O desenvolvimento do projeto de um e-commerce é sem dúvida um grande desafio e precisa de muita atenção. Existe o investimento em plataforma, meios de pagamento, segurança. Também é preciso negociar com fornecedores e investir para que sua loja seja acessada pelo maior número de potenciais consumidores possível. Uma das técnicas mais empregada é a otimização das páginas para SEO, que ao lado de SEM, são as mais utilizadas táticas para conseguir que os internautas cheguem até sua loja.
Obviamente, um consumidor vai procurar um determinado serviço ou produto e digitar no buscador o que necessita. Uma lista com links relevantes aparece, e o usuário irá acessar aqueles sites que mais lhe convém (geralmente os três primeiros resultados).
Algumas empresas aparecem primeiro e são, portanto, as mais acessadas. Claro, se você trabalha com e-commerce e/ou marketing digital, isso é mais do mesmo, só abordei o assunto para que outros leitores possam se situar.

Importância do posicionamento para e-commerce e mudanças nos fatores de ranqueamento

Para os e-commerces, como um todo, esse posicionamento em buscadores, sobretudo no Google é a chave para o sucesso. Se o cliente quer comprar sapatos, por exemplo, irá digitar no buscador “loja de sapatos”. Irá aparecer uma lista de lojas do tipo, mas a chance das primeiras serem acessadas é muito maior.
Existem, aproximadamente 200 fatores analisados pelos algoritmos de busca do Google, por exemplo. Dentre os fatores que influenciam nesse ranqueamento dos sites nos motores de busca estão: tempo de registro do domínio, palavras chaves e semelhança com palavras digitadas pelo usuário, sites mais acessados, número de páginas do site, tempo de permanência média, taxa de retorno, hospedagem (alguns servidores são mais acessados que outros), etc. Cada fator destes influencia em um algoritmo que oferece uma possibilidade de ranking dos sites, determinando quem aparece primeiro e quem aparece por último.
Entretanto, o Google anunciou recentemente que irá utilizar o Certificado Digital SSL como um “plus” para que sites com o domínio HTTPS sejam favorecidos, visando dar maior visibilidade àqueles que possuem ambientes mais seguros para os usuários. A ideia é fazer o HTTPS valer algo mais no algoritmo, em busca de uma internet mais segura.
SSL significa Secure Socket Layer, ou o cadeado localizado na barra de navegação. Na prática, e de forma simplificada, quando um usuário acessa um site, utilizando um navegador com todas suas funções de segurança válidas ativas, o navegador solicita ao site o certificado.
É como se uma pessoa fosse entrar na festa e o segurança pedisse a identidade. Se o site tem esse certificado, o navegador acessa normalmente. Se não tem, ele pergunta para o usuário se quer continuar, avisando que o site não ofereceu uma garantia de segurança.
Esse certificado faz com que os dados trocados pelo navegador do usuário e o servidor da hospedagem de site sejam criptografados, sendo quase impossível de serem acessados no “meio do caminho” por hackers, por exemplo (dizemos quase, pois não podemos garantir 100% de nada). Esses dados, de conta, endereço e pessoais, só podem ser acessados com uma chave. Sites que não fornecem certificados SSL não oferecem essa criptografia, fazendo com que os dados naveguem de forma integral e livre na web.
Investir em um certificado digital é muito importante. É um algo a mais para uma empresa de e-commerce. Muitos clientes mais letrados na “arte da internet”, só realizam compras em sites que possuem esses certificados, além de selos que garantem a idoneidade da empresa.
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No entanto, quando o Google realizar uma busca em HTTPS, se o usuário clicar e entrar em site com HTTP simples, esse acesso contará como um acesso direto. Ou seja, os responsáveis pela avaliação de buscas não irão computar esses acessos. Isso poderá prejudicar os resultados do buscador, deixando essas empresas para baixo. Para quem tem HTTPS isso é ótimo.
Portanto, investir em segurança de navegação é positivo por vários aspectos: segurança dos dados, credibilidade com os clientes e, agora, privilégios de busca. Vale a pena investir na segurança e não ter o se projeto de SEO prejudicado.

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Com know-how em diferentes funções dentro da área de comunicação, já passou por diversas empresas, dentre elas a Site Blindado, maior empresa de segurança para e-commerce da América Latina, onde trabalhou com produção de conteúdo e conversão. Atualmente atua com gestão de produção de conteúdo.

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