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E-mail marketing e datas comemorativas: 6 erros de estratégia

13 de fevereiro de 2015
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As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para criar ações temáticas e incentivar as vendas. Nesse cenário, o e-mail marketing é provavelmente a melhor ferramenta para essa estratégia.
Mas é preciso ficar atento para alguns erros comuns de planejamento. Conheça e risque da lista estes 6 erros:

Não ter um calendário editorial

Antes de qualquer ação, você precisa montar um calendário editorial. Isso pode ser feito em qualquer software ou até mesmo em uma simples planilha. Procure colocar todas as datas comemorativas que podem ser aproveitadas no seu nicho.
Importante: datas menos populares também podem entrar no calendário, o critério de seleção será a relevância para o seu público-alvo. Por exemplo, todos os e-commerces fazem ações no Dia dos Pais, o que torna a data mais competitiva, mas se você atua no segmento de beleza, aproveitar uma data comemorativa menos conhecida, como o Dia do Beijo, é extremamente relevante e pode gerar excelentes resultados.

Não segmentar seus envios

Não adianta mandar um e-mail com produtos para gestantes no Dia das Mães se seu público não se encaixa nesse perfil. É importante conhecer sua lista antes de mandar um e-mail. Segmente seus envios pela localização, certos feriados são regionais, crie grupos de acordo com interesses, gênero e idade.
Você também pode criar listas considerando o comportamento do consumidor, como procrastinadores, que deixam as compras para última hora ou altamente engajados, que costumam comprar já no primeiro e-mail.

Criar assuntos confusos ou clichês

O que faz você abrir um e-mail? Trabalhar para criar uma linha de assunto atrativa é crucial para ter sucesso na sua campanha. Evite trocadilhos ou frases clichês com as datas comemorativas, “É Natal na nossa loja, mas quem ganha o presente é você”, isso não atrai os clientes.
Procure ser direto e destacar as principais vantagens contidas na sua mensagem, como frete grátis, descontos de até 80%, ofertas limitadas por quantidade ou determinadas por período.

Enviar milhares de e-mails a todo o momento

É importante escolher o período certo para enviar seus e-mails. Com certa antecedência, mas não muito distante da data para que sua mensagem não entre no esquecimento. O ideal seria fazer pelo menos dois disparos: uma semana antes da data e um ou dois dias antes.
Existem tipos de e-mails para enviar em diferentes momentos, save the date, pré-data, na data ou ainda pós-data, é recomendável não enviar todos só por enviar, analise sua lista e avalie quais e-mails seriam mais interessantes de acordo com o comportamento do destinatário.

Entrar totalmente “no clima” das datas

Criar um e-mail marketing com layout customizado e temático é altamente recomendável. Assim como utilizar assinaturas de e-mail e um logo personalizado para data. Porém é preciso manter a identidade da marca.
Lembre-se: seus destinatários precisam ser capazes de reconhecê-lo.

Não ser mobile

Criar conteúdo “mobile friendly” é sempre um item na checklist de marketing. As vendas via dispositivos móveis não param de crescer e a tendência é que cada vez mais pessoas aproveitem a comodidade do mobile commerce.
Imagine que um homem esqueceu o Dia dos Namorados e precisa mandar um presente para a namorada enquanto sai do trabalho. Ele pega o smartphone e compra uma bela cesta de flores que será entregue a ela antes que ele chegue em casa.
Um m-consumidor deve ser capaz de fazer todo o processo de conversão em qualquer dispositivo móvel, desde abrir seu e-mail marketing, navegar na página de destino e efetuar a compra.

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