Se você tem um comércio online, é bem provável que se preocupe em otimizar o máximo possível os seus processos, certo? Nesse sentido, uma dica é apostar nos relatórios de vendas.

Afinal de contas, um relatório de vendas, quando feito da maneira correta e devidamente estruturado, permite reunir informações extremamente úteis a respeito da sua loja virtual.

Por meio desse relatório, é possível mensurar o desempenho de suas estratégias e lhe auxiliar na gestão comercial de negócio.

Mas, para que tudo isso se torne possível, acaba sendo necessário saber quais são as características adequadas para saber como criar.

O que são relatórios de vendas?

Em suma, os relatórios de vendas são documentos ou registros que apresentam informações detalhadas sobre as vendas realizadas em um determinado período.

Eles são essenciais para que os gestores de negócios possam acompanhar o desempenho de vendas e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos.

Os relatórios de vendas podem incluir várias informações, dependendo das necessidades da empresa e dos objetivos do relatório.

Quais são as informações que devem estar presente em um relatório de vendas?

Se você está pensando em fazer relatórios online, é preciso entender quais são as principais informações que devem estar contidas nesse documento.

Então, quanto a esse respeito, algumas das informações mais comuns que você pode encontrar em um relatório de vendas são as seguintes:

Vendas totais

Como o próprio nome indica, nada mais é que a quantidade total de vendas realizadas em um determinado período.

Na grande maioria das vezes, esse número costuma ser o ponto de partida para realizar uma análise de vendas do seu negócio.

Além disso, ao ter essa informação no relatório de vendas, você consegue fazer uma comparação com outros períodos.

Vendas por produto

Esse número mostra quais produtos estão vendendo bem e quais não estão. Isso pode ajudar a empresa a decidir quais produtos continuar a vender e quais podem precisar ser descontinuados.

Nesse sentido, você pode aproveitar e criar um mapa de fluxo de valor para obter informações ainda mais precisas e saudáveis do seu negócio.

Vendas por região

Trata-se de uma informação valiosa devido ao fato de mostrar onde as vendas estão sendo feitas. Isso pode ajudar a empresa a identificar áreas onde suas vendas são fortes e áreas onde podem precisar melhorar.

Tendências de vendas

Essa é uma visão geral de como as vendas estão mudando ao longo do tempo, algo muito útil para poder identificar tendências e padrões que você pode se utilizar para prever futuras vendas.

Custo das mercadorias vendidas (COGS)

Esse é o custo total para produzir os produtos que foram vendidos durante o período de relatório e que, portanto, você pode usar para calcular a margem de lucro bruto.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de leads ou potenciais clientes que se tornam clientes pagantes.

Além desses, pode haver muitas outras informações em um relatório de vendas, dependendo das necessidades específicas da empresa.

A chave para um relatório de vendas eficaz é que ele fornece informações úteis e acionáveis que podem ajudar a empresa a melhorar suas vendas e lucratividade.

Leia também: Taxa de Conversão no E-commerce: o que você precisa saber

Qual é a importância de criar um relatório de vendas para e-commerce?

Se você ainda está começando o seu negócio, tenha em mente que o relatório de vendas ainda assim pode ser extremamente útil.

Afinal de contas, é por meio desse documento que você consegue medir todo o seu desempenho nas estratégias de vendas.

Ou seja, o relatório de vendas vai muito além do que apenas acompanhar a quantidade de compras que você conseguiu fazer.

Na verdade, trata-se de uma maneira de ter uma visão mais ampla de toda a operação do negócio, divulgação e pós-venda.

Fora isso, os relatórios de venda são extremamente úteis para aquelas empresas que ainda não possuem um sistema de gestão integrado, os quais são capazes de colher informações e realizar esse tipo de acompanhamento de forma automática.

 

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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