• Avatar
  • por Ana Rita Polachini
  • Especialista em web analytics e métricas. Certificada Webtrends e Google Analytics, atua há 8 anos na área, teve passagem por empresas como CLM e Wunderman, atuando na implementação, suporte e análise de métricas em grandes empresas como Americanas, Submarino, Banco Bradesco, Banco Itaú, Microsoft, entre outros.

Como configurar o seu E-commerce no Google Analytics

20 de março de 2013
Share Button

E-commerce no Google Analytics. Quando falamos de e-commerce devemos estar cientes que para o Google Analytics analisar os dados corretamente é necessário que o perfil esteja habilitado para e-commerce e que o tagueamento de transações/itens esteja implementado no site.
1.Configuração no perfil
Para habilitar o perfil desejado para e-commerce é necessário entrar no perfil e clicar em Admin.

E-commerce no Google Analytics

Com a configuração aberta clicar em Profile Settings ? E-commerce Settings ? Yes, an E-commerce Site ? Apply

E-commerce no Google Analytics

2.Tagueamento e-commerce
O tagueamento de e-commerce é um complemento do tagueamento principal que já explicamos anteriormente, sendo assim este tagueamento depende da implementação do tagueamento padrão para funcionar.
Para a captura dos dados de e-commerce o Google Analytics trabalha com três comandos principais que são:

E-commerce no Google Analytics

A sintaxe para o tagueamento segue uma padronização e cada campo corresponde a uma hierarquia dentro do e-commerce. O tagueamento de e-commerce consiste em um bloco para a transação ( _addTrans ) e, em outro bloco para o Item (_addItem). O bloco do _addItem deve ser repetido para cada item do carrinho/compra.
Os dois blocos de tagueamento devem ser configurados na página que finaliza o processo de compra no site e os valores devem ser substituídos a cada compra realizada e finalizada. Dentro da hierarquia do bloco de transação (_addTrans) existem oito informações, porém somente duas são obrigatórias:

E-commerce no Google Analytics

Dentro da hierarquia do bloco de itens (_addItem) existem seis informações, porem somente quatro são obrigatórias:

E-commerce no Google Analytics

Com isso vamos analisar como ficará o taguamento da compra que realizamos no site do Brandsclub:
Item 01 ? Caçarola Aço com Alças Duo 2,8L – Tramontina – 149,99
Item 02 ? Rasteira Transada – DR Shoes – 64,99

E-commerce no Google Analytics

Com o cenário acima se trocarmos as variáveis no nosso tagueamento, teremos as seguintes informações:

_gaq.push([‘_addTrans’, ‘1245409’, ‘brandsclub.com.br’, ‘229.32’, ‘14.34’, ”, ‘Sao Paulo’, ‘SP’, ‘Brasil’]);
_gaq.push([‘_addItem’, ‘1245409’, ‘80001…’, ‘Caçarola Aço com Alças Duo 2,8L’, ‘Tramontina’, ‘149.99’, ‘1’]);
_gaq.push([‘_addItem’, ‘1245409’, ‘80002…’, ‘Rasteira Transada’, ‘DR Shoes’, ‘64.99’, ‘1’]);

O resultado final da implementação no código, ficará assim:

E-commerce no Google Analytics

Após essa configuração, as análises do e-commerce devem ser visualizadas em Conversions ? Ecommerce. Dependendo da necessidade em relação à análise o menu mais apropriado deve ser escolhido, de acordo com as explicações abaixo:

E-commerce no Google Analytics

Você também vai gostar

4 dicas para otimizar a descrição de produto na loja virtual Como otimizar a descrição de produto na loja virtual? Possuir conteúdo único – sem cópias ou republicações de outros sites, colocar as especificações ...
Precificação dinâmica é a representação moderna da Lei da Oferta... De manhã, o consumidor acessa uma loja virtual e encontra o produto que tanto procura, mas acha o preço um pouco acima do que esperava. No início da t...
A importância da embalagem no E-commerce A embalagem no e-commerce deve ser alvo de preocupação tanto quanto os outros itens necessários para criação de uma loja virtual. A experiência do cli...
Como encontrar o melhor modelo de negócios de e-commerce O ponto-chave para o seu sucesso começa com a definição do melhor modelo de negócios de e-commerce para você. Ter uma loja virtual que não tenha um mo...
Seu e-commerce não vende? Como o marketing digital pode te ajuda... Temos um dado triste no Brasil: mais de 30% das lojas virtuais fecham nos primeiros 2 anos de atuação, segundo dados do IBGE. Isso se deve, muitas vez...
Como montar uma loja virtual Como montar uma loja virtual. Constantemente você vai ler aqui no nosso blog, vai ouvir nas aulas e uma hora também vai concordar. Ter uma loja virtal...
4 maneiras de criar mais valor no e-commerce Em tempos de crise muitos empreendedores falam sobre cortar gastos e diminuir as expectativas das empresas. Apesar disso eu acredito que ainda existe ...
O perfil dos brasileiros interessados em veículos O fato de que há muitos brasileiros interessados em veículos não é novidade. Vemos muitas histórias de amor entre o homem e a máquina. Além disso, ter...
Monitorar a concorrência pode fazer sua empresa vender mais Sabemos que atualmente as empresas de diferentes segmentos estão utilizando o e-mail marketing em suas campanhas no intuito de, não apenas melhorar se...
Google Analytics + Navegg Analytics: definindo perfil de público... Definindo perfil de público para publicidade segmentada | do E-commerce Brasil Um dos maiores desafios de uma campanha é atingir o público correto, ou...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>