Buscar diferentes alternativas para manter os negócios a funcionar é um dos tópicos mais debatidos em 2020. Com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus, nem o mais cético dos gestores poderia imaginar uma conjuntura tão incerta.

Mesmo com a reabertura do comércio, e o relaxamento da quarentena, algumas mudanças talvez sejam definitivas.

Uma delas é o comportamento do consumidor. Com o fechamento temporário de centros comerciais e shopping centers, as pessoas voltaram os hábitos de consumo delas para o e-commerce. Só no Brasil, o setor cresceu 47%, a maior alta em 20 anos.

O segmento de entregas por aplicativos também apresentou resultados acima da expectativa.

Isso mostra quanto os clientes, dentro do chamado “novo normal”, buscam por eficiência e comodidade. Quem também pode se beneficiar desse cenário são os micro e pequenos negócios. Ao pensar neles, o Facebook criou o WhatsApp Business, a versão do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, exclusiva para empreendedores.

Há motivos de sobra para essas pequenas empresas o adotarem quanto antes. Segundo pesquisas, o WhatsApp está em 99% dos smartphones dos brasileiros. De longe, é o app mais baixado por telefones com sistemas iOS e Android.

Com um público tão abrangente, é quase imperativo ter foco em novas estratégias voltadas para esse tipo de consumidor, cada vez conectado as novas tecnologias.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business, à princípio, funciona como a opção encontrada na maioria dos telefones do país. Por outro lado, ele oferece alguns benefícios exclusivos para quem deseja empreender.

Nesta versão, é possível uma empresa criar um perfil profissional, com informações sobre endereço, redes sociais e e-mail.

Para garantir maior autoridade, e também segurança aos clientes, é possível ter uma conta verificada. Com isso, o WhatsApp garante que aquele contato se trata de um negócio real e sem histórico de fraudes.

O WhatsApp Bussiness ainda permite que o empreendedor crie mensagens automáticas para seus clientes. Caso um deles envie uma mensagem fora de expediente, por exemplo, receberá de volta a informação predeterminada pela empresa, como o horário de funcionamento.

Outro benefício relevante é o acesso às estatísticas. A partir desses dados, uma empresa consegue analisar quantas mensagens enviou e recebeu, e também quantas são lidas. É um recurso simples, que pode ser melhor aproveitado ao integrar o WhatsApp Business com uma plataforma de CRM.

No mercado, já existem soluções exclusivas, que possibilita ao negócio visualizar um funil de vendas completo, com a exibição de todas as fases da jornada de compra do cliente.

Mesmo com tantos atrativos, é necessário destacar que o WhatsApp Business pode ser baixado de forma gratuita nas principais lojas de aplicativos.

Para quem é o WhatsApp Business?

A missão do WhatsApp é ajudar as empresas a terem melhores relações com os clientes, sobretudo os pequenos negócios. Por meio dele, esses empreendedores têm a oportunidade de brindar os clientes com um atendimento rápido e de qualidade.

Portanto, se uma pessoa usa apenas esse aplicativo de mensagens para conversar com amigos e familiares, é desnecessário realizar o download de uma versão voltada para o mundo corporativo.

Como funciona o WhatsApp Business?

Se fosse apenas usado para conversar, o desenvolvimento do WhatsApp Business seria algo sem muito sentido. Na realidade, para o bem das empresas, novas formas de fazer negócios por meio desse aplicativo surgem quase todos os meses.

Abaixo, em destaque, estão algumas dessas inovações, que podem fazer toda a diferença para o crescimento de qualquer empreendimento.

O uso de QR codes para atrair clientes

Tempos atrás, para acessar um link por meio de um QR code, era imprescindível utilizar um aplicativo. Para muitos clientes, a execução era trabalhosa, além de ser muito mais fácil visitar um site após encontrá-lo em ferramentas de buscas, como o Google.

Com o avanço da tecnologia, hoje, basta qualquer pessoa apontar a câmera do smartphone para um QR code que, em segundos, ela será encaminhada a um website ou aplicativo. Para os pequenos negócios, isso é uma enorme facilidade.

Agora, com o uso do WhatsApp Business, é exigido apenas que eles apliquem um QR code nas embalagens ou nas peças publicitárias, como um folder básico, para que os clientes tenham acesso imediato a uma conversa com a empresa.

Criação de catálogos no WhatsApp Business

Uma pequena empresa que usa o WhatsApp Business pode apresentar aos seus clientes um catálogo com seus principais produtos. Para os consumidores, é muito mais acessível conhecer a ofertas sem sair do aplicativo. Além disso, eles podem compartilhar com outros contatos os itens que mais gostaram, e até mesmo o catálogo inteiro.

Quem ganha com isso são os empreendedores. Ao mostrarem as novidades pelo WhatsApp Business, eles se posicionam de uma maneira bem mais profissional perante ao público.

Pagamentos via WhatsApp Business

Num futuro próximo, será possível efetuar e receber pagamentos via WhatsApp. Esse recurso esteve disponível por pouco tempo no Brasil. Contudo, no dia 24 de junho de 2020, o Cade e o Banco Central decidiram suspender este novo serviço de transferência.

Analistas do mercado acreditam que essa proibição será temporária, e, em breve, os pequenos negócios já poderão executar transações financeiras sem a necessidade de outro aplicativo.

Para que empresas e clientes utilizem esse método de pagamento, eles precisarão cadastrar seus dados na plataforma Facebook Pay. Nesse caso, o consumidor pode enviar dinheiro ou fazer as compras de maneira gratuita.

Já para os empreendedores, a instituição cobrará uma taxa por processamento, similar ao que acontece com negócios que aceitam cartão de crédito ou cartão de débito, por exemplo.

Author

Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias. Mais sobre WhatsApp CRM.

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