• Ebit
  • por Ebit
  • Presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit acompanha a evolução do varejo digital no País desde o seu início, sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce. Através de um sofisticado sistema, que coleta dados diretamente com o comprador online, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado diariamente. São mais de 20 milhões de pesquisas coletadas em mais de 21 mil lojas virtuais afiliadas.

Com forte expansão das compras via mobile, faturamento do e-commerce cresce 10,3% na Black Friday 2017

27 de novembro de 2017
Share Button

Ao contrário dos dois últimos anos, crescimento foi motivado pela alta no volume de pedidos
A Black Friday gerou faturamento de R$2,1 bilhões no e-commerce em 2017, alta de 10,3%  ante aos R$1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano passado*. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$580 para R$562, na comparação entre os períodos.
A retração do tíquete médio já era uma tendência verificada pela Ebit na quinta-feira (23), véspera da Black Friday, quando os varejistas dão início às vendas dos produtos com descontos.
“Para atrair o consumidor, os varejistas fizeram ações promocionais mais agressivas nas categorias de maior valor agregado, que são as mais consumidas no e-commerce e isso refletiu no gasto médio”, afirmou Pedro Guasti, CEO da Ebit.
Para Guasti, o grande destaque foi o expressivo crescimento no volume de pedidos, que foi quase o dobro do estimado pela Ebit.
“Ao contrário das duas últimas edições, que foram pautadas pelo crescimento no tíquete médio, neste ano o grande vetor do crescimento foi no número de pedidos. Lojistas de todos os segmentos ofereceram produtos com descontos reais e isso atraiu o consumidor”, disse.  
Outro ponto de destaque da Black Friday foi o crescimento das compras realizadas por celular. “O share de pedidos feitos via celular aumentou 81,8% na comparação com o ano passado. Quase 30% dos pedidos já são realizados por meio de dispositivos móveis”, afirmou. O m-commerce representou 26,5% em volume financeiro das compras realizadas, alta de 41,5% ante 2016. “O valor médio das compras via dispositivos móveis foi de R$515, reflexo da maior participação de categorias de menor tíquete, como moda e acessórios e perfumaria e cosméticos”, disse.
Em apenas quatro anos, o m-commerce sextuplicou. “Em 2013, as compras por celular representavam apenas 4,4% do total. Com a expansão do mercado de smartphones e do acesso via 3G e 4G no Brasil, esse é um mercado em franca ascensão, com potencial de crescimento bem acima da média do mercado”, afirmou
Confira o ranking das principais categorias da Black Friday por volume de pedidos e faturamento:

*Os dados apresentados pela Ebit neste press release referem-se ao montante faturado pelo e-commerce nos dias 23 e 24 de novembro. Por conta de uma recente mudança de metodologia e aumento na antecipação de compras ocorrida este ano na véspera da Black Friday dia 23 de novembro, a Ebit irá a partir de agora divulgar o resultado agregado de quinta e sexta-feira, como já ocorre em outros países como Estados Unidos.
Veja todos os números do mercado de e-commerce brasileiro:

Os números do mercado de E-commerce

Você também vai gostar

Como fazer um desenho de processos sob medida para o seu e-comme... Para o seu cliente, o desenho do processo de seu e-commerce é algo bastante simples, que ele acredita ser composto por, no máximo, 4 etapas: acessar s...
Cursos de E-commerce e TI são alternativas para quem deseja se d... Cursos de E-commerce. A Globo News, apresentou ontem o programa Conta Corrente que falou sobre mercado de trabalho e os profissionais da área de E-com...
E-commerce no Natal: Previsão de crescimento de 25% No Bom Dia Brasil de hoje, a TV Globo abordou o crescimento do Comércio Eletrônico para o Natal (previsão de 25% segundo a E-bit). Destaque para o pot...
Criar logo de e-commerce, acerte sua primeira venda: a marca Criar um logo de e-commerce ou fazer o redesign da marca é um daqueles desafios que todo mundo gosta de participar. Diferente de descobrir a marg...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “Com forte expansão das compras via mobile, faturamento do e-commerce cresce 10,3% na Black Friday 2017”

  • Já era de se esperar este aumento nas ações de compras dos usuários serem realizados via mobile. O que esta ficando inviável é a criação de anúncios para desktop em empresas de publicidade online,devido a não apresentação de um ROI satisfatório sendo o custo por ação cada vez mais elevado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>