Agora você pode criar relatórios de comércio eletrônico personalizados ou editar relatórios de comércio eletrônico padrão usando essas novas dimensões e métricas do Google Analytics 4.

O Google Analytics 4 adicionou dezenas de novas dimensões e métricas que devem ajudar os profissionais de marketing nas datas sazonais de fim de ano.

As novas capacidades foram lançadas como parte da última atualização do GA4, que viu novas dimensões e métricas de e-commerce adicionadas ao gerador de relatórios personalizados.

Além de ser capaz de criar relatórios do zero, esse novo recurso significa que agora você pode editar relatórios de comércio eletrônico padrão também.

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Por que isso é importante

Adicionar essas novas dimensões e métricas do GA4 deve ajudá-lo a entender melhor o desempenho das campanhas, extrair insights e tomar decisões baseadas em dados – e potencialmente levar a um aumento da receita.

Novas dimensões de comércio eletrônico.

O GA4 agora tem as seguintes dimensões de comércio eletrônico disponíveis no criador de relatórios personalizados:

  • Item de afiliação (programa de afiliação que promoveu o item)
  • Marca do item
  • Categoria do item
  • Categoria do item 2
  • Categoria do item 3
  • Categoria do item 4
  • Categoria do item 5
  • ID do item
  • ID da lista de itens
  • Nome da lista de itens
  • Posição da lista de itens
  • ID da localização do item
  • Nome do item
  • Nome da promoção criativa do item
  • Slot (Espaço) criativo da promoção do item
  • Nome da promoção do item
  • Variante do item
  • Nível de envio (quantidade de vezes que o item foi enviado)

Novas métricas de comércio eletrônico.

O GA4 agora tem as seguintes métricas de comércio eletrônico disponíveis no criador de relatórios personalizados:

  • Receita bruta do item
  • Receita bruta da compra
  • Valor do reembolso do item
  • Receita do item
  • Itens adicionados ao carrinho
  • Itens verificados
  • Itens clicados na promoção
  • Itens comprados
  • Itens visualizados
  • Itens visualizados na lista
  • Itens visualizados na promoção
  • Receita da compra
  • Valor do reembolso
  • Valor do envio
  • Valor do imposto

Novas métricas de receita.

O GA4 também introduziu as seguintes novas métricas de receita em explorações:

  • Receita bruta do item (a receita total dos itens, excluindo impostos e envio).
  • Receita bruta da compra (a receita total das compras feitas no seu site ou aplicativo).
  • Valor do reembolso (o valor total dos reembolsos concedidos no seu site ou aplicativo).
  • Taxa de reembolso (porcentagem de pedidos que foram devolvidos ou reembolsados)

Métricas duplicadas de receita removidas

Além da introdução de novas métricas e dimensões, o Google removeu as seguintes métricas de receita duplicadas:

  • Receita de comércio eletrônico.
  • Receita de evento.

Recomendações do Google

Em uma atualização do GA4 postada na página “O que há de novo” de sobre as novas funcionalidades do GA, uma declaração dizia:

“Recomendamos atualizar qualquer Exploração (coleção de técnicas avançadas que vão além dos relatórios padrão) que use a métrica de Receita de Comércio Eletrônico ou de evento para agora usar a métrica de Receita de Compra.”
“Para criar Explorações e ver a Receita de Transações de Comércio Eletrônico, use Receita de Compra.
As Explorações existentes que usam essas métricas removidas continuarão a funcionar, mas as novas explorações devem usar as novas métricas de receita.”

Fonte: Search Engine Land

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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