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  • por Freddy Thorvaldsen
  • Freddy Thorvaldsen é profissional de marketing e publicidade com grande experiência em estratégias de marketing e vendas para marcas nacionais e internacionais (B2C e B2B), gestão de projetos Internacionais em países como Noruega (In loco), Filipinas (in loco), França (in loco), Portugal, EUA, Ucrânia e Alemanha. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA Executivo internacional nos EUA (Ohio University). Bacharel em Publicidade e Propaganda e Curso Portfólio pela ESPM.

Otimize a sua estratégia de comunicação enviando newsletters

15 de abril de 2019
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Imaginemos que somos os donos de uma PME do setor alimentar; de uma pizzaria para sermos mais precisos.

Fazemos as melhores pizzas da cidade porque temos bons fornecedores e os melhores funcionários, estamos num ponto concorrido onde não para de passar gente e… O que nos falta para sucesso? Sim, comunicação com os clientes. Como você faria?

Com flyers promocionais? Pouco efetivo. Anúncios televisivos? Muito caros. Telemarketing? Ter uma pessoa agarrada ao telefone ligando a todos os clientes não me convence. Redes sociais? Talvez, ainda que a taxa de conversão seja baixa.

Nada disso, a melhor técnica para otimizar a comunicação na sua empresa é enviar newsletters.

O que é uma newsletter e como funciona?

Como posso comunicar ao enviar newsletters

Antes de tudo, quero relembrar que se decidimos unicamente enviar e-mails aos nossos clientes não estamos seguindo uma excelente estratégia de comunicação; precisamos reforçar com outros canais, seja com redes sociais e/ou com telemarketing (ainda que esteja mais focado no serviço pós-venda).

Vamos focar na técnica que nos dá os melhores resultados, o e-mail marketing… E é o e-mail marketing que converte 40 vezes mais que o Facebook e o Twitter juntos, sendo assim a ferramenta de marketing online mais eficaz.

Por isso, quero saber como posso incluir o e-mail marketing no meu dia dia, na minha pizzaria… Vamos começar?

Fixe o objetivo de comunicação

Como em tudo, o primeiro passo é fazer se planejamento: apontar seus objetivos com o envio de newsletters. Vamos dividir em 3 possibilidades:

  • Aumentar as vendas: vender mais é o objetivo por excelência de fazer e-mail marketing. O fato de ser a ferramenta de marketing online com o ROI mais alto ajuda a tornar este objetivo realista.
  • Fidelizar clientesgerar engajamento com os clientes. Se cumprir este objetivo conseguirá que os seus clientes sejam leais à marca, além de melhorar seu posicionamento e credibilidade, já que os clientes verão que não lhe interessa apenas vender, mas também que se interessa por eles.
  • Informar: outro objetivo que lhe podes fixar é o de melhorar a comunicação interna da empresa. Para isto o e-mail marketing também é uma boa opção, já que dispomos de templates.

O fato de querer fazer, por exemplo, uma campanha de fidelização não exclui que faça com o mailing também campanhas comerciais para aumentar as vendas: seus objetivos podem e devem ser complementares.

Escolha um software de e-mail marketing

O segundo passo é escolher uma aplicação ou plataforma de e-mail marketing para poder concluir seus objetivos definidos no passo anterior.

Além de encontrar uma solução de email marketing confiável, procure por templates pré-definidos, personalizáveis e responsivos, que atenda diferentes setores empresariais.

Construir sua campanha de e-mail

Uma vez que já sabe que objetivos tem e com qual solução de email marketing irá trabalhar, falta construir as newsletters. Defina o assunto, prepare o preheader e a mensagem que quer fazer chegar aos seus contatos.

Caso não tenha tanto conhecimento no canal. Para que a mensagem seja mais atrativa, o mais recomendável que utilize templates pré-definidos da plataforma, já que assegurará fazer uma campanha com um design feito por um especialista que possivelmente pensou em todo o tipo de dispositivo.

Na hora de escolher um template deverá sempre lembrar qual é sua intenção ou objetivo principal que ficou na primeira fase da sua pizzaria.

Distinguiremos três tipos de newsletters segundo a sua finalidade:

Newsletter comercial

No caso de decidir seguir uma estratégia comercial para aumentar as vendas. A chave nestas newsletters é a inclusão de CTAs, ou seja, links que dirigem diretamente para a página de compra de algum produto.

As newsletters comerciais caracterizam-se por incluir produtor e o seu preço, procurando atrair a compra impulsiva.

Voltando ao exemplo da nossa pizzaria, este tipo de template resultaria para informar aos clientes as promoções existentes no preço das pizzas. Ou quem sabe um cupom de desconto para provar um novo sabor?

Newsletter de fidelização

Não devemos eleger uma newsletter mostrando as nossas promoções se queremos seguir uma estratégia de fidelização. Esta é a característica básica que partilham as newsletters com a intenção de fidelizar os clientes. O objetivo deste tipo de newsletter é o de informar e gerar valor para o destinatário.

Os CTAs aqui, geralmente são dirigidos a páginas internas da página web corporativa, como por exemplo, a um novo artigo no blog ou a receita de uma nova pizza que quer introduzir no mercado. Outra ideia boa aqui seria um programa de pontos, com pontuação maior para quem pede a pizza pelo site.  Ao atingir determinada pontuação em um período, leva uma mini pizza doce, que tal?

Newsletter informativa

Caracterizam-se pelo design básico, ideal para cumprir o objetivo de comunicar com os seus colegas, fornecedores e colaboradores. Ao ser o dono de uma pizzaria, este template seria ideal para informar os colegas do relatório semanal sobre como está o negócio, não?

Este modelo também pode ser utilizado para clientes. Porém, normalmente é mais recomendado para quem utiliza um blog como estratégia de negócio. Com bastante fluxo de conteúdo novo, é saudável contar para seus clientes o que tem acontecido no blog durante a semana.

Que tal um blog de pizzas modelo Tastemade? Sim, claramente uma estratégia destas, além de informativa serve para fidelização. São complementares, lembra?

Lembre-se que comunicar não é apenas falar; também deve ouvir, interagir, perguntar aos clientes e entender o que dizem, e para isso, o melhor é apostar no e-mail marketing na sua estratégia de comunicação.

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