No mundo digital de hoje, o uso de chatbots se tornou peça-chave para empreendedores e empresas de e-commerce que desejam oferecer um atendimento ao cliente eficiente e personalizado, além de um funil de vendas intuitivo. Dentre as diversas redes disponíveis, o WhatsApp tem se destacado como uma plataforma de comunicação popular e de fácil acesso para milhões de usuários ao redor do mundo.

Assim sendo, escolher a plataforma de chatbot para WhatsApp que mais se adequa ao seu negócio pode ser um diferencial para impulsionar as vendas e a satisfação dos clientes. Neste artigo, serão apresentadas as melhores plataformas de chatbot de WhatsApp para e-commerce, levando em consideração suas funcionalidades, recursos e custos, com o objetivo de auxiliar os empreendedores a escolherem a solução que corresponda às suas necessidades.

SendPulse

A SendPulse é uma plataforma de marketing multicanal! Com ela, é possível criar e gerir campanhas de e-mail marketing, notificações web push, além de criar sites e cursos online. E, entre suas principais funcionalidades, está o criador de chatbots de WhatsApp para e-commerce.

Com sua tecnologia, a SendPulse permite a criação de fluxos conversacionais, para que seus chatbots possam atender e dar suporte a clientes de forma útil e inteligente, a qualquer momento do dia. O serviço conta também com integração do ChatGPT, o que potencializa ainda mais a capacidade dos bots de desenvolver diálogos complexos e ofertas personalizadas.

Seu plano gratuito garante 3 bots, 10.000 mensagens por mês e fluxos ilimitados. No entanto, os recursos mais avançados estão presentes apenas em planos pagos, que têm valor inicial de R$ 63,00 por mês.

Zenvia

A Zenvia é outra opção de plataforma que oferece serviços de chatbot de WhatsApp para e-commerce, além de disparo de campanhas de marketing em outros canais, como Instagram, Facebook e SMS. Com a Zenvia é possível automatizar fluxos e garantir respostas adequadas aos usuários.

Mas a plataforma permite apenas testes gratuitos de algumas funcionalidades e canais, e essas funcionalidades não incluem os chatbots. O plano de chatbots automatizados tem valor inicial de R$ 40,00 por mês e dá direito a 250 sessões.

Octadesk

A Octadesk oferece serviços de atendimento omnichanel e helpdesk, auxiliando empresas a otimizarem seu marketing, suas vendas e suporte ao cliente. Entre suas soluções, estão chatbots para site, WhatsApp, e-mail e algumas redes sociais. Assim, sua estrutura se torna ideal para negócios de e-commerce.

Esta plataforma conta com dashboard para visualização de desempenho e controle integrado dos diversos canais. Desse modo, é possível acompanhar os fluxos de conversa dos chatbots e administrá-los de forma prática.

A desvantagem da plataforma é seu custo elevado. O plano inicial, que não permite customização dos fluxos dos bots, é oferecido por R$ 597,00 ao mês.

Drift

Para realizar automações de marketing, a Drift também oferece ótimas soluções. O serviço de chatbots de WhatsApp desta plataforma permite a criação e edição de fluxos, além de integração com o ChatGPT, para maximização das capacidades do bot de atender clientes e resolver seus problemas.

A Drift é especialmente indicada para times de marketing e vendas, dada sua capacidade de levar à aceleração do aumento de lucro das empresas, poupando tempo e dinheiro em investimentos.

No entanto, a Drift é mais um serviço de custo acima da média. O preço de seus planos começa em 2.500 dólares por mês — R$ 11.972,50 aproximadamente.

Agentbot

A Agentbot é uma das funcionalidades criadas pela Aivo, com o intuito de automatizar atendimentos com bots de WhatsApp e de outros canais, o que a torna indicada para aplicação em e-commerce. Com este serviço, as empresas podem desenvolver e gerir fluxos de automação dos bots com auxílio da Inteligência Artificial.

Além de intuitiva, a Agentbot torna possível personalizar os fluxos de conversa dos bots com base no comportamento dos clientes, sendo aprimorado mais e mais ao longo do tempo de utilização. Há também integrações com a Zendesk, Salesforce e Zapier, entre outras.

A plataforma permite o agendamento de demonstração gratuita de seus serviços. Os valores são cotados apenas a partir de análise das necessidades do cliente, feita após a demonstração.

Botsify

A plataforma Botsify conta com serviço robusto de chatbots para canais como WhatsApp, Instagram, Facebook, SMS e sites. Suas funcionalidades contam com envio de mensagens multimídia, armazenamento de dados e integrações com Zapier, Google Tools, Slack e diversas outras. Assim, é possível exibir produtos em ofertas personalizadas, enviar mensagens de carrinho abandonado, entre outras funções.

Este serviço costuma ser a escolha de diversas empresas de grande porte, como Unilever e Spotify. Em contrapartida, seus custos o tornam menos acessível para pequenas e médias empresas. Os bots de WhatsApp podem ser adquiridos a partir de 149 dólares por mês — aproximadamente R$ 713,56/mês, sendo possível a realização de uma demonstração.

Blip

A Blip possui suas próprias soluções de criação e gestão de chatbots automatizados para e-commerce, permitindo integração de diversos canais, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram, entre outros.

Utilizando a plataforma, é possível personalizar bots, fazer intervenções humanas em fluxos de conversa, quando necessário, e automatizar inúmeras interações com os clientes do seu e-commerce, além de tarefas repetitivas.

Os custos, também elevados, da Blip começam em R$ 1.199,00 por mês.

Escolha a melhor plataforma de chatbot de
WhatsApp para o seu e-commerce

Como analisamos neste artigo, as plataformas de chatbot de WhatsApp desempenham um papel central nos processos dos negócios de e-commerce, permitindo que as empresas se envolvam com seus clientes de forma personalizada, eficiente e automatizada. Aqui, examinamos algumas das melhores opções disponíveis no mercado atualmente.

Cada uma das plataformas abordadas tem suas vantagens, desvantagens e características únicas. A escolha final dependerá das necessidades específicas de cada negócio de e-commerce. Por isso, use as informações disponíveis para encontrar o serviço que melhor se adequa à sua empresa.

Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

1 Comment

  1. Gostei do texto porque ele destaca a importância dos chatbots no mercado de e-commerce, principalmente no WhatsApp. Nos mostra várias plataformas, e isso nos ajuda muito na hora de escolher qual é a melhor .

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.