• José Abuchaem
  • por José Abuchaem
  • José Abuchaem é co-fundador e diretor de Marketing da Nuvem Shop. Antes de atuar na área de Marketing, atuou no setor financeiro da empresa. Nele criou a estrutura de faturamento, gerando Notas Fiscais eletrônicas (NFe) automatizadas internamente sem softwares de ERP ou faturamento. No dia-a-dia, procura focar na aquisição de clientes através de diversos canais, mostrando a filosofia Nuvem Shop para o mundo.

4 estratégias para melhorar os resultados das campanhas de e-commerce no Google AdWords

13 de abril de 2016
Share Button

Uma boa performance nas campanhas de e-commerce no Google AdWords só pode ser alcançada com estratégias realmente efetivas de otimização. Neste artigo, vou analisar a principal métrica para a saúde de suas campanhas e propor soluções para melhorar cada vez mais seus resultados.

Como analisar minhas campanhas?

O primeiro índice que você deve levar em consideração na sua análise é a CTR (click-through rate). Ela é a principal métrica para campanhas de AdWords, pois o primeiro ponto que precisamos garantir é que seu site seja visitado pelos usuários que fazem busca.
O Google considera boa uma CTR para Rede de Pesquisa entre 1% e 2%, contudo, essa é apenas uma média generalista, já que esse número pode variar muito dependendo do segmento de mercado e também dos objetivos de campanha.
Idealmente, quanto maior a CTR melhor. Uma CTR alta significa que você está comunicando exatamente o que os usuários estão buscando e, assim, está trazendo uma grande quantidade de visitas para a sua loja.
Qual estratégia adotar para aumentar a taxa de cliques das suas campanhas?

1- Ampliação de palavras-chave

Para que outros usuários vejam o seu anúncio é recomendado inserir mais palavras-chave. Desta forma, seu anúncio terá maior alcance e consequentemente mais cliques.
Parece óbvio, mas recomendamos que você não adicione as primeiras palavras-chave que vierem à sua cabeça, mas sim sinônimos ou outras expressões que não foram abordadas anteriormente.
Uma dica bem interessante para inserção de palavras-chave é analisar os termos de pesquisa. Para isso, vá até a aba “Palavras-chave” e clique em “Termos de Pesquisa”:

links1

Utilizando os termos de pesquisa você conseguirá descobrir quais expressões os usuários estão buscando e que ativam seus anúncios. Pode até parecer irrelevante adicionar palavras-chave à sua campanha, visto que os anúncios já estão sendo exibidos, mas essa ação é importante para aumentar o índice de qualidade de palavra-chave (voltaremos neste tópico mais adiante).
Não é adequado inserir todos os termos pesquisados, porque isso pode trazer tráfego sem qualificação. É preciso selecionar aqueles com os melhores indicadores, como por exemplo uma alta CTR e um custo por clique convertido baixo, o que significa que o termo é muito clicado, consome pouco orçamento e ainda traz muito resultado.
O exemplo a seguir mostra dois termos que estão sendo exibidos e não foram adicionados. Verificando a CTR e o custo por clique convertido, fica claro que o primeiro termo, além de ter uma taxa de cliques altíssima, tem um custo bem baixo por conversão, enquanto que o outro tem uma CTR mediana e tem um custo por clique 20 vezes mais alto que o primeiro.
Logo, é mais vantajoso acrescentar a primeira palavra.

links2

2- Negativação de palavras-chave

As palavras-chave negativas são bem importantes para suas campanhas e grupos de anúncio, pois elas restringem a impressão de seus anúncios para usuários pouco qualificados.
Por exemplo, se você vende camisetas customizadas e registrou em correspondência ampla ou modificada as palavras-chave “comprar camisetas”, “camisetas baratas” e “camisetas personalizadas”, o usuário que buscar por “comprar camisetas atacado” também visualizará seu anúncio e poderá clicar nele, gastando seu orçamento e saindo da loja logo em seguida sem comprar nada. Portanto, neste caso, o ideal é negativar a palavra “atacado” para evitar que isso aconteça.
Uma boa dica também é verificar nos termos de pesquisa quais palavras geram muitas impressões e poucos cliques; isso pode ajudar a identificar palavras que não fazem sentido para o seu negócio.

3- Testar a correspondência

Provavelmente você já teve dúvidas sobre qual correspondência de palavra-chave é a melhor para suas campanhas. A verdade é que não existe fórmula para saber, o ideal é testar o mesmo termo com correspondências diferentes.
Num mesmo grupo de anúncio, adicione a mesma palavra-chave com os quatro tipos de correspondência e deixe a campanha rodando por uma semana. Ao final do sétimo dia, verifique quais termos possuem a melhor CTR e o menor custo por clique convertido – essas métricas garantem muitos cliques pagando bem pouco.

4- Aumente o Índice de Qualidade

É sabido que quanto mais alto o Índice de Qualidade (IQ) e o custo por clique (CPC), maior será sua posição no leilão, logo, se você alcançou a nota dez, pode economizar seu orçamento sem perder cliques! A seguir, vou ilustrar um exemplo.
Imagine dois anunciantes: um lojista na minha agência e um de seus concorrentes. Ambos vendem o mesmo tipo de produto e disputam os cliques dos usuários, no entanto, o concorrente não possui muitos conhecimentos de marketing e tem um IQ de 5; para compensar a falta de qualidade, ele ajustou o CPC máximo com o valor de 3 reais. Enquanto isso, nosso lojista (Nuvem), mais entendido e preocupado com seu orçamento do AdWords, conseguiu um IQ de 7 e definiu seu CPC em 2 reais.
Sendo assim, nós temos:

links3

Neste primeiro cenário, o concorrente aparece na primeira posição, levando a maioria dos cliques, mas o lojista da Nuvem decide então resolver esse problema aumentando seu IQ, logo ele revisa suas palavras-chave, melhora os textos dos anúncios e insere páginas de destino mais adequadas para os usuários, conseguindo finalmente um IQ de 10.

links4

Depois de um tempo, o lojista Nuvem percebe que seu anúncio já está nas primeiras posições e decide ir além, testando um lance mais baixo e diminuindo em 20% o CPC.

links5

Neste novo cenário, observamos que mesmo diminuindo seu CPC o lojista Nuvem Shop ainda manteve sua posição inalterada, não perdeu cliques e de sobra está economizando 20% do orçamento desta campanha, valor que pode ser reinvestido em orçamento diário.
Em resumo, implementando todas as ações que mencionamos ao longo do artigo sua CTR estará super otimizada e, num curto espaço de tempo, você deverá sentir benefícios como:

• Mais visitas;
• Mais conversões e vendas;
• Tráfego mais qualificado no seu e-commerce;
• Economia de orçamento.

Lembre-se que sua campanha precisa ser atualizada constantemente, por isso, verifique semanalmente como estão as métricas e proponha mudanças, faça testes e assim arrase no marketing digital.

Você também vai gostar

3 importantes atitudes para cuidar bem do seu cliente no e-comme... Seu e-commerce investiu em marketing digital para atrair novos visitantes, fez com que um percentual destes visitantes se sentisse atraído pelos produ...
5 dicas de conteúdo para sua loja de cosméticos faturar muito ma... O mercado de Cosméticos & Perfumaria cresce aproximadamente 10% ao ano, tendo chegado a um faturamento de 43,2 bilhões de reais em 2014, segundo d...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>