As dicas que você vai ler nas próximas linhas servem para qualquer negócio que tenha presença digital. Digo isso com tanta convicção por um motivo simples: tudo o que vou escrever aqui é para multiplicar o tráfego do seu e-commerce ou blog. Não preciso nem dizer que aumentar o número de visitas é sinônimo de aumentar o número de vendas, certo?

Então vamos lá: confira abaixo os 2 passos que, na minha experiência como produtor de conteúdo web, são fundamentais para turbinar o SEO do seu site.

1º Passo: autoridade para chegar à primeira página

Em um primeiro momento, quando o seu conteúdo (artigo, produto, página) ainda está longe de atingir alguma relevância nos buscadores, a sua preocupação não deve ser atingir os primeiros resultados, mas sim chegar até a primeira página.

Caso você não tenha ideia sobre qual a posição das suas páginas no Google, utilize a ferramenta SerpRobot para descobrir.

Vamos supor que você tenha um e-commerce de calçados masculinos e esteja querendo ranquear uma página para a palavra-chave “sapato masculino mocassim” (atualmente você está na 5ª página do buscador).

Para chegar à primeira página, a palavra de ordem é uma só: autoridade do site. E sabe como você ganha autoridade? Muito simples: ganhando backlinks de outros sites.

A internet é uma grande teia. Se os robôs do Google identificarem vários blogs, portais e e-commerces enviando links para as suas páginas, essa é uma clara evidência de credibilidade. “Esse site deve estar fazendo um bom trabalho, vou classificá-lo acima destes outros”,conclui o algoritmo.

Para conseguir backlinks, você precisa ser criativo. É claro que você pode ficar sentado esperando que outros sites encontrem os seus conteúdos e os referenciem espontaneamente… Mas isso pode demorar muito.

Algumas formas mais eficientes de se fazer isso:

  • Escrever guest posts para outros sites em troca de um link;
  • Contratar assessoria de imprensa que emplaque artigos com backlinks em portais de notícias;
  • Trocar links com amigos que também têm negócios online;
  • Construir PBNs (estratégia black hat).

2º Passo: experiência do usuário para chegar aos primeiros resultados

Depois de ganhar autoridade e finalmente conseguir chegar à primeira página do Google, um novo desafio: ficar entre os 3 melhores resultados. É claro que todos os resultados da primeira página do Google recebem alguns cliques, mas obviamente os 3 primeiros colocados são, de longe, os mais clicados.

Para se ter uma ideia, estar em 5º lugar ou em 2º pode representar uma diferença de milhares de visitas diárias. Ok, mas então como faço para pular do fim ou da metade da primeira página para o top 3? Mais backlinks? Nada disso. Agora é o momento de entender o que o usuário está buscando e apostar todas as suas fichas nisso.

Se você quer ranquear a palavra-chave “sapato masculino mocassim”, a primeira reflexão é: se o cliente buscou por essa palavra, o que ele espera encontrar?  Nesse caso, dá para entender que o usuário está no momento de compra. Ele quer comparar modelos, preços e cores de produtos para, se gostar de algum, fechar a compra.

Portanto, de nada adiantará você criar um artigo em seu blog com o título “Origens do Sapato Masculino Mocassim”, pois nesse caso não é isso que o usuário está procurando.

Agora um exemplo oposto: digamos que você queira ranquear a palavra-chave “melhores jogos para Xbox em 2019”. Nesse caso, o usuário está buscando por um conteúdo mais aprofundado…

O que ele quer é ler uma análise sobre jogos e ouvir a opinião de algum especialista. Se você estiver tentando ranquear o termo “melhores jogos para Xbox em 2019” somente com uma página fria cheia de ofertas de jogos, isso não vai funcionar e você continuará longe do top 3.

Esse termômetro entre expectativa do usuário e o que realmente é entregue pelo seu site está sendo constantemente monitorado por um algoritmo do Google chamado RankBrain.

Se um usuário entra no seu site e clica na seta “voltar” do navegador, o Google entende que você não está entregando o melhor conteúdo possível. Por outro lado, se o mesmo usuário clica no site da concorrência e fica por vários minutos lá, inclusive navegando por outras páginas, o buscador faz questão de colocar esse site cada vez mais pra cima.

Afinal, o objetivo do Google é o mesmo desde o começo do negócio: organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e ÚTEIS.

Um abraço e até a próxima!

Author

Vitor Rodrigues é jornalista por formação, trabalha com criação de conteúdo web desde 2016 e escreve sobre marketing digital no blog Trabalhar na Internet Hoje.

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