É sempre comum encontrarmos projetos de inovacão e empreendedorismo em áreas remotas ou mal servidas. Em locais onde o acesso a bens e serviços é limitado, abordagens criativas são sempre bem-vindas – e geralmente conseguem boa cobertura das mídias nacionais.

Nesse sentido, duas empresas indianas planejam tornar a vida de que vive em favelas um pouco mais fácil – e lucrar também com o enorme mercado rural do país – através da criação de uma rede de distribuição que pode chegar nos lugares mais difíceis. O Snapdeal, um dos maiores e-commerces e marketplaces da Índia, fechou uma parceria com a rede alternativa de distribuição FINO PayTech para oferecer mais de 1.000 produtos para quem vive em áreas remotas e não têm acesso a internet.

O projeto tem como objetivo trazer mais de 5.000 quiosques para 65 cidades e 70 mil áreas rurais até o final de 2015. Os quiosques serão administrados por empreendedores locais e será equipado com computadores e conexão a internet, ou seja, os moradores podem procurar, comprar e receber uma quantidade de produtos que antes era inacessível a eles.

Índia leva o e-commerce para as favelas e chegará a 100 milhões de novos consumidores

Os efeitos podem ser enormes. Kunal Bahl, CEO da Snapdeal, acredita que o mercado potencial pode chegar a 50-100 milhões de novos consumidores em mais de cinco milhões de famílias de baixa renda. Há também a capacidade de se inserir mais de mil produtos aspiracionais nesses mesmos quiosques.
A vantagem do sistema é que ele entra em um nicho muito específico, que anteriormente era subutilizado. Rishi Gupta, diretor executivo da FINO PayTech afirma que “o modelo inovador de e-commerce assistido traz facilidade e praticidade a mais de 70% da população que não está ligada à internet, mas que está certamente disposta a iniciar suas compras on-line. “
Este projeto é um grande exemplo de empresas utilizando a tecnologia global em prol de problemas locais. Entrando um pouco nos meios de pagamentos, será que essa população indiana possui cartão de crédito? E será que aqui no Brasil já existem iniciativas como essa? Comente!
Site: www.blog.snapdeal.com/snapdeal-com-partners-fino-paytech-bridge-internet-divide/
Contato: www.snapdeal.com/help

Post originalmente publicado no Business Ideas
Avatar
Author

Marcelo Pimenta é especialista em vendas, marketing e negócios, pós graduado pela ESPM e com especialização em negócios internacionais pela Florida International University (Miami, EUA). Atualmente Gerente Geral de Produtos da Vale Presente S.A., com passagens por Threadless (USA) e Magazine Luiza. É editor do blog Business Ideas.

Write A Comment