O foco central de qualquer bom negócio digital é uma estratégia eficaz de marketing digital. Construir uma presença online maior trará resultados: mais visitantes ao seu site e, claro, mais lucro para você!

1- O triângulo de SEO

A primeira parte fundamental deste processo é cobrir os três cantos do triângulo SEO.

A primeira é a Otimização do Mecanismo de Pesquisa Técnica: sites como o Google ou o Bing precisam encontrar seu website, ler seu conteúdo e exibi-lo para consultas de pesquisa relevantes.

Você precisa garantir que seu site seja codificado e estruturado em um idioma que os sites possam ler com facilidade. Os sites chamativos podem parecer ótimos para os visitantes, mas, se não forem codificados de maneira amigável em um mecanismo de pesquisa, ninguém os verá.

A segunda área é conteúdo. Você precisa garantir que o conteúdo do seu website seja otimizado para o mecanismo de pesquisa. Você precisa criar seu conteúdo em torno das palavras-chave que você acredita que seus clientes estarão procurando.

Em terceiro lugar, você precisa construir backlinks de qualidade com outros sites vinculados ao seu setor. Se o seu processo de otimização for eficaz, você perceberá como seu site aparece na parte superior dos resultados de pesquisa do Google.

Por exemplo, se você está vendendo bonés de alta qualidade e tem uma página otimizada para isso, seu site será uma das primeiras sugestões nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Se você chegar à primeira posição nos mecanismos de pesquisa, verá como os visitantes e as taxas de conversão aumentam significativamente.

2- Publicidade

Muitas empresas encontram muito valor na implementação de campanhas de publicidade do mecanismo de pesquisa em combinação com um forte triângulo de SEO. Os anúncios pagos segmentados nos anúncios do Google e nas redes sociais podem ser muito eficazes na segmentação de públicos específicos.

Este pagamento por clique modal para publicidade abre uma nova avenida de informações sobre potenciais clientes e a eficácia das próprias campanhas. Utilizado de forma eficaz, pode dar-lhe uma posição privilegiada no Google que levaria meses ou anos de SEO orgânico para alcançar.

3- Trabalhar com palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave são os termos para os quais você deseja otimizar seu site. Se você quiser que os produtos de seu site de comércio eletrônico apareçam nos resultados de pesquisa do Google para uma palavra específica ou frase curta, isso deve ser incluído no conteúdo e nos metadados da sua página.

No entanto, você deve levar em conta que você encontrará grande concorrência entre as palavras-chave amplamente utilizadas. Por esse motivo, é muito importante concentrar-se em palavras-chave longas, incluindo informações específicas sobre o seu produto, de uma forma que faça você se destacar de outros concorrentes.

Por exemplo, se você gerencia um site de comércio eletrônico de tênis e quer posicionar-se para a palavra “raquete de tênis”, encontrará muita concorrência. No entanto, é possível posicionar o seu site para o termo “raquete de tênis preta Dunlop leve”.

Nesse caso, você oferece informações que fazem você se destacar de seus concorrentes e permite que você fique visível para os usuários da Internet que procuram um determinado produto.

4- Enfatize o posicionamento local

Se você otimizar o site de comércio eletrônico de uma empresa que também possui lojas físicas, é de extrema importância que essas lojas também apareçam nos resultados de pesquisa da cidade em que estão. Para isso, você precisa trabalhar com suas palavras-chave e diretórios locais.

Se sua empresa estiver vendendo para regiões ou países específicos, verifique se suas palavras-chave contêm esse local. Esta é uma prática complementar com as “Palavras-chave de Cauda Longa”, que exploramos anteriormente. Por exemplo, se esta loja de tênis estiver localizada em Bordeaux, sugerimos que você trabalhe com o termo “light Dunlop black tennis racquet Bordeaux”.

Por outro lado, é essencial aparecer nos diretórios locais para que seu site de comércio eletrônico seja otimizado adequadamente para o SEO local. Isso pode ser obtido registrando sua empresa em plataformas como o Google Meu Negócio, Yelp ou TripAdvisor, entre outros.

Tenha em mente que existem alguns diretórios locais especializados para alguns tipos específicos de negócios. É por isso que é importante fazer um pouco de pesquisa para saber quais são os mais importantes dentro do seu setor.

5- Desenvolver um plano de rede social personalizado

As redes sociais são essenciais para fazer seu negócio decolar. Independentemente do setor em que você trabalha, você deve estar presente no Facebook e no Twitter e procurar outras redes interessantes em seu setor. Por exemplo, se você é um designer gráfico, é melhor registrar perfis em plataformas como Instagram, Tumblr ou Pinterest.

Mas estar presente nas redes sociais não é apenas abrir uma conta em cada uma delas: você precisa criar posts interessantes para comunicar o que você faz e por que você se destaca entre seus concorrentes, interage com seus seguidores e realiza ações e promoções para alcançar tantos quantos você puder.

Se você deseja desenvolver um plano de rede social eficiente, precisa conhecer as características especiais de cada plataforma e usá-las a seu favor.

Algumas redes sociais são mais adequadas para empresas em alguns setores específicos, enquanto outras plataformas são melhores para outros setores. Estar presente nas redes certas para a sua empresa é de extrema importância para ter sucesso online!

6- Conteúdo original e de alta qualidade

É claro que o conteúdo é rei e vital para melhores classificações. Um conteúdo original de alta qualidade e otimizado para as suas palavras-chave tornará seu site de comércio eletrônico mais interessante para o Google e também para seus visitantes.

Para fazer isso, você pode trabalhar com descrições de produtos e categorias ou criar um blog no qual você fala sobre diferentes tópicos relacionados ao seu setor.

Se você optar por trabalhar em suas descrições de produtos ou categorias, estará se concentrando nos mecanismos de pesquisa e informando seus visitantes sobre o que você oferece. Isso pode ajudar a obter classificações melhores graças ao conteúdo em si.

Se você decidir criar regularmente conteúdo original em seu blog, poderá obter classificações melhores graças ao aumento do tráfego e do tempo gasto em seu site. Claro, uma combinação de ambas as estratégias é a melhor estratégia de conteúdo.

7- Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta básica para webmasters. Sugerimos que você registre seu site de comércio eletrônico aqui. O Search Console permite que você visualize dados interessantes sobre os detalhes dos visitantes do seu site.

Ele mostra como seus visitantes o encontram e os links de outros sites que redirecionam os usuários para os seus.

Outra vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de verificar o status de indexação de suas páginas da web e os avisos que você receberá se houver algum problema técnico que não permita que o site da sua empresa seja exibido
corretamente.

Em suma, esta é uma ferramenta gratuita que permite manter o site da sua empresa sob controle.

Author

Copywriter, Graduado em Jornalismo pela Universidade de Zaragoza em 2015, trabalha no setor de Marketing Online há anos, especialmente em Social Media e Criação de conteúdo. Atualmente, trabalha na rankingCoach, um software que permite aos webmasters classificar seus sites nas primeiras páginas dos resultados do Google. Você pode encontrá-lo em nosso site www.rankingcoach.com

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