Cresce a cada dia o número de lojas virtuais, porém dessas lojas que iniciam poucas duram mais que seis meses e um número bem menor ainda de lojas consegue realmente lucrar com as vendas online.
Um dos fatores que influencia nessa triste estatística são os déficits de conhecimento dos lojistas. Engana-se muito quem acredita que essa falta de conhecimento seja da parte técnica, a falta conhecimento também acontece na parte de gerir negócios.
As pessoas tem a grande ideia de ganhar dinheiro na internet, mas o que elas nunca param para pensar é: como administrar uma loja virtual? Grande parte das pessoas que entra em contato comigo, chega cheia de ideias, e expectativas, mas nas duas primeiras perguntas que eu faço, já vejo que a loja não tem um futuro muito promissor.

Tempo

A primeira pergunta que eu faço é: quanto tempo você demanda para gerenciar a loja virtual?
Muitas pessoas querem simplesmente deixar os produtos na internet, cadastrados em alguma loja virtual ou marketplace e acham que eles vão se vender sozinhos. Não! Para vender um produto você precisa dedicar tempo, para vender 10 produtos, você precisa dedicar 10 vezes esse tempo.
Mas as pessoas que querem ganhar dinheiro na internet costumam ignorar esse fato, administrar uma loja virtual leva tempo.

Anunciar é preciso

A segunda pergunta que eu faço para quem chega cheio de energia querendo vender é: onde você anuncia? As respostas que eu recebi para essa pergunta merecem até um vídeo no meu canal do Youtube. Algumas pessoas acham que anunciar é um absurdo, então eu ouço coisas do tipo: Não tenho dinheiro para isso.
Vamos recapitular aquela velha história que o Marcio conta toda vez, uma loja na internet é como uma ilha no oceano, se as pessoas não souberem que sua loja existe, e não souberem como chegar até lá, elas nunca vão visitar a sua loja, muito menos fazer pedidos na sua loja virtual.
Ou você acha que todas as ilhas paradisíacas ganham turistas todos os anos se escondendo e esperando os turistas caírem do céu?

Pessoas que já estão preparadas e sabem como administrar uma loja virtual, conseguem ter esse entendimento que antes de tudo é necessário investir tempo para organizar a loja e é necessário anunciar, se fazer ser visto.
Fora todos os outros itens que eu não citei aqui que são necessários para gerenciar uma loja virtual, você encontra muitos outros descritos detalhadamente nos meus outros posts aqui mesmo no Profissional de E-commerce.

Concluindo

Eu também não sei todas as respostas. Todas as coisas que eu aprendi e os ensinamentos que eu compartilho, eu descobri errando, testando, errando, e finalmente acertando. Por isso uma das minhas missões hoje é poupar os lojistas de passar tanto tempo errando quanto eu passei. Eu quero tornar o caminho do sucesso mais fácil, mas isso não quer dizer que eu tenha todas as respostas.
Ao longo de todos esses anos tem duas coisas que eu posso garantir sobre como administrar uma loja virtual, você precisa dedicar tempo e precisa anunciar, mesmo que não sejam os anúncios mais caros e o tempo integral.

Avatar
Author

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Write A Comment