R – Glossário do Profissional de E-commerce

Reach (Active): é o número de usuários únicos que visitou um website e/ou utilizou um aplicativo de internet uma ou mais vezes, expresso como percentagem do total da população ativa de internet residencial de um determinado período ou análise. 

Reach (Universe): é o número de usuários únicos que visitou um website e/ou utilizou um aplicativo de internet uma ou mais vezes, expresso como percentagem do total da população de internet residencial de um determinado período ou análise.

Rede de afiliados: em comércio eletrônico, este termo é utilizado para denominar sites parceiros que são comissionados quando uma venda é originada de uma publicidade feita por meio do seu site. Este comissionamento é necessáriamente um percentual pré-estabelecido sobre a venda, que foi rastreada utilizando cookies ou códigos indentificadores de origem. Ver Cookies. Mais conteúdo sobre afiliados.

Rede de Display do Google: antes conhecida como rede de conteúdo do Google, a Rede de Display do Google inclui um conjunto de websites que têm parceria com o Google (parceiros de exibição). Esses anúncios, que podem estar no formato de texto, gráfico, vídeo ou rich media, podem ser segmentados automaticamente com base em temas de sua lista de palavras-chave, manualmente (por correspondência com canais selecionados específicos) ou com base em públicos-alvo específicos que você deseja alcançar.

Release: O release nada mais é do que um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística. Deve ser objetivo e sintético. Contém informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado.

Remarketing: funcionalidade do Google AdWords que  permite atingir usuários que visitaram seu website anteriormente à medida que eles navegam na web. Ao usar o remarketing, é possível marcar páginas da loja virtual que correspondem às categorias que deseja promover. Por exemplo, adicionar uma tag de “TV” em todas as páginas em que vende televisões e em seguida criar uma campanha do Google AdWords para exibir mensagens altamente relevantes (como anúncios que exibem uma oferta especial de TVs) para pessoas que visitaram essas páginas quando procuravam sites na Rede de Display do Google. Ver Google AdWords,  Rede de Display do Google.

Responsive Design (Ou Design responsivo): o termo utilizado para sites que se adaptam automaticamente ao tamanho de telas de diferentes dispositivos, sem perder leitura ou features independente do dispositivo, seja ele um smartphone, um tablet ou um iMac. O que é responsive design?

Review: uma análise crítica, trata-se de um estudo/avaliação geral de um determinado setor, projeto, produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos pré-estabelecidos.

Rich Media Banner: banner que usa linguagens como Flash, Shockave e Java para combinar áudio, animação e fotografias e deixam o usuário clicar sem sair da página web original, permitindo que ele compre, registre informações e interaja na própria peça publicitária. Os banners rich media utilizam tecnologias diferentes dos banners comuns. Isso permite combinar vídeo, áudio, animação e fotografias, possibilitando uma interatividade muito maior com o visitante da página.

Rich Snippet: Snippets, as pequenas linhas de texto que aparecem embaixo de todo resultado de pesquisa, foram desenvolvidos para dar aos usuários uma noção sobre o conteúdo da página e por que ela é relevante para a consulta.

rich snippet

Se o Google compreender o conteúdo de suas páginas, poderemos criar rich snippets: informações detalhadas para ajudar os usuários com consultas específicas. Por exemplo, o snippet de um restaurante pode mostrar a avaliação média e a faixa de preço, o snipppet de uma página de receita pode mostrar o tempo total de preparação, uma foto e a classificação da avaliação da receita, e o snippet de um álbum de música pode listar as músicas junto com um link para reproduzir cada uma. Esses rich snippets ajudam os usuários a identificar se o site é relevante para a pesquisa e podem resultar em mais cliques em sua página.

Robôs (Robots): é o sistema de rastreamento dos portais de busca (também chamado de indexador). O rastreamento é o processo pelo qual o robô descobre páginas novas e atualizadas para serem incluídas no índice do portal de busca. No caso do Google, esse robô é chamado de Googlebot. O Googlebot usa um processo de algoritmos: programas de computador que determinam quais sites devem ser rastreados, com que frequência e quantas páginas devem ser buscadas em cada site.

ROI (R.O.I. – Return on Investment): em português, é chamdo de  Retorno sobre o Investimento e corresponde ao  índice que mede a rentabilidade de um investimento em relação ao  volume de recursos investidos. Expressão muito usada por agências e anunciantes que indica a eficácia de uma campanha, ou seja, seu resultado líquido.

 Run of Site ou ROS: É a não determinação de um canal específico dentro do portal para a veiculação de determinada peça. Dessa forma, a peça entra de forma rotativa nos canais daquele portal que possuem o formato.

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ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
Para ver as definições, clique nas letras.  

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