Einstein uma vez disse: “O que é certo nem sempre é popular e o que é popular nem sempre é certo”.

Isso seria uma verdade para o WooCommerce?

Você deveria escolher esse popular plugin de comércio eletrônico para WordPress?

Todos os dias sou questionado sobre plataformas de e-commerce e WordPress na minha agência de criação de sites, a YouOn.

  • O WordPress pode lidar com comércio eletrônico?
  • A loja virtual com WooCommerce vai ser escalável?
  • O WordPress não seria apenas para blogs?

Essas e outras perguntas acabam direcionando sempre na mesma direção: o WooCommerce seria a plataforma certa para o comércio eletrônico da minha empresa?

A minha resposta costuma ser sempre a mesma: eu acho o WooCommerce uma excelente plataforma para desenvolver a maioria dos sites de e-commerce.

E é nesse momento que uma segunda pergunta geralmente surge: por que eu deveria escolher o WooCommerce?

Por que escolher o WooCommerce?

Vamos ver se podemos concordar com alguns dos pontos fortes para considerar o WooCommerce como a plataforma de comércio eletrônico do seu novo site.

1. Todo mundo está usando o WooCommerce

Eu sei, essa é a pior razão do mundo. Eu posso até ouvir a minha mãe perguntando se eu pularia de um penhasco simplesmente porque meus amigos estavam pulando.

E por mais que eu queira dizer não, sei que fiz muitas coisas na vida simplesmente porque confiei na sabedoria das multidões.

O fato é que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo com 37% de market share e o WooCommerce é responsável por 26% de todas as lojas virtuais da internet.

E é por isso que essa é a primeira razão lógica para considerar o WooCommerce fortemente. Mas não é a única razão, embora esteja relacionada com as outras razões.

2. Encontrar um desenvolvedor de WooCommerce é fácil

A natureza do crescimento do WooCommerce é exatamente porque muitas pessoas têm experiência em construir sites com WooCommerce.

Obviamente nem todos têm o mesmo nível de experiência e capacidade, mas encontrar um implementador ou desenvolvedor para criar e gerenciar sites com WooCommerce não é um problema.

Essa facilidade não será necessariamente encontrada em outras plataformas de e-commerce ou até mesmo em outros plugins de e-commerce para WordPress.

3. Também é mais fácil encontrar especialistas em WooCommerce do que em outras plataformas

Dependendo da complexidade do projeto é fundamental contar com um desenvolvedor mais experiente e talentoso.

Mais uma vez você terá mais facilidade em encontrar mais especialistas em WooCommerce do que especialistas em outras plataformas.

4. O WooCommerce é extremamente versátil

Nem todos os sites de comércio eletrônico são iguais.

Quando você começa a falar com as pessoas sobre como elas querem ganhar dinheiro on-line, nem todas querem uma loja virtual para vender camisetas.

Alguns estão vendendo serviços de assinatura, por exemplo.

Outros vendem mercadorias físicas. Alguns vendem acesso digital a mídia ou downloads. Outros administram sites de associados ou cursos online etc.

O WooCommerce suporta cada uma dessas opções.

Isso não é possível para a maioria das outras soluções que existem, pois muitas delas foram construídas para o exclusivo fim de vender produtos físicos com poucas variações.

5. Conteúdo que ajuda a impulsionar as vendas

Se você administra uma loja on-line deve saber a importância do conteúdo para o seu site.

Mais do que nunca você precisa escrever artigos de qualidade que atraiam o público e fortaleçam o SEO do seu site.

Isso significa que você precisa de um blog.

Infelizmente, a maioria das plataformas de comércio eletrônico por aí não são otimizadas para conteúdo. Assim, você acaba criando uma loja isolada e desconectada do conteúdo, dificultando o SEO do seu site.

O WordPress tem o DNA dos blogs.

Como uma plataforma que foi inicialmente criada para a criação de blogs, o WordPress possui por padrão uma excelente estrutura para postagem de artigos.

Essa estrutura poderá ser facilmente usada em paralelo ao seu comércio eletrônico.

Eu mencionei todos os recursos e integrações?

Quando você começar a examinar as plataformas de comércio eletrônico existentes no mercado, você logo descobrirá o quão integrado ao mercado ele é!

Seja um gateway de pagamento, plataforma de frete ou CRM, todos estão procurando integrar os seus produtos e serviços ao WooCommerce, justamente pelo market share mencionado acima.

Essa é a vantagem de ser o grande player do mercado.

Mas não se trata apenas de integrações, trata-se de recursos e da possibilidade de usar as ferramentas com base nas necessidades do seu site.

Já trabalhei em sites com WooCommerce que precisaram de três extensões e outros que precisaram de muito mais recursos.

Trabalhei em sites WooCommerce que usavam apenas extensões personalizadas que foram relativamente fáceis de escrever e outros em que os recursos puderam ser comprados e usados instantaneamente.

O número de extensões disponíveis para WooCommerce é abissal e muito maior do que os disponíveis para as outras plataformas.

O WooCommerce é escalável se você souber o que está fazendo

Por último, o que posso dizer é que o WooCommerce permite que seu comércio eletrônico cresça.

Você pode começar um negócio on-line pequeno e se tornar um grande player sem precisar migrar de plataforma.

Um site com WooCommerce bem programado, otimizado e bem gerenciado poderá lidar com uma enorme quantidade de produtos, tráfego e transações.

Leia também: Qual a melhor plataforma de blog?

Qual a melhor plataforma de blog?

Author

Profissional de Marketing formado pelo SENAC-SP. Desenvolvedor web com ampla experiência e domínio no front-end, muito fluente em HTML, CSS, JAMStack sites e WordPress. Líder da agência de criação de sites, YouOn.

Write A Comment