• Aline Wolff
  • por Aline Wolff
  • Aline Wolff é graduada em jornalismo e Assessora de Imprensa. Em agosto de 2004 criou WH Comunicação. É também especialista em marketing digital e coach de comunicação, posicionamento e autoridade. Em 2016, lançou o programa próprio de formação de autoridades e influência no mercado, mesclando ferramentas da assessoria de imprensa, do coach e do imbound marketing. No mesmo ano, formou-se palestrante pela Apresentarte e assumiu também a diretoria de marketing da Livia Esportes, ministrando módulos de marketing esportivo aos profissionais do segmento.

A tecnologia na comunicação: democracia digital reformula o marketing corporativo

13 de fevereiro de 2019
Share Button

Em 2001 recebíamos no Jornal do Comércio mais de trezentos releases de assessorias de imprensa que chegavam para avaliação da redação por FAX. Tínhamos as digitadoras transcrevendo os textos importantes ao jornal.

Hoje, em média, são mais de três mil sugestões de pauta enviadas aos editores dos principais veículos. Isso torna o trabalho dos assessores de imprensa cada vez mais desafiador. As mudanças, ainda, testemunham o impacto e a velocidade das tecnologias nos meios de comunicação. É um caminho sem volta.

Na emissora estadual do Rio Grande do Sul, a TVE, logo na sala de entrada da sede, está disponível para selfies e saudosismos os aparelhos utilizados para as gravações.

Nos últimos 20 anos, as transformações incluíram o digital, nas fotografias e também na democratização das publicações pelos blogs, sites e redes sociais on-line.

O impacto das tecnologias tornou a comunicação interativa, em multiplataformas e multicanais. Também, integradas. Ou seja, os três grandes pilares da comunicação – Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade – estão engajados em todas as campanhas corporativas.

Outra mudança, em crescimento, é o nome de pessoas, empreendedores, líderes e empresários tomando força no mercado, ganhando espaço pelo conteúdo, pelo poder do conhecimento e também pelo dom de transmissão este conhecimento. Tudo, no on-line.

Cada evento, cada ação de comunicação e marketing, pode estar no off e, obrigatoriamente, no on-line. Diante de tantas novas e necessárias regras (SEO, marketing digital, inbound marketing, lançamentos digitais, recorrência, vídeos…), o que deve ficar na mente de cada empresário é a intenção de transmitir conteúdo, ou seja, transmitir conhecimento.

Transmitir conhecimento é o segredo da comunicação moderna! Não apenas pela credibilidade, pela autoridade, mas também pela adesão pública e pelos novos formatos de venda.

Nesse contexto, sem desespero, sintetizo: pílulas, drops ou pequenas dicas de conhecimento com periodicidade e constância é o foco da nova comunicação. Todo o acervo de ferramentas são apenas condutores, veículos que levam o conhecimento do empresário ou de sua marca ao destino que é o seu público-alvo.

Pode-se escolher uma ferramenta apenas, ou várias. O importante é publicar e tornar eterno no ambiente digital, em favor da democracia da informação, o conhecimento.

Publique!

Leia também:

Como contratar uma assessoria de imprensa para sua empresa?

Você também vai gostar

Como melhorar as vendas com o Google Ads para e-commerce? Você quer vender mais, economizar tempo e fazer a sua empresa crescer, mas não sabe por onde começar? Então este post é pra você. Google Ads para e-co...
Sitemaps: o que é e por que tê-lo na loja virtual? Quem começa a estudar técnicas de SEO, fatalmente vai se deparar com o tal do Sitemap. Trata-se de um arquivo geralmente em formato XML (padrão de lin...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>