• Renann Mendes
  • por Renann Mendes
  • Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen, referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

Como montar uma campanha de links patrocinados eficiente

8 de abril de 2013
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A palavra-chave para a campanha de links patrocinados eficiente é adequação. Para adequar, é sempre saudável entender um pouco mais do perfil de quem está buscando. É importante ressaltar ainda que recomenda-se montar campanhas diferentes para cada plataforma de link patrocinado. O “comportamento” das pesquisas também sofre variação do Google para o Yahoo!, por exemplo.

Montagem de uma campanha de links patrocinados eficiente

O Google tem uma rígida política de restrições em seus anúncios. Existe, literalmente, uma lista negra de palavras. Caso seu anúncio contenha alguma destas palavras ou viole qualquer item da política do site, será retirado de veiculação. Casos variam, os anúncios podem ser reprovados ou até mesmo o site suspenso (ocorre quando existem violações recorrentes ou uma grave). Sites com palavras proibidas na URL, por exemplo, são proibidos definitivamente de figurar com o serviço.
A lista de restrições é bem extensa. Contém muitas palavras que remetam violência, discriminação, linguagem imprópria, direitos autorais e muitas outras situações.
Ainda na busca pela campanha eficiente, é importante entender quando usar Links Patrocinados e quando usar a Otimização para Buscas (SEO). Leia mais sobre o assunto aqui: SEO ou Links Patrocinados?
Saiba definir também qual opção de ferramenta é mais adequada ao seu público. Onde aparecer?

Rede de pesquisa

• Usuário está buscando informações sobre seu produto/serviço.
• Anúncio de texto pago por clique (CPC).
• Acionado através de palavras-chave.

Rede de Display

• Usuário está navegando em sites relevantes sobre seu produto/serviço.
• Anúncio de texto, gráfico e vídeo. Paga por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM).
• Presente em sites de conteúdo, e-commerce, ferramentas Google em geral.
• Acionado através de contexto ou seleção de canais.

Como meu anúncio deve ser?

O ponto primordial de sua campanha eficiente é elaborar seu anúncio. A segmentação e escolhas de onde aparecer são importantes. Mas a adequação da comunicação não pode ser deixada de lado.
Não basta simplesmente anunciar algumas palavras e esperar pelos clientes. Seu anúncio deve ser adequado ao momento de cada busca. Entender a situação é decisivo para qualificar suas exibições em links patrocinados.
A importância disto é verificada quando entendemos que os primeiros resultados de busca no Google, por exemplo, não são necessariamente dos clientes que pagam mais para anunciar. Os valores influenciam, mas o que define os primeiros resultados é a relevância do conteúdo. Assim, a qualificação não será apenas no retorno que seus anúncios terão. Se eles não estiverem qualificados, não serão bem classificados.
Trata-se de analisar as possibilidades. O nível de interesse por determinado assunto vai variar constantemente. É recomendado que se preveja as situações e tenha um tipo de anúncio apropriado à cada uma delas. Uma dica importante, sempre tenha a palavra buscada citada no anúncio. Essa técnica também aumenta a conversão.

Como elaborar um anúncio vendedor

Alguns conceitos básicos podem ajudar bastante na elaboração do texto:

• Maior desafio: chame a atenção do cliente em potencial, seu produto deve estar dentro do contexto que mais o interessa. Uma das formas mais recomendadas para atingir isso é sair do padrão, do lugar comum.
• Desafie o cliente, busque por uma interação.
• Mostre o caminho. Informe precisamente o que é necessário para a compra, ou o que pode ser o grande diferencial, sua oferta.
• Caso tenha um telefone importante para definir a venda, coloque o telefone no anúncio.
• Conheça a Política de Restrições. Palavras proibidas vão reprovar seus anúncios e talvez até suspender sua conta.
• Inclua informações importantes de suas ofertas. Frete, parcelamento, condições de pagamentos.
• Dê atenção à URL visível, ela pode chamar até mais atenção que seu anúncio.
• Dentro de seu servidor, organize bem os arquivos. Se o link de destino é uma página de produtos, coloque dentro da pasta “Produtos”: SeuDomínio.com.br/Produtos conta positivamente para o Índice de Qualidade.

Não se assuste com a taxa de rejeição. Seu tráfego vai aumentar, logo sua taxa de rejeição deve ser maior.

Estrutura do anúncio

Estrutura de um anúncio no Adwords

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