• por André Bartholomeu Fernandes
  • Em 2004, André foi responsável por levar internet discada para mais de 4.400 cidades brasileiras. Estudou eletrônica e tecnologia na Unicamp, Harvard e MIT e Finanças na USP. Trabalha intensivamente em 2 novos projetos: Fight e Hack além de atender mais de 150 clientes na YOW Internet.

O que é uma marca?

12 de fevereiro de 2019
Share Button

Para mim, uma marca é um conjunto de quatro promessas que você faz para seu cliente:

  • Para fornecer um produto ou serviço seguro e eficaz,
  • A um preço justo,
  • Através de um canal conveniente
  • Com marketing compreensivo que explica como o produto deve ser usado de forma mais eficaz.

Se uma empresa cumpre consistentemente essas quatro promessas ao longo do tempo, ela constrói o que chamamos de “brand equity”.

Assim como as empresas criam capital financeiro por meio da crença dos acionistas na consistência de seus fluxos de caixa futuros, as empresas criam brand equity através da entrega consistente de promessas de marca. Se uma empresa falhar em cumprir suas promessas em uma dessas dimensões, seu patrimônio de marca pode ser prejudicado.

Como entender e mensurar o valor da sua marca para os consumidores

A crença coletiva em torno dessas promessas produz um poderoso efeito de rede. Clientes que compram produtos de uma empresa e acreditam na promessa de uma marca tendem a comunicar sua opinião a outras pessoas. Usamos o Net Promotor Score como uma medida do brand equity porque mede essa tendência de um cliente em recomendar um produto a outros.

Como a referibilidade está intrinsecamente ligada ao valor da marca, mais clientes em um NPS alto tendem a levar a um contínuo crescimento boca-a-boca. É por isso que as empresas com altos índices de NPS tendem a permanecer líderes de participação de mercado.

A marca é um efeito, não uma causa.

Em vez de se concentrar demais nos elementos visuais da marca, os empreendedores devem construir uma empresa que cumpra consistentemente essas quatro promessas de marca.

Criar logo de e-commerce, acerte sua primeira venda: a marca

A partir desse bom trabalho, eles colherão uma grande marca que tem o potencial de construir patrimônio significativo ao longo do tempo com os clientes. Um design sofisticado e bonito pode ajudar uma marca, mas não deve ser forçado a trabalhar sozinho.

Texto publicado anteriormente no Jornal do Empreendedor.

Leia também:

Valorização da experiência transforma consumidor em defensor da marca

Você também vai gostar

Cada detalhe é fundamental para criar os melhores anúncios onlin... Anúncios online são o ponto-chave para convencer pessoas a conhecer determinado produto, atraindo-os das mais diversas plataformas — como as redes soc...
5 maneiras de tornar sua marca mais conhecida usando Marketing d... Cada vez mais empresas de e-commerce têm incluído uma página de conteúdo em seus sites – na maior parte das vezes, um blog ou revista eletrônica. Isto...
Como um bom trabalho de SEO pode trazer mais vendas? O trabalho de SEO vem se tornando cada vez mais importante para as empresas que estão em busca de uma vantagem competitiva na internet. Os primeiros r...
O poder da Informação Desde 2017, o mercado de bitcoin já conta com mais pessoas físicas que grandes modelos de investimentos tradicionais, como a bolsa de valores. As...
Cores para logotipo: como escolher a cor de acordo com sua empre... As tonalidades dos logos mais famosos foram baseadas em escolhas racionais, já que cada cor transmite uma mensagem É impossível desvencilhar o McDonal...
Infográfico: Profissional de Marketing Moderno – Parte Art... Qual seria o perfil mais adequado que um Profissional de Marketing precisa ter hoje? Muitos responderão: Depende. Dentro do Marketing temos diversas f...
Como melhorar os processos pós-venda do seu e-commerce? Sua empresa tem uma estrutura de e-commerce primorosa: com um layout responsivo, produtos de qualidade reconhecida, meios de pagamento seguros, serviç...
Como criar conteúdo institucional que dê credibilidade e ajude a... Lembro como se fosse hoje a primeira lição que o meu professor de Muay Thai me ensinou. “Você deve sempre buscar o nocaute em cada golpe que der”, ele...
Por que a reputação é tão importante nas vendas em marketplaces?... Ao vender nos marketplaces a maioria dos lojistas costuma dar maior ênfase a aspectos essenciais do comércio, como preço de venda, gestão do estoque e...
Crimes digitais ameaçam a segurança de empresas e usuários O panorama do cibercrime está mudando. Quanto mais digital fica nossa sociedade, mais casos ocorrem. E você, o que está fazendo para se proteger? Pens...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>