Ter um negócio e ficar fora das redes sociais é difícil agora. Os concorrentes, que trabalham ativamente com usuários do Facebook, Instagram e outras plataformas, estarão sempre à sua frente.

A maioria desses usuários são seus clientes, potenciais e atuais. Envolva-os, comunique-se, reaja – e você tornará a sua marca mais famosa, além de melhorar o desempenho de seu negócio.

Por onde começar? Pense no design da sua uma rede social e em como a tornar uma representação completa de sua empresa.

Por que as empresas precisam das redes sociais?

A audiência das redes sociais em 2019 é de cerca de 3,2 bilhões de usuários em todo o mundo.

O número de usuários é enorme e, portanto, também o potencial de desenvolvimento da sua empresa. O que a mídia social pode oferecer ao seu negócio, se você tiver a abordagem certa?

Controle de reputação

A conta da empresa é seu representante oficial, referido pela mídia e figuras públicas. Nas redes sociais, você poderá publicar informações instantaneamente, respondendo oportunamente a eventos e riscos.

Extensão da cobertura

Em primeiro lugar, trata-se de clientes: o design das redes sociais permite atrair um novo público-alvo, bem como, trabalhar ativamente com os clientes habituais, fiéis à marca. Manter um perfil com qualidade também será algo apreciado por investidores, parceiros e credores.

Opinião

Poder receber um feedback ou opinião é uma qualidade valiosa de tais plataformas porque permitem a comunicação direta entre o usuário e o representante da marca. Respostas a perguntas, avaliações, reações à comentários, comunicação em mensagem pessoal – tudo isso permite que você estabeleça comunicações eficazes.

Aumentar lealdade

Apenas alguns clientes visitam seu site diariamente. Mas a maioria das pessoas gasta muito tempo nas redes sociais todos os dias. Se eles interagirem com a sua marca, ela se tornará mais reconhecível e famosa, e o número de clientes leais só aumentará.

O crescimento do tráfego no site

Publique links em seu perfil para artigos e páginas de produtos do site. Essa é a forma de aumentar o tráfego e, portanto, fortalecer a sua posição na busca orgânica do Google.

Como trabalhar o design de uma página comercial em uma rede social

Vamos pensar em como fazer o design adequadamente uma rede social. Existem algumas regras universais que são relevantes para qualquer site.

Nas primeiras etapas, após cadastrar a página da empresa, concentre-se no seguinte checklist:

  • todos os elementos visuais da conta devem corresponder ao manual de marca – o código de etiqueta oficial da marca que contém as regras de uso e os padrões do estilo visual corporativo da sua empresa.Se você ainda não tiver um manual de marca, será necessário preparar com antecedência pelo menos alguns dos principais elementos que serão necessários: logotipo, cores corporativas, slogan e tipo de fonte;
  • imagens preparadas para fotos de perfil e capas (para Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin). A decisão clássica e mais assertiva será colocar o logotipo da marca como foto do perfil.Além disso, também apresentar sua Proposta Única de Venda (USP), slogan do produto ou empresa na capa;
    Samsung nas redes sociais
  • modelos de design para as publicações. O design de marca das redes sociais é a base para seu maior reconhecimento.É necessário definir com antecedência um estilo unificado: da foto do perfil aos  modelos para as postagens. Você pode fazer isso rapidamente. Utilizando o serviço do Logaster, será possível gerar diversas opções de logotipo e, em seguida, baixar as imagens prontas para as fotos de perfil, capas, marcas d’água, etc.;
  • fotos e imagens no tamanho certo para atender aos requisitos da rede social. Cada plataforma tem seus próprios padrões e nós precisamos segui-los. Você não pode postar em qualquer lugar a mesma imagem sem uma preparação adequada;
  • você precisa ter conteúdos prontos para uma ou duas semanas de antecedência. Com certeza, você não poderá deixar pronta as publicações urgentes com antecedência. No entanto, é possível deixar preparado alguns conteúdos de entretenimento, de informação, etc.Criar previamente as postagens, selecionando o conteúdo da publicação cuidadosamente, fará diminuir as chances de erros.

Página comercial do Instagram: dicas de design

Considere as regras para o design de perfis comerciais nas redes sociais e comece pelo Instagram. O estilo geral das postagens é de primordial importância nesta rede social.

O perfil parecerá algo inteiro se você organizar as publicações em uma ordem específica. Aqui estão algumas opções clássicas:

  • ordem do xadrez: criar postagens em dois estilos ou cores especiais e alterná-los, como em um tabuleiro de xadrez;
  • em uma linha, vertical ou horizontalmente: a localização do mesmo tipo de conteúdo ou imagens no mesmo estilo em uma linha.
    Glitery no Instagram

Uma coisa importante: os especialistas em marcas precisam escolher 2 ou 3 cores-chave (ou usar o esquema de cores corporativo como base) e usá-las ao preparar as imagens. O mesmo se aplica aos filtros: é melhor processar as fotos sempre com as mesmas ferramentas.

É importante conseguir um estilo de postagem no Instagram unificado. Isso dependerá da marca, do seu produto e das expectativas do público. As recomendações padrão são: use ângulos repetitivos, adicione um elemento especial da empresa a cada foto, faça algumas postagens na forma de fotos.

Design de perfil comercial no Facebook: 5 dicas essenciais

Siga estas regras ao projetar uma página com a sua marca na rede social do Facebook:

Capa detalhada de alta qualidade

Deve estar em harmonia com a foto do perfil, condizente com o estilo e cor corporativa, e também conter informações importantes para o público. O texto e outros dados devem ser colocados no centro, pois os tamanhos das capas nas telas de desktops e celulares são diferentes.

Uma foto de perfil fácil de lembrar

Uma empresa deve colocar o seu logotipo, enquanto um especialista ou blogueiro pode usar seu retrato como imagem de perfil. Usar um fundo neutro e evitar detalhes pequenos e palavras longas são coisas fundamentais.

Seção “Informações”

O usuário interessado em sua página com certeza irá ler esta seção. Escreva um texto curto, porém informativo, evitando frases comuns como “equipe profissional” ou “líderes de mercado”.

Botão de chamada à ação

Será colocado sob a capa e, ao ser clicado, levará à página associada a ele ou ativará a função desejada. Existem botões que podem ser configurados para levarem o usuário para a sua loja online, ou para informar seus contatos e até mesmo para pesquisar a localização do seus escritório no mapa.

Conteúdo visual

Recomenda-se que as postagens do Facebook sejam complementadas com infográficos, fotos, imagens e vídeos. Todas as publicações devem ser feitas no mesmo estilo, e uma marca d’água deve ser adicionada às imagens. Para este último caso, use seu logotipo com um fundo transparente e o aplique sob a imagem.
Blunt Umbrellas

Como criar uma página comercial no LinkedIn

Um perfil de negócios no LinkedIn pode ser criado através de uma conta de usuário existente, com contatos reais, criada a mais de 1 semana e com uma eficiência acima da média.

O design da rede social é conciso: basta fazer o upload das imagens da sua foto de perfil e de capa. Os requisitos de design são os mesmos do Facebook. Você também precisa fazer uma breve descrição da página.

HP no LinkedIn

Esta rede social valoriza conteúdos úteis e únicos. As publicações podem e devem ser marcadas: em um estilo especial, com design visual corporativo. Infográficos são bem-vindos.

Recomenda-se alternar o conteúdo entre promoção de produtos e serviços da marca, e postagens cognitivas adicionando imagens e vídeos com os símbolos da sua marca.

5 princípios modernos de design de contas em redes sociais

O design das redes sociais pode agora estar de acordo com várias recomendações universais. Elas são adequadas para diferentes áreas de negócios e diferentes plataformas de mídia.

Objetivos claros

Você precisa se cadastrar e manter atualizar uma página comercial, percebendo o que ela trará para a empresa. Simplificando, deve haver um objetivo e uma estratégia por trás da criação.

A meta deve ser clara, alcançável e mensurável. Por exemplo: “aumentar a cobertura de clientes em 10% em seis meses.”

Abordagem única

A página da marca deve parecer algo inteiro e completo: diz respeito à parte visual e textual do conteúdo.

As publicações devem estar em harmonia com a foto do perfil. Imagens e vídeos devem corresponder ao estilo corporativo.

Conteúdo valioso

Você pode só publicar coisas do tipo “nós somos a melhor empresa”, mas quem se importará com isso? O plano de conteúdo deve conter publicações informativas, publicitárias e de entretenimento.

O conteúdo e o estilo das postagens podem ser determinados estudando seu público: interesses, necessidades, situação financeira e outros fatores das pessoas.

Tudo de acordo com um plano

Manter um perfil de negócios é um trabalho que deve ser bem organizado e que faz parte da estratégia geral de marketing da empresa.

No plano de conteúdo, é melhor planejar as publicações com uma semana, um mês ou até mesmo seis meses de antecedência.

Qualidade excepcional

“Bom dia, seguidores” – essas e outras postagens semelhantes “sobre nada” não atraem o público. São cerca de 200 mil novos posts publicados nas redes sociais a cada minuto.

Tente fazer com que seu conteúdo seja útil e capaz de evocar emoções. Então você receberá a resposta esperada.

Conclusão

Você precisa projetar e manter uma página de negócios tão propositalmente quanto organiza campanhas de marketing ou trabalha para atingir seus objetivos de negócios.

Planeje as suas ações, ofereça soluções de qualidade e foque no público, para que você possa ter resultados positivos.

Author

Dmytro Leiba é Content Manager na Logaster, um dos desenvolvedores líderes de software de design de logotipos online. O serviço oferece a pequenas e médias empresas ao redor de todo o mundo infinitas possibilidades em criação de logos, identidade visual, bem como desenvolvimento de materiais para a marca.

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