Nesta nova era digital, os vídeos de produtos de comércio eletrônico começaram a subir na crista da popularidade, trazendo uma quantidade impressionante de lucro para os profissionais de marketing de E-commerce.

Vídeos de produtos são essenciais. Eles mantêm os visitantes da sua página informados, ajudam a responder as perguntas comuns dos clientes e influenciam positivamente a experiência do consumidor.

Com telefones celulares em todas as mãos, donos de lojas virtuais têm procurado diferentes maneiras atraentes de alcançar sua base de clientes em potencial. Para causar uma forte impressão, não há nada como imagens em movimento com som para promover uma marca ou produto.
Se você deseja impulsionar as vendas no seu E-commerce pode apostar que o vídeo está mudando o cenário do comércio eletrônico. Portanto, vamos às dicas de edição de vídeo que vão alavancar as suas vendas de uma vez por todas.

Dicas de edição de vídeo para impulsionar vendas

1 – Conheça a sua audiência e use tags

Em qualquer negócio, essa é a dica fundamental para ganhar a confiança do cliente. A menos que você conheça a sua audiência e garanta que seu produto seja o que interessa, a afinidade do público não será alta.

Vídeos evocam emoções, geram confiança para acreditar no produto. Para fazer os consumidores comprarem online, os vídeos desempenham um papel vital. Mas, é necessário atrair o público alvo. Use tags nos vídeos, elas ajudam os espectadores que gostam de determinado assunto a encontrarem seu conteúdo.

Por exemplo, se você tem uma loja de tênis pode usar tags como relacionadas a assuntos de esportes, melhor tênis para corrida, melhor tênis com amortecimento, etc.

2 – Adapte o formato do seu vídeo para celulares

O Google afirma que os usuários de smartphones permanecem 1,4 vezes mais conectados do que os usuários de computadores para conteúdo de vídeo ou anúncios exibidos em seus celulares. Portanto, não há dúvidas de que oferecer melhores conteúdos de vídeo para smartphones levaria as coisas a um nível mais alto.

A plataforma de negócios e dados Statista aponta que mais de 2,14 bilhões de pessoas em todo o mundo comprarão bens e serviços online em 2021. Se você quer abocanhar uma parcela desses compradores, criar vídeos em diferentes formatos para dispositivos móveis é essencial. Os vídeos na vertical são ótimas escolhas.

3 – Mantenha o vídeo curto

Mantenha seus vídeos comerciais curtos. Vídeos muito longos não prendem o interesse das pessoas. Apesar de não existir regra sobre a duração do vídeo (já que isso depende do público-alvo), vídeos de campanhas comerciais costumam ter de 90 segundos a 3 minutos.

e você pretende usar seu vídeo no Instagram, precisa reduzir a mensagem para menos de 1 minuto, que é a duração máxima permitida pela rede social. No estágio de edição, você deve cortar qualquer excesso de filmagem, sempre que possível. Um anúncio simples e aerodinâmico é o que atrai a atenção de um cliente potencial.

4 – Abuse dos efeitos para se concentrar nas emoções

Vídeos de marketing devem ter como missão mostrar a felicidade que a compra de um produto pode trazer. Escolha os efeitos adequados que permitam os potenciais clientes a ver claramente todos os detalhes do produto vendido.
Por exemplo: um efeito de câmera lenta pode ser usado para introduzir gradualmente o prato principal de um restaurante. Se associados com sons de mordidas ou crocância aumentam ainda mais o apelo visual dos alimentos e deixam as pessoas com água na boca de uma forma impressionante.

5 – Inclua filmagens de arquivo

A maioria dos editores de vídeo permitem o acesso a imagens prontas de alta resolução. Desde filmagens de drones ou clipes em câmera lenta, é possível criar um vídeo mais atraente misturando as filmagens certas junto com o seu produto ou marca.

Caso não queira incluir filmagens prontas, você pode usar seus próprios clipes ou fotos e, com os recursos corretos, adicione alguma correção e gradação de cores. Isso fará com que as sessões de fotos e filmagens pareçam mais cinematográficas e profissionais.

6 – Use uma mensagem clara

O texto é o ponto focal em muitos vídeos. Em vídeos que trazem alguma promoção específica, por exemplo, o texto deve ser grande, em negrito e exibir claramente a mensagem da oferta.

Há informações importantes que precisam ser exibidas, por isso é fundamental que o tempo seja cronometrado de forma inteligente para que o texto possa ser lido facilmente. Outra dica é usar a imagem do produto em um fundo escuro, que ajuda a contrastar o texto com o resto do vídeo.

7 – Aposte na interação com o cliente

Os vídeos são um dos formatos de marketing mais interativos do momento. Para deixá-los menos impessoais é possível usar um ator real para explicar detalhes dos produtos ou promoções.
Inclusive, não é necessário contratar ninguém. Com diversos editores de vídeo você pode se auto filmar, ou filmar um amigo em uma tela verde, para depois misturar suas gravações junto com a imagem do produto.

Editores de vídeo que podem ajudá-lo com marketing

Existem muitos exemplos de programas de edição de vídeo que podem ajudá-lo em seu marketing e aumentar as vendas. Alguns precisam de instalação no computador, já outros podem ser usados online rapidamente sem necessidade de download.
Editores de vídeo para PC

Movavi Editor de vídeo: versões para Windows e Mac , baixe o programa gratuitamente

Final Cut: alto desempenho com áudio, animação gráfica e gradação de cores

Techsmith Camtasia: grave a sua tela ou edite seus vídeos de forma descomplicada

Vegas Pro: produção de vídeo excepcionalmente rápida e eficiente

Da Vince Resolve: versão gratuita com recursos profissionais e se destaca com um dos melhores editores na área de ajuste de cor e pós produção em geral.

Editores de vídeo online

Animaker: crie vídeos de animação sem experiência profissional

Wevideo: torne a sua história memorável com centenas de recursos

Magisto: junte-se à revolução dos editores de vídeo com esse programa inteligente

Criar a experiência perfeita para o cliente é o objetivo final de todo dono de comércio eletrônico. Para tornar a navegação em seu site suave e intuitiva é preciso imergir os visitantes na experiência, assim como quando visitam sua loja física, mas, com todo o conforto e comodidade que as compras online têm a oferecer.
Um vídeo sofisticado tem uma chance muito maior de se conectar e envolver sua audiência. Abuse das dicas desse artigo e edite vídeos como um verdadeiro profissional.

Author

Feliciano Telica é especialista em Auditorias de SEO, Análise de palavras-chave, Análise de Concorrentes, SEO on-Site, Linkbuilder, Redator de blogs, SEM / Adwords e SMM.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.