Ter um negócio e ficar fora das redes sociais é difícil agora. Os concorrentes, que trabalham ativamente com usuários do Facebook, Instagram e outras plataformas, estarão sempre à sua frente.

A maioria desses usuários são seus clientes, potenciais e atuais. Envolva-os, comunique-se, reaja – e você tornará a sua marca mais famosa, além de melhorar o desempenho de seu negócio.

Por onde começar? Pense no design da sua uma rede social e em como a tornar uma representação completa de sua empresa.

Por que as empresas precisam das redes sociais?

A audiência das redes sociais em 2019 é de cerca de 3,2 bilhões de usuários em todo o mundo.

O número de usuários é enorme e, portanto, também o potencial de desenvolvimento da sua empresa. O que a mídia social pode oferecer ao seu negócio, se você tiver a abordagem certa?

Controle de reputação

A conta da empresa é seu representante oficial, referido pela mídia e figuras públicas. Nas redes sociais, você poderá publicar informações instantaneamente, respondendo oportunamente a eventos e riscos.

Extensão da cobertura

Em primeiro lugar, trata-se de clientes: o design das redes sociais permite atrair um novo público-alvo, bem como, trabalhar ativamente com os clientes habituais, fiéis à marca. Manter um perfil com qualidade também será algo apreciado por investidores, parceiros e credores.

Opinião

Poder receber um feedback ou opinião é uma qualidade valiosa de tais plataformas porque permitem a comunicação direta entre o usuário e o representante da marca. Respostas a perguntas, avaliações, reações à comentários, comunicação em mensagem pessoal – tudo isso permite que você estabeleça comunicações eficazes.

Aumentar lealdade

Apenas alguns clientes visitam seu site diariamente. Mas a maioria das pessoas gasta muito tempo nas redes sociais todos os dias. Se eles interagirem com a sua marca, ela se tornará mais reconhecível e famosa, e o número de clientes leais só aumentará.

O crescimento do tráfego no site

Publique links em seu perfil para artigos e páginas de produtos do site. Essa é a forma de aumentar o tráfego e, portanto, fortalecer a sua posição na busca orgânica do Google.

Como trabalhar o design de uma página comercial em uma rede social

Vamos pensar em como fazer o design adequadamente uma rede social. Existem algumas regras universais que são relevantes para qualquer site.

Nas primeiras etapas, após cadastrar a página da empresa, concentre-se no seguinte checklist:

  • todos os elementos visuais da conta devem corresponder ao manual de marca – o código de etiqueta oficial da marca que contém as regras de uso e os padrões do estilo visual corporativo da sua empresa.Se você ainda não tiver um manual de marca, será necessário preparar com antecedência pelo menos alguns dos principais elementos que serão necessários: logotipo, cores corporativas, slogan e tipo de fonte;
  • imagens preparadas para fotos de perfil e capas (para Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin). A decisão clássica e mais assertiva será colocar o logotipo da marca como foto do perfil.Além disso, também apresentar sua Proposta Única de Venda (USP), slogan do produto ou empresa na capa;
    Samsung nas redes sociais
  • modelos de design para as publicações. O design de marca das redes sociais é a base para seu maior reconhecimento.É necessário definir com antecedência um estilo unificado: da foto do perfil aos  modelos para as postagens. Você pode fazer isso rapidamente. Utilizando o serviço do Logaster, será possível gerar diversas opções de logotipo e, em seguida, baixar as imagens prontas para as fotos de perfil, capas, marcas d’água, etc.;
  • fotos e imagens no tamanho certo para atender aos requisitos da rede social. Cada plataforma tem seus próprios padrões e nós precisamos segui-los. Você não pode postar em qualquer lugar a mesma imagem sem uma preparação adequada;
  • você precisa ter conteúdos prontos para uma ou duas semanas de antecedência. Com certeza, você não poderá deixar pronta as publicações urgentes com antecedência. No entanto, é possível deixar preparado alguns conteúdos de entretenimento, de informação, etc.Criar previamente as postagens, selecionando o conteúdo da publicação cuidadosamente, fará diminuir as chances de erros.

Página comercial do Instagram: dicas de design

Considere as regras para o design de perfis comerciais nas redes sociais e comece pelo Instagram. O estilo geral das postagens é de primordial importância nesta rede social.

O perfil parecerá algo inteiro se você organizar as publicações em uma ordem específica. Aqui estão algumas opções clássicas:

  • ordem do xadrez: criar postagens em dois estilos ou cores especiais e alterná-los, como em um tabuleiro de xadrez;
  • em uma linha, vertical ou horizontalmente: a localização do mesmo tipo de conteúdo ou imagens no mesmo estilo em uma linha.
    Glitery no Instagram

Uma coisa importante: os especialistas em marcas precisam escolher 2 ou 3 cores-chave (ou usar o esquema de cores corporativo como base) e usá-las ao preparar as imagens. O mesmo se aplica aos filtros: é melhor processar as fotos sempre com as mesmas ferramentas.

É importante conseguir um estilo de postagem no Instagram unificado. Isso dependerá da marca, do seu produto e das expectativas do público. As recomendações padrão são: use ângulos repetitivos, adicione um elemento especial da empresa a cada foto, faça algumas postagens na forma de fotos.

Design de perfil comercial no Facebook: 5 dicas essenciais

Siga estas regras ao projetar uma página com a sua marca na rede social do Facebook:

Capa detalhada de alta qualidade

Deve estar em harmonia com a foto do perfil, condizente com o estilo e cor corporativa, e também conter informações importantes para o público. O texto e outros dados devem ser colocados no centro, pois os tamanhos das capas nas telas de desktops e celulares são diferentes.

Uma foto de perfil fácil de lembrar

Uma empresa deve colocar o seu logotipo, enquanto um especialista ou blogueiro pode usar seu retrato como imagem de perfil. Usar um fundo neutro e evitar detalhes pequenos e palavras longas são coisas fundamentais.

Seção “Informações”

O usuário interessado em sua página com certeza irá ler esta seção. Escreva um texto curto, porém informativo, evitando frases comuns como “equipe profissional” ou “líderes de mercado”.

Botão de chamada à ação

Será colocado sob a capa e, ao ser clicado, levará à página associada a ele ou ativará a função desejada. Existem botões que podem ser configurados para levarem o usuário para a sua loja online, ou para informar seus contatos e até mesmo para pesquisar a localização do seus escritório no mapa.

Conteúdo visual

Recomenda-se que as postagens do Facebook sejam complementadas com infográficos, fotos, imagens e vídeos. Todas as publicações devem ser feitas no mesmo estilo, e uma marca d’água deve ser adicionada às imagens. Para este último caso, use seu logotipo com um fundo transparente e o aplique sob a imagem.
Blunt Umbrellas

Como criar uma página comercial no LinkedIn

Um perfil de negócios no LinkedIn pode ser criado através de uma conta de usuário existente, com contatos reais, criada a mais de 1 semana e com uma eficiência acima da média.

O design da rede social é conciso: basta fazer o upload das imagens da sua foto de perfil e de capa. Os requisitos de design são os mesmos do Facebook. Você também precisa fazer uma breve descrição da página.

HP no LinkedIn

Esta rede social valoriza conteúdos úteis e únicos. As publicações podem e devem ser marcadas: em um estilo especial, com design visual corporativo. Infográficos são bem-vindos.

Recomenda-se alternar o conteúdo entre promoção de produtos e serviços da marca, e postagens cognitivas adicionando imagens e vídeos com os símbolos da sua marca.

5 princípios modernos de design de contas em redes sociais

O design das redes sociais pode agora estar de acordo com várias recomendações universais. Elas são adequadas para diferentes áreas de negócios e diferentes plataformas de mídia.

Objetivos claros

Você precisa se cadastrar e manter atualizar uma página comercial, percebendo o que ela trará para a empresa. Simplificando, deve haver um objetivo e uma estratégia por trás da criação.

A meta deve ser clara, alcançável e mensurável. Por exemplo: “aumentar a cobertura de clientes em 10% em seis meses.”

Abordagem única

A página da marca deve parecer algo inteiro e completo: diz respeito à parte visual e textual do conteúdo.

As publicações devem estar em harmonia com a foto do perfil. Imagens e vídeos devem corresponder ao estilo corporativo.

Conteúdo valioso

Você pode só publicar coisas do tipo “nós somos a melhor empresa”, mas quem se importará com isso? O plano de conteúdo deve conter publicações informativas, publicitárias e de entretenimento.

O conteúdo e o estilo das postagens podem ser determinados estudando seu público: interesses, necessidades, situação financeira e outros fatores das pessoas.

Tudo de acordo com um plano

Manter um perfil de negócios é um trabalho que deve ser bem organizado e que faz parte da estratégia geral de marketing da empresa.

No plano de conteúdo, é melhor planejar as publicações com uma semana, um mês ou até mesmo seis meses de antecedência.

Qualidade excepcional

“Bom dia, seguidores” – essas e outras postagens semelhantes “sobre nada” não atraem o público. São cerca de 200 mil novos posts publicados nas redes sociais a cada minuto.

Tente fazer com que seu conteúdo seja útil e capaz de evocar emoções. Então você receberá a resposta esperada.

Conclusão

Você precisa projetar e manter uma página de negócios tão propositalmente quanto organiza campanhas de marketing ou trabalha para atingir seus objetivos de negócios.

Planeje as suas ações, ofereça soluções de qualidade e foque no público, para que você possa ter resultados positivos.

Author

Dmytro Leiba é Content Manager na Logaster, um dos desenvolvedores líderes de software de design de logotipos online. O serviço oferece a pequenas e médias empresas ao redor de todo o mundo infinitas possibilidades em criação de logos, identidade visual, bem como desenvolvimento de materiais para a marca.

1 Comment

  1. Oi, Dmytro
    Parabéns pelo conteúdo. Abordou todos os tópicos importantes.
    Adorei cada dica, são todas essenciais para quem deseja ter sucesso nas redes sociais.
    Obrigada por compartilhar.
    Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

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