• José Abuchaem
  • por José Abuchaem
  • José Abuchaem é co-fundador e diretor de Marketing da Nuvem Shop. Antes de atuar na área de Marketing, atuou no setor financeiro da empresa. Nele criou a estrutura de faturamento, gerando Notas Fiscais eletrônicas (NFe) automatizadas internamente sem softwares de ERP ou faturamento. No dia-a-dia, procura focar na aquisição de clientes através de diversos canais, mostrando a filosofia Nuvem Shop para o mundo.

O panorama do E-commerce no Brasil. O que vem à frente?

29 de fevereiro de 2016
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Que o comércio eletrônico é a melhor ferramenta para desenvolver empreendimentos, é uma verdade que esta a altura do século XXI, poucos se atreveriam a duvidar. Basta considerar que, com uma plataforma tecnológica de qualquer formato, é possível chegar a uma audiência massiva e sem fronteiras.
Flexibilidade, autonomia, redução de custos para implementação e manutenção, ao contrário dos espaços físicos, são pilares deste fenômeno econômico que cresce cada vez mais em todo o mundo, em especial na América Latina.
A área educacional da plataforma de e-commerce Nuvem Shop utilizou dados de pesquisas e outros provenientes da própria experiência com o mercado para elaborar um Reporte Anual de Comércio Eletrônico, que destaca claramente o aumento da atividade:
Ainda que pareça estranho, assim como a internet já teve seu momento chave na história, o e-commerce também teve seu marco de fundação: a venda de um CD através do NetMarket em 1994. Mas em 1995 foram Amazon e eBay os que se consagraram na atividade, até se converterem nas multinacionais que são hoje.
Estima-se que nessa época, e por um período de dois anos, foram geradas transações comerciais na soma de 7,2 milhões de dólares. Este foi o primeiro grande impulso para tornar cotidianas as transações online.
Segundo as consultorias Social Time e Selx, atualmente 61% dos internautas buscam produtos online e 80% já realizou compras.

Info_Segmentos de consumo

Estas cifras confirmam o imenso potencial e valor do e-commerce para a atividade econômica.
O panorama mundial é contundente e o Brasil se encontra no top 10 dos países com maior volume de faturamento no e-commerce. Para 2016, a última previsão da E-bit é de 44,6 bilhões de reais. São 8% de crescimento previstos para este ano.

Falemos de m-commerce

A perspectiva se amplifica ainda mais quando se analisa o consumo mobile. Os usuários de mobile, segundo a Comscore, passaram de 400 milhões em 2007 para 1,75 bilhão em 2015.

Info_Dispositivos mobile

O crescimento mobile ocorreu oito vezes mais rápido que o da internet nos anos 90.  Portanto, é fundamental para as companhias, investirem em estratégias totalmente mobile friendly.
Este panorama deixa claro a grande oportunidade que representa o e-commerce e o m-commerce para os empreendedores do Brasil. É evidente que a importância para a economia nacional é cada vez maior.
Os pilares do crescimento do e-commerce são a inovação tecnológica, a ampla penetração da internet no mundo e as novas gerações de usuários.

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Um comentário sobre “O panorama do E-commerce no Brasil. O que vem à frente?”

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    Olá José. Hoje, solução mobile é realmente uma tendência para todos e uma necessidade para muitos, e-Commerce já é uma necessidade para todos (inclusive para indústria). Abraços!

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