Estar no lugar certo, na hora certa, com a ideia certa pode acontecer! Ao longo da história, conhecemos vários cases de sucesso que começaram desta forma. Mas não é a regra. Grandes ideias com excelentes profissionais envolvidos não emplacaram e a grande questão é: o que faltou? 
Alguns negócios começaram bem, mas não tiveram uma performance boa no decorrer do tempo e foram interrompidos. E novamente voltamos à grande questão: o que faltou? Claro que muitos fatores podem determinar o sucesso ou não de um negócio mas, temos uma ferramenta que pode minimizar o risco de dar errado: a análise de mercado.
A análise de mercado ajuda a encontrar caminhos para começar bem um negócio e crescer no decorrer do tempo. Ajuda também a otimizar esforços, colocar energia nas ações que realmente podem fazer diferença. Analisar o mercado é levantar informações cruciais para o negócio sobre a economia, os consumidores, a concorrência, os fornecedores, etc…
Parte desta análise pode ser feita através de “desk research”, ou seja, levantar informações que estão disponíveis no mercado. E que certamente, se forem bem analisadas, servirão como uma ferramenta rica para os empreendedores e gestores. Uma dica importante: não se esqueça de checar se a fonte utilizada é confiável.

O que analisar?

O que uma Análise de Mercado pode fazer pelo seu negócio?Outra parte dessa análise pode ser feita visitando a concorrência e os fornecedores. É preciso olhar com lente de aumento o que está sendo feito e como está sendo feito. O que está dando certo e o que está dando errado.
Neste primeiro levantamento, já é possível ter uma boa referência de mercado: market-share (participação de mercado) dos principais concorrentes, potencial de mercado, saturação do mercado, tamanho e força dos concorrentes, riscos impostos pela economia… Nesta fase, já dá para começar a levantar pontos fortes, pontos fracos, forças e fraquezas (Análise SWOT) dos principais concorrentes e do seu negócio.
Agora vamos falar de quem pode definir, de fato, o sucesso ou o fracasso do seu negócio: o consumidor

Sem o consumidor, o seu negócio não acontece.

É preciso conhecer o máximo possível sobre esse personagem e duas ferramentas são fundamentais: a pesquisa de mercado e um atendimento ao consumidor estruturado que ajude a monitorar de forma organizada. Se você está começando seu negócio, antes de um atendimento bem estruturado, você vai precisar de pesquisa de mercado para responder várias questões sobre o consumidor.
Algumas sugestões de temas a serem pesquisados:

› O meu produto é pertinente ao consumidor?
› O que eu posso fazer para o produto ficar melhor para o consumidor?
› Quais são os pontos fortes e fracos do meu produto e do produto da concorrência?
› Quanto o consumidor pagaria pelo meu produto?
› Como o consumidor se relaciona com os concorrentes?
› Onde eu posso inovar?

Com essas informações em mãos, você já pode enriquecer sua Análise SWOT, ter novos insights e escolher com mais segurança o caminho que você pode seguir.

Mais uma dica: Faça sua análise de mercado periodicamente, mesmo se seu negócio estiver indo muito bem. Você pode visualizar novas oportunidades e encontrar sinais que te ajudem alterar o caminho se for preciso!

_______________________________________________________________________________________

Por onde começar?

A Universidade Buscapé Company aproveitando o grande sucesso da parceria com a Impacta (referência em educação no país) está lançando mais um excelente curso sobre Análise de Mercado para novas Lojas Virtuais. Nele você encontrará dicas fundamentais de tudo que precisa se preocupar para elaborar uma análise completa do seu negócio. O curso conta com profissionais de muita experiência de mercado, assim permite uma abordagem objetiva e prática.
Com conteúdo Multimídia, temos textos, apresentações e vídeos distribuídos em 10 horas de um conteúdo agradável e bastante rico. Participações especiais: Pedro Meneghetti, fundador do Have a Nice Beer, Pedro Guasti, Diretor-geral da E-bit e Vice-Presidente de Inteligência do Buscapé Company, Fabrizio Bruzetti, Professor do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Inteligência de Mercado) e Rodolfo Ohl, Country Manager da SurveyMonkey. Assista o trailer:

Para mais informações, acesse: Curso Online – Análise de Mercado para Novas Lojas Virtuais

3 Comments

  1. José Ribeiro da silva Reply

    Gostaria de fazer um cursos desses qyanto custstia

Write A Comment