humano é um dos grandes desafios dos líderes de call e contact centers de todo o mercado. Afinal, os colab...
Que diferença faz um treinamento? O que faz dele eficaz? Lembra da CEO Series? Desenvolvida pelo Canal do Empreendedor, alguns executivos com carreira reconhecida dividem suas experiências sobre carreira, li...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>