Migrar de plataforma é sempre um problema… Bom, na verdade nem sempre. ? Para provar que é possível migrar sem traumas e obter resultados rápidos e expressivos vamos analisar o case: Unimporte.

A Empresa

Desde de 2006, a Unimporte vem construindo sua forte ação no ramo de revendas de eletroeletrônicos e informática para grandes empresas corporativas. Com a evolução do negócio, veio a ideia de atuar também no e-commerce.

A loja virtual teve seu início com desenvolvimento próprio, “in-house” mesmo, incluindo até a hospedagem.

O Desafio

O fato de a empresa ter escolhido este caminho em um primeiro momento trouxe algumas dificuldades como:

  • Falta de manutenção e suas contínuas evoluções (como acontecem em uma plataforma SaaS);
  • Instabilidades nos picos de acessos (coisa que impactou diretamente no funil de vendas);
  • Não possuir conexão com o ecossistema de varejo digital (detalhe que mexe na performance de vendas);
  • A ausência de uma plataforma robusta, prejudicou o planejamento de vendas e os serviços de mídia online associados ao negócio.

A Migração

Vamos destacar aqui alguns pontos que foram de grande importância para o sucesso da migração de uma solução desenvolvida na própria empresa para uma Solução SaaS que foi a proposta feita à Unimporte pela agência DCS.

Propomos não somente uma consultoria de e-commerce, mas assumimos o projeto de e-commerce, acreditando no seu potencial e principalmente, apostando nas suas qualidades em pronta-entrega, atendimento e experiência de consumo nas entregas.

  • Sugerimos a plataforma EZ Commerce, uma das cinco melhores plataformas SaaS do Brasil, pois continha tudo o que a loja precisava de forma estratégica para ter sua consolidação no mercado online e crescer rapidamente o faturamento;
  • Todo layout foi personalizado, entendendo a marca, sua história e acima de tudo, comportamento de consumo de seus clientes;
  • Adaptamos à versão mobile, devido ao estudo que mais de 1/4 de seu tráfego vem do mobile;
  • Foi elaborado o desenho de estrutura mercadológica (extremamente importante para o e-commerce);
  • Fizemos um upgrade no mix de produtos, com foco total ao varejo;
  • Conectamos aos principais canais de vendas e marketplace;
  • Implantamos uma logística eficiente e desenhada para uma operação de e-commerce;
  • Elaboramos um plano de marketing baseado em  performance, entendendo através de estudo de mercado plano de ação tática e vendas.
  • Cuidamos para que a indexação (SEO) da loja antiga fosse totalmente redirecionado para a nova. Você pode não acreditar, mas muita empresa que possui tráfego grande da busca orgânica chega a falir se isso não for feito de forma profissional.

Os Resultados

  • Projeto de migração com seu lançamento em 45 dias;
  • 200% de crescimento nas vendas em apenas 2 meses;
  • Quase 2000% de crescimento fechando 12 meses;
  • Logística alinhada e conectada com tudo para o ecossistema;
  • A Unimporte ganhou uma classi?cação  OURO na B2W (uma das mais desejadas).

O Cliente

“A expertise da DCS foi fundamental no crescimento da empresa nos permitindo um crescimento histórico da marca. Eles entenderam a nossa visão de negócio e a parceria foi muito satisfatória…”

Conclusão

Este caso de sucesso prova que a decisão de migração de plataforma (quando necessária) é essencial para o crescimento e futuro de uma operação de e-commerce. Empresas como a Netshoes já migraram mais de 4 vezes sua plataforma para poder crescer de forma sustentável.

Esta é uma decisão estratégica que tem que vir acompanhada do suporte de profissionais que possuem experiência no assunto e entendem que não se trata apenas de uma mudança de tecnologia. Como foi explanado, o segredo está nos detalhes de layout, planejamento, marketing que muitas vezes são ignorados e desta forma resultam em um processo muito mais moroso e com resultado abaixo da expectativa.

Sua empresa já passou por uma migração ou pensa em migrar de plataforma? Em caso afirmativo, deixe seus comentários abaixo e divida sua experiência com os leitores do Profissional de E-commerce?

Author

Com o nosso know-how em comércio eletrônico, a a.gencia DCS pode ajudá-lo em: orientações estratégicas; melhorias em processos, vendas e soluções; análise de mercado; treinamentos; viabilidade financeira; recomendações; estratégias comerciais; etc

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