Segundo dados da Global E-commerce Association, o e-commerce da América Latina teve um crescimento de 16,5% em 2017.

Isso tem feito com que muitos varejistas e fornecedores de tecnologia brasileiros analisem a possibilidade de expandir suas operações. Mercados menos maduros que o nosso e com grande potencial de crescimento podem trazer oportunidades inimagináveis de negócio.

A barreira da língua ainda é um fator que impede que muitos bons profissionais do Brasil tenham um bom desempenho fora do país para implementar operações muitas vezes complexas.

Um simples site em duas línguas e um atendimento no idioma da região podem significar um básico bem feito para ampliar o alcance e cobrir uma demanda alta em regiões sem tanta concorrência dependendo do seu nicho de atuação.

A importância da fluência em um idioma para um gestor de e-commerce

Esse cenário favorável não só na America Latina mas também na Europa (que deve crescer em 45% em 2018, segundo a empresa Mastercard), fez com que muitas empresas oferecessem aula em espanhol e aulas em francês para que seus colaboradores e líderes (uma vez que inglês já é um pré requisito no segmento). Vantagens? São muitas:

  • Captação de investidores;
  • Fechamento de parcerias tanto para a estratégia de negócios como para o marketing digital;
  • Entendimento da cultura local – isso potencializa a comunicação, fundamental no marketing digital para conversão;
  • Cadastro de textos orientados para o SEO regional;
  • Entendimento de legislação e tributação local – pode significa a inviabilização de uma operação;
  • Precificação;
  • Conhecimento nos Direitos do Consumidor para o cumprimento de deveres;
  • Excelência no atendimento ao cliente, seja por e-mail, chat, mensagens instantâneas, redes sociais ou telefone;
  • Contratação de fornecedores com boa mão de obra e preço competitivo em relação a concorrentes nacionais.

O potencial de benefícios é interminável pensando tanto em quem não descarta um dia voltar ao mercado de trabalho ou à própria carreira como empreendedor.

Como escolher a melhor forma para aprender idiomas?

Algumas possibilidades podem em um primeiro momento parecer óbvias, porém nem sempre pensamos em oportunidades extremamente viáveis que deixamos passar por nossa estressante rotina.

Afinal, somos pequenos empreendedores, não é mesmo? Quem consegue encaixar na rotina de quem toca toda uma operação de e-commerce um curso de inglês?

Coisas bobas podem fazer a diferença e mudar seu mindset para potencializar e acelerar o aprendizado:

  • Leia artigos e notícias em veículos internacionais: qual tema você gosta de acompanhar? Informações de mercado? Esporte? Tecnologia? Entretenimento? Basta escolher. A internet e a tecnologia de um Google Chrome permite uma tradução automática e uma rápida troca de idiomas para entender mais sobre inglês, espanhol ou qualquer outra língua. Leia em português depois compare os textos;
  • Participe de grupos em redes sociais: conversar com pessoas de lugares diferentes pode ser saudável pessoal e profissionalmente. Procure grupos no Facebook ou LinkedIn e interaja. É perfeito para treinar tudo que você aprender;
  • Assista vídeos no YouTube: a rede social é muito rica em influenciadores e excelentes profissionais que tiram dúvidas sobre idiomas e verdadeiras aulas completas;
  • Procure por profissionais reconhecidos e indicados: suas aulas não precisam ser estritamente presenciais, o Skype, por exemplo, é uma ferramenta que permite uma interação até melhor que uma aula presencial. Tira bastante da barreira da timidez que muitas pessoas enfrentam ao iniciar em um novo idioma.

Não deixe para amanhã. Se você empreende no e-commerce sabe como ninguém que o mundo mudou bastante já há algum tempo. Não temos mais fronteiras com a internet e os negócios. Quem tem iniciativa e competência suficiente para abrir uma loja virtual não deve ter dificuldades em aprender um idioma. Pode ser exatamente o diferencial que você procura para o negócio nos lugares errados.

Essa limitação ou barreira não pode ser você. Aprender será uma experiência incrível e prazerosa, só depende de você.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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