Você já parou para pensar na quantidade de dados pessoais que nós disponibilizamos para sites e portais todos os dias? Nossos e-mails, endereços, preferências e até os nossos gastos já são conhecidos por centenas de sites e lojas, desde que começamos a nossa vida digital. Agora imagine a quantidade de pessoas que, diariamente, fazem as mesmas transações que você? Isso certamente é um fenômeno na Era Digital e que faz os nossos dados crescerem exponencialmente.

Denominado Big Data, esse fenômeno já é bem conhecido na área de tecnologia da informação – mas ainda intriga diversos profissionais sobre o que fazer com tantos dados. Além disso, apesar de os custos de armazenamento estarem diminuindo cada vez mais, existem as dúvidas sobre o que realmente deve ser armazenado e colocado em uso para sua utilização estratégica.

É tendência que estes dados cresçam ainda mais e possibilitem às empresas diversas possibilidades para essas informações, de maneira que fornecem, para os negócios, infinitas oportunidades ao aproveitar estes milhões de bytes que circulam na web.

Tudo isso é fantástico, mas lhe parece um pouco abstrato. Entenda agora como o Big Data pode transformar os seus negócios:

Utilizando o Big Data

A sua loja virtual gera uma quantidade infinita de dados dos clientes. Por isso, é indispensável buscar ferramentas de análise para catalogar dados como:

• Volumes de compra;
• Tíquete médio;
• Sazonalidade de produtos;
• Padrões de comportamento;
• Dentre outros.

Por isso, você precisa buscar esses dados e, principalmente, saber analisá-los para propor ações mais assertivas aos seus clientes.

Algumas dessas ferramentas de análise estão disponíveis gratuitamente na web – como é o caso do Google Analytics, que compila informações de navegação do seu cliente. Da mesma forma, outros sistemas podem ser solicitados através de soluções de TI.

O importante é que você inicie esse armazenamento de dados dos seus clientes, mesmo que de forma simples. Tenha em mente que isso será fundamental para iniciar toda a estratégia e auxiliará na tomada de decisões importantes, principalmente para o aumento da conversão.

Benefícios do Big Data

Através do Big Data você conseguirá:

• Conhecer melhor os seus clientes;
• Trazer novidades ideais para eles, com análise de tendências;
• Identificar o comportamento e, consequentemente, falar com ele no momento certo;
• Oferecer a eles uma melhor experiência de compra através da personalização do atendimento, por exemplo.

Os benefícios são inúmeros! E vão desde observar a saída de um produto em determinada época e em outra não, por exemplo, até rankear os maiores clientes em quantidade de conversão ou tíquete médio.

Tenha em mente que essas são informações importantes, que auxiliam decisões mais assertivas para gerar o remarketing ou mesmo na reformulação da newsletter para que fique mais atrativa a um certo grupo de clientes, por exemplo.

Saia na frente!

Informação é poder. Por isso, se você busca soluções de tratamento e análise dos dados, o destaque diante da concorrência é maior e mais preciso para a tomada de decisões mais estratégicas para o seu negócio virtual.

O Big Data pode transformar seu negócio virtual.

Melhore a experiência de compra em sua loja virtual

É de fundamental importância observar o comportamento do consumidor, assim como da concorrência, para armazenar dados e analisá-los periodicamente.

Contudo, lembre-se que não basta apenas ter os dados, mas é preciso utilizá-los de forma eficiente em favor do seu negócio.

• Capacite sua equipe de vendas com informações qualificadas;
• Ofereça um atendimento personalizado, do tipo “sei quem você é, o que você gosta e o que posso lhe oferecer”;
• Reduza erros de logística;
• Acelere as transações;
• Estabeleça uma comunicação mais assertiva;

Para isso, ofereça experiências diferenciadas – e personalizadas – aos seus clientes.

O que você está esperando para se beneficiar da infinita quantidade de dados à sua disposição? Você só precisa mesmo buscar mais informações e trabalhar na armazenagem desses dados.

Não perca mais tempo tomando decisões sem embasamento. O futuro do cliente está em suas mãos, pois você tem todas as informações necessárias para retê-lo, engajá-lo e convertê-lo (fidelizando-o, finalmente!).

Continue acompanhando as nossas dicas aqui no Blog. E lembre-se de aplicar essas técnicas no seu comércio eletrônico para ter ainda mais sucesso no seu negócio.

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