Lojistas e empreendedores que querem agradar todo mundo acabam não tendo sucesso, porque seus trabalhos se tornam genéricos. Mas quem gosta de coisas genéricas?
Você prefere algo básico ou algo que parece ter sido feito para você? As respostas são simples não é mesmo? As pessoas querem se sentir especiais, querem saber que são entendidas por alguém.
Quando você tem uma loja virtual de produtos genéricos, e não estou falando de qualidade, ou produtos falsificados, mas sim de produtos que não são específicos para nada ou ninguém. Tipo aquela sua loja de tênis esportivos que não vende nada porque você não consegue concorrer com a Netshoes.
Agora quem sabe, se ao invés de tentar agradar todo mundo, você tivesse iniciado no mundo do e-commerce com uma loja virtual de tênis para Triathlon?
A boa notícia é que loja de tênis para triathlon dá certo, a má notícia é que alguém já pensou nisso antes de você. E você precisa pensar em outra coisa para alcançar o sucesso. Veja, Fastrunner.com.br. O segredo do sucesso é o foco. Digo alcançar o sucesso, porque esse é o destino de quem foca seu público no nicho de mercado.
Mas atenção no foque todos os seus esforços em produtos que ninguém tem interesse em comprar, pesquise um foco que você goste, que tenha público e que dê dinheiro. Não é uma busca fácil, mas também não é impossível.

O poder do não

Quando você define um nicho de mercado, você precisa focar em algo muito específico, pois só assim, você vai conseguir que o seu cliente se sinta especial, o cliente vai saber que alguém passou pelo mesmo problema que ele e encontrou a solução.
Por exemplo, a loja 33 e 34 especializada em sapatos para mulheres que calçam 33 e 34, porque só quem calça esses tamanhos sabe o quanto é difícil encontrar sapatos femininos nesse tamanho, que não sejam infantis.
Outro exemplo é a Alergo House, uma loja virtual de produtos para pessoas alérgicas, porque só quem é ou tem uma pessoa alérgica na família sabe o quanto é difícil encontrar produtos específicos.
Esses produtos específicos fazem toda a diferença e podem garantir coisas simples, como uma noite de sono tranquila, então quando o cliente chega nessa loja virtual, ele sabe que alguém entende todas as dificuldades que ele passa.
Talvez você não tenha se dado conta, mas nesses exemplos os lojistas precisaram tomar uma decisão muito importante, que foi dizer não. Dizer não para quem não fosse o público específico que eles gostariam de atingir, dizer não para quem quer tênis para caminhada, dizer não para quem calça 37, dizer não para quem não tem alergias.
Fazendo essas escolhas os lojistas diminuíram muito o número de possíveis clientes, mas não se engane pensando que isso foi ruim, isso foi ótimo. Quanto menos pessoas seu e-commerce precisa agradar mais chances ele tem de acertar. Falando assim parece estranho, pois quando você imagina um alvo, quanto maior ele for mais chances de acertar.
Mas nós estamos falando de pessoas, cada uma tem seus gostos e suas escolhas, por isso, quanto menor o nicho, mais chances de acertar, pois você vai reunir em um só lugar pessoas com o mesmo problema e aí sim você tem um alvo. Quando você quer agradar a todos você não tem um alvo. Um alvo é um foco, e um foco significa um nicho de mercado.
Eu vou falar mais desse assunto, na minha palestra no Congresso CECOMPE 3.0 que ocorre nos dias 22 a 26 de fevereiro. O Congresso é gratuito e totalmente online, basta se cadastrar e já está participando. Espero ter conseguido te mostrar a importância do nicho de mercado. Até a próxima. 😉

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É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

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