Você quer vender mais, economizar tempo e fazer a sua empresa crescer, mas não sabe por onde começar? Então este post é pra você. Google Ads para e-commerce é um passo fundamental para entrada no mercado.

Para ter uma loja virtual de sucesso, o primeiro passo é garantir que ela seja visitada pelos seus futuros clientes. Assim, anunciar na internet essencial para fortalecer a sua presença online e aumentar a visibilidade de sua marca, aumentando, é claro, as suas vendas.

E onde seus futuros clientes vão fazer pesquisas sobre produtos e novas tendências? Nos mecanismos de busca! O Google, maior plataforma de buscas do mundo, é quem vai responder as dúvidas e sugerir marcas e produtos para os consumidores que podem comprar de você.

Portanto, você precisa aparecer nos resultados de busca relacionados com os produtos que você vende. Em curto prazo, a melhor estratégia para isso é anunciar no Google Ads.

Neste post, separamos as melhores dicas para aumentar suas vendas utilizando os anúncios pagos do Google. Continue a leitura e confira!

Entenda a importância do Google Ads para e-commerce

Ao iniciar qualquer campanha de marketing você precisa ter em mente, de forma clara e objetiva, qual o objetivo com aquela ação. Antes de anunciar, faça um planejamento estratégico de quanto quer investir, com que intuito e por quanto tempo.

Por isso o Ads é tão vantajoso: independentemente de sua meta, ele poderá lhe ajudar. É que a plataforma permite várias adaptações a fim de personalizar a campanha para a sua marca.

Assim, listamos abaixo as principais vantagens de investir no Google Ads de acordo com o objetivo de sua empresa. Confira!

Divulgue sua loja virtual

Para divulgar ainda mais o seu e-commerce, aproveite para fazer campanhas sazonais em que as pessoas estão ávidas por novidades e propensas a comprar como as datas comemorativas (dia das mães, Natal etc).

Gere tráfego qualificado

Quando você anuncia no Ads, tanto por palavras-chave quanto por tópicos, é possível selecionar qual o tipo de público você quer que visualize o seu anúncio e gerenciar esse mecanismo por online.

O anúncio vai chegar para quem tem o perfil do comprador que você procura.

Atraia novos clientes

Se você escolher as palavras-chave adequadas para o seu produto, ele será apresentado para potenciais compradores que ainda não conhecem o seu e-commerce.

Uma opção que chama muito a atenção nesse sentido é oferecer frete grátis para determinadas regiões. Analise aquelas em que esse mecanismo não lhe trará prejuízos e anuncie essa vantagem para o visitante.

Coloque-se no lugar do comprador: se você compra pela internet, é porque gosta de preço e comodidade. Se a empresa ainda entregar gratuitamente, a chance de fechar negócio aumenta muito.

Impulsione as conversões

Para impulsionar as suas conversões, uma sugestão interessante é focar no anúncio dos produtos de melhor saída de seu e-commerce.

Sabe aquele produto que todo mundo quer comprar de você, que acaba assim que chega e que sempre tem pedidos? Então, use ele como isca para fidelizar os seus clientes.

Após a primeira compra, você já terá o contato do visitante e poderá desenvolver outras estratégias para vender outros produtos de sua loja.

Marketing Digital: O dilema da qualidade versus preço na criação do seu e-commerce

Aplique as melhores práticas de Google Ads para e-commerce

O grande segredo de anunciar no Ads, sem dúvida, é escolher as palavras-chave mais alinhadas com o planejamento de marketing de sua empresa.

São as keywords que vão ditar o sucesso ou o fracasso dos anúncios, o orçamento e todas as demais variações da estratégia de marketing. Por isso, vale a pena gastar o seu tempo escolhendo essas palavras.

Para começar, faça um brainstorm, ou seja, pense em quais palavras ou termos o seu cliente usaria para procurar o produto que você quer anunciar e crie uma lista.

Como encontrar palavras-chave para campanha de Links Patrocinados

A partir da lista, exclua as palavras que forem genéricas ou específicas demais. As primeiras, podem apresentam muita concorrência e as segundas, exigem que o público procure exatamente o seu produto.

Separe as keywords que sobraram por temas como experiência do cliente, especificações técnicas etc. Assim, você saberá qual o tipo de anúncio mais apropriado para cada uma delas.

Procure novas palavras com base naquelas que você já tem. Você pode colocar a palavra que está em sua lista no Google e ver como ele completa, por exemplo.

Quando terminar esse processo, atente-se para os detalhes que trouxemos logo abaixo para prospectar a campanha de seu e-commerce.

Determine um número pequeno de keywords

Nas campanhas do Ads, cada palavra tem um valor diferente e você pagará por cada uma delas individualmente.

A fim de controlar o seu orçamento e obter os melhores resultados para o seu negócio, determine poucas palavras-chave (mantenha um número entre 5 e 10) e que impactem com mais precisão o seu cliente.

Preste atenção na qualidade das palavras-chave

Já dissemos que as palavras não podem ser nem muito genéricas nem muito específicas. Uma boa prática é encontrar um meio-termo com palavras de cauda longa, que são aquelas que trazem o seu produto e uma qualidade ou especificação dele, de maneira mais ampla.

Veja o exemplo:

  • genérica: “roupa”;
  • específica demais: “roupa para festa de casamento à noite na praia”;
  • cauda longa: “roupa para festa de casamento”.

A grande chave para acertar é a relevância da especificação para o seu público.

Produza anúncios criativos e com experiência positiva

Quando você realiza vendas, não está vendendo somente as especificações técnicas do produto. O perfil de quem realiza compras pela internet se relaciona com experiência que o produto pode lhe oferecer.

Ao anunciar é imprescindível que você utilize palavras que remetam à sensação positiva e agradável que o seu produto pode proporcionar ao seu cliente. Pense nisso ao escolher as palavras-chave de seu anúncio e, para tanto, determine uma ou duas palavras que remetam à sensação de bem-estar que o seu produto promete ao usuário.

Essa estratégia vai tornar o seu anúncio único e diferenciá-lo de seus concorrentes. Produza um anúncio que chame a atenção e traga uma mensagem positiva.

Segmente sua campanha

Direcione seus anúncios para o mais próximo que conseguir de seu público-alvo. Além de escolher as palavras que são mais prováveis que eles usem nos mecanismos de busca, aproveite as ferramentas adicionais da plataforma para personalizar ainda mais seus anúncios.

É possível segmentar a localização física dos clientes tanto pela geolocalização quanto pelos dados demográficos do local. Da mesma maneira, você pode selecionar os dias e horários em que seu público está mais ativo na internet.
Esses pequenos detalhes podem ser o diferencial para o sucesso de seu empreendimento.

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para anunciar no Google Ads para e-commerce, que tal começar a investir nessa estratégia e aumentar suas vendas?

Author

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

2 Comments

  1. ótimo artigo ajudou muito, pois já tentei usar o AdWords e não tive sucesso, mas com seu post puder entender melhor algumas coisas que antes não entendia.

  2. Poxa maravilha por isso temos que tomar cuidado com tudo que escutamos por ai, ouvi falar que é preciso ter muitas palavras para anunciar se não não vale a pena, pegava tudo quanto é palavra relacionada e colocava ai nunca teria sucesso mesmo, agora tenho um novo norte com seus posts.Ganhou uma fan do blog.

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