Como recuperar clientes que desistiram da compra com o carrinho cheio?

Como recuperar clientes que desistiram da compra com o carrinho cheio?

No e-commerce, é muito comum que algumas pessoas acrescentem um produto no carrinho de compras, mas acabem abandonando o processo. Esta estratégia de marketing digital visa recuperar as vendas para usuários que selecionaram produtos na loja online, mas não finalizaram a compra.

Para fazer isso, é preciso usar ferramentas de automação que consigam rastrear os passos dos usuários no processo de compra e trabalhar na reversão dessa desistência.

5 ações para evitar carrinhos abandonados no e-commerce

Para exemplificar a situação, apresento aqui embaixo 3 empresas diferentes que conseguiram ampliar seu faturamento graças à recuperação de carrinho abandonado.

THMotorSports

Como estratégia, a empresa THMotorSports enviava quatro e-mails de recuperação após a desistência.

O primeiro disparo acontecia só 10 minutos depois do abandono do carrinho, e a taxa de abertura chegava a quase 70%, com o CTR – taxa de cliques – de 15%. Isso culminava em um faturamento de US$42 mil.

No dia seguinte, eles disparavam um segundo e-mail. Eles obtiveram 65% de abertura, CTR de 15% e geraram mais uma renda de US$ 11 mil, quebrando todos os argumentos de quem achava que no segundo dia ninguém abriria o e-mail.

6 dicas para reverter carrinhos abandonados em vendas

Legion Athletics

Neste e-commerce, após ter o carrinho abandonado, o primeiro e-mail era disparado 30 minutos depois. A taxa de abertura era de 63%, o CTR era de 10%, e isso gerava uma receita de US$ 26 mil.

O segundo e-mail era enviado um dia depois, já oferecendo 10% de desconto, e a taxa de abertura era de 58%, com CTR de 16%.

A grande sacada desta empresa era não usar o atrativo do desconto logo no primeiro e-mail de recuperação, mas no segundo e no terceiro e-mail.

No último e-mail, que era disparado 3 dias depois, ele apresentava taxa de abertura de 55%, CTR de 17%, e uma receita ainda maior: US$ 29,5 mil.

Peak Design

A empresa tinha a estratégia inteligente de perguntar se a pessoa teve algum problema para a finalizar a compra, logo no primeiro e-mail, 2 horas após o abandono do carrinho.

A taxa de abertura, nesse caso, foi de 65%, com CTR de 12% e uma receita de US$ 52 mil. O empresário conta que o segundo e-mail é enviado 30 horas depois, oferecendo 5% de desconto e frete grátis, o que resultava em taxa de abertura foi de 57%, CTR de 18% e gerou uma receita de US$ 87 mil.

Esses exemplos servem de lição, pois com esses dados, dá para observar como está a ferramenta de recuperação de carrinho do seu e-commerce e experimentar estratégias diferentes, com ou sem desconto, por exemplo.

Além disso, não se deve menosprezar o cliente que abandonou o carrinho logo na primeira tentativa. Como vimos, é possível fechar vendas até 30 dias depois. O abandono de carrinho deve ser visto não como uma perda, mas como uma oportunidade de converter e entender o cenário do cliente.

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