Do Brasil e-commerce para o mundo. Quem nunca imaginou que seu negócio poderia ir longe, atravessar fronteiras e conquistar novos consumidores?
Esse tem sido o pensamento das lojas virtuais brasileiras, que têm despertado cada vez mais interesse em abrir e-commerce fora país.
O desejo ocorre por diversas razões, seja pela atual situação econômica ou pela competitividade atribuída aos produtos brasileiros. E é por isso que escolhemos esse para ser tema principal da sala “Emerging Cross Border Conference” durante o Vtex Day.
Afinal, para entrar em uma nova etapa do negócio, conquistar novos territórios e clientes e realizar o e-commerce para o mundo, é necessário estratégia e planejamento. Segundo Nil Strandberg, CEO e-Merging Markets e responsável pela sala:
“Antes de tudo, os empresários precisam saber onde estão as melhores oportunidades para vender fora do Brasil. Quais os mercados são interessantes e qual o tipo de produto que mais tem força no mercado internacional”.
Um bom termômetro para isso pode ser o ingresso em marketplace internacional, pois com um investimento menor e com menos risco, o empresário pode “testar” seu produto e conhecer melhor seu novo cliente.
Levar o e-commerce para fora do país também inclui questões como logística, marketing e nova comunicação. Por exemplo, como saber o limite entre atender o mercado externo via Brasil e o momento de montar uma estrutura para realizar o atendimento fora do país?
Se a entrega do produto foi um sucesso não se esqueça de que a logística reversa deve estar nos planos, pois e se o cliente resolver trocar o produto?
Outro ponto importante: marketing e comunicação. Será um novo perfil de consumidor atendido, por isso é preciso ficar atento às questões culturais e às datas específicas para a realização de promoções, pois datas como dia dos namorados e outras acontecem em dias diferentes das brasileiras.
Leia também:
Quer saber mais? Então não perca essas e outras questões que serão abordadas durante o Vtex Day 2016, a sala E-merging Cross Border Conference.
A proposta do encontro é mostrar aos empresários de e-commerce, o verdadeiro “caminho das pedras” para a exportação de produtos.
O encontro terá a apresentação de cases de empresas que já passaram ou estão investindo agora na internacionalização do e-commerce, além de especialistas no assunto.
Texto publicado anteriormente no blog do Vtex Day.
Veja mais: Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo?