Paixão por certas referências e poder de consumo são características que definem o público Geek. Eles discutem, acompanham e consomem tudo que envolve esse nicho de mercado.

Estima-se que no mundo todo é movimentado mais de R$ 138 bilhões neste setor. Não é à toa que esses consumidores ganharam um dia exclusivo, o Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio.

Temas como Star Wars, Marvel, DC Comics, Pókemon, alguns filmes da década de 80, cultura pop, entre outros, estão estampados nos mais variados produtos vendidos, online ou em lojas físicas.

Por esse motivo, quem se identifica com esse perfil e iniciar um negócio dentro desse segmento, tem grandes chances de obter sucesso. Ou seja, além de ter perfil empreendedor e saber gerir seu próprio negócio, é necessário entender desse público.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou que o mercado de franquias cresceu 7% em 2018, somando R$160 milhões. Neste ano, o mercado deve crescer de 8% a 10% em faturamento na comparação com o ano anterior. Uma previsão de aumento de 5% no que diz respeito a empregos.

As franquias são alternativas comuns no mercado geek e o diferencial de cada uma é o mix de produtos e ofertas oferecidos.

Por isso, preparamos uma lista com seis franquias do setor que podem te ajudar a crescer no mundo dos negócios:

1 – Piticas Moda Criativa

Piticas, é uma das maiores empresas de vestuário do Brasil, especializada na cultura pop e geek. Hoje, é um verdadeiro império dentro do mercado de franquias, com mais de 300 lojas e quiosques no país.

Conta com mais de 60 marcas licenciadas em seu portfólio, incluindo as maiores marcas do mundo: Disney, Warner, Fox, Netflix. O objetivo da empresa é atender não apenas o público geek, mas todos os brasileiros que, de alguma forma, consomem os personagens. É uma empresa 100% nacional, e tem absoluto controle de todos os processos, desde a produção dos tecidos, até a administração das franquias.

Modelo de negócios: loja e quiosque
Investimento inicial: R$ 160 mil para o quiosque e R$ 200 mil para a loja
Faturamento médio: R$ 40 mil a R$ 80 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Taxa de franquia: R$ 70 mil
Capital de giro: R$ 10 mil
Royalties: Incluso no valor do produto
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento bruto: Média (R$40 mil Quiosque) – (R$70 mil Loja).
Lucro líquido: 10-20%

2 – Imaginarium

Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma marca de presentes criativos e inovadores, além de antecipar conceitos e tendências em eletrônicos e utilitários. Atualmente possuem 186 operações exclusivas: 192 lojas, 12 quiosques e 650 pontos multimarcas em todos o Brasil.

Modelo de negócios: loja e quiosque
Investimento inicial:a partir de R$ 70 mil
Prazo de retorno:6 a 40 meses
Taxa de franquia: não informado
Royalties: não informado

3 – Crazy4Cups

Crazy4Cups é uma rede que trabalha com a comercialização de canecas, copos e garrafas com foco em personagens da cultura pop e geek. O mix inclui produtos com temas de super heróis, personagens da Disney, desenho animado, entre outros. São mais de 2,5 mil produtos e cerca de 500 lançamentos todos os anos.

Modelo de negócios: quiosque
Investimento inicial: R$ 88 mil
Faturamento médio:R$ 35 mil a R$ 60 mil
Prazo de retorno:24 meses
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties:17% sobre as compras

4 – UZ Games

UZ Games, que vem crescendo a passos largos, foi fundada em 1984, e em 2008 resolveu expandir o negócio por meio de redes de franquias. Atua no mercado varejista de games e entretenimento.

Investimento total: R$ 95 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: não informado
Faturamento médio: R$ 150 mil
Prazo de retorno: 24 meses

5 – Uva e Verde

Uva e Verde é uma franquia já conhecida no país com suas soluções em presentes criativos e decoração. É uma grande marca distribuída em lojas de shopping e + de 2.500 pontos multimarcas pelo país através de unidades franqueadas. Seu faturamento em vendas passa da casa dos quinze milhões de reais, mais seis milhões de reais em compras do mercado de presente por ano.

Modelo de negócios: lojas e micro franquias
Investimento inicial: R$ 75 mil a R$ 257 mil (lojas) / R$ 7 mil a R$ 10 mil (micro franquias)
Capital de giro:R$ 15 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: não informado

6 – Lends Club Tabuleiria

Lends Club Tabuleiria é uma rede de bar & café com jogos de tabuleiros. Pioneira no Sul do Brasil e a primeira franquia do ramo, ela leva diversão inteligente a centenas de pessoas mensalmente.

Além da loja física, o franqueado Lends Club também presta os mais diversos serviços utilizando os jogos como ferramenta de gameficação a treinamento de professores.

Investimento total: R$ 108 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio: R$ 25 mil
Prazo de retorno: 28 meses

Fique por dentro de todos os números do mercado de varejo online brasileiro:

Os números do mercado de E-commerce

Veja também – Como identificar produtos em alta para vender pela Internet

Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.