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  • por Márcio Eugênio
  • É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Como o Storytelling pode ajudar sua loja virtual

14 de maio de 2014
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O ser humano gosta de contar e de ouvir histórias. A publicidade já sacou isso, e utiliza muitos recursos aprendidos no cinema para atrair uma determinada marca. O principal deles é o Storytelling. Mas não fique você pensando que este tipo de ação só pode ser usado por grandes empresas que tenham condições que contratar uma boa agência de publicidade!
Um pequeno empreendimento – tanto do mundo físico quanto no virtual – pode muito bem contar sua história: basta ser criativo e despertar interesse e emoção no receptor da mensagem!

Para poder contar uma história que chame a atenção do consumidor, é preciso criar um personagem principal, que precisa gerar empatia com o público-alvo e fazer com que este se interesse pela história que será contada. A história precisa formar um “arco dramático”, onde primeiramente se apresenta o personagem (seus gostos, sua índole, seus pontos fortes e fracos), depois é criada um conflito para, no fim, obtermos o clímax e o final feliz.
É preciso pensar que o importante é a história a ser contada, e quem é pequeno ou micro empresa tem muita história pra contar. Sabe aquele perrengue ocorrido no começo de montar a empresa, ou aquela característica da sua marca que você considera especial? Tá aí uma história que pode ser contada!

Leia também: Storytelling e Transmídia: afinal, o que é e para que serve?

Não é necessário uma grande produção para contarmos uma história. É possível ver muitos exemplos de storytelling no Twitter e no Facebook. Os perfis do Ponto Frio e da Magazine Luíza podem lhe ajudar como bons exemplos de Storytelling.
Não pense que só porque você não tem o porte de uma big empresa que você está impedido de contar sua história. Seja criativo! Mostre que por trás de um logotipo existem pessoas que trabalharam duro para chegar onde estão. Desperte a emoção do cliente, faça com que ele se sinta parte da sua equipe e dispute para ter a carteirinha número um de fã da empresa.

Veja mais sobre o assunto: Forma vs. Conteúdo – O que fazer para prender a atenção das pessoas?

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