Responda rápido: qual a primeira coisa que você faz no dia, ao acordar, e qual é a última tarefa do dia, feita logo antes de se deitar para dormir?
Existe uma enorme chance de você (e muita gente) responder “dar uma olhadinha no Facebook ou no Twitter”. Ou seja: mesmo sem considerar boa parte das horas do dia, já dá para dizer que participar das redes sociais se tornou hábito bem fundamentado no cotidiano das pessoas, passando a fazer parte da vida delas e se transformando em uma poderosa ferramenta para levar visitantes e “bombar” seu e-commerce.
Mas, como sempre, a realidade não é tão simples. Dados da Harvard Business Review revelam que apenas 12% das empresas de e-commerce consideram que suas ações nas redes sociais, entre Facebook, Twitter, Pinterest e Youtube, estejam sendo realizadas de forma efetiva.
Talvez esse seja o caso da sua empresa — e, se for, você com certeza deve estar se perguntando sobre qual seria o melhor caminho estratégico para dominar, de fato, esse canal tão fértil…
Tenha o foco na estratégia e no social
Parte desses fracassos nas redes sociais por parte das empresas se deve à falta de um fator muito simples: foco e planejamento. Nesses termos, trata-se de uma estratégia de marketing como outra qualquer, que precisa de certas perguntas e respostas básicas: o que se pretende atingir, como fazer isso e qual o retorno financeiro esperado.
O que muitas empresas de e-commerce andam fazendo — e fazendo errado — é simplesmente criar perfis nas redes e começar a postar conteúdo, sem nenhum planejamento ou estudo prévio.
Ainda nesse aspecto, para ter sucesso nas redes sociais, é necessário que a estratégia tenha um forte viés social — afinal, estamos falando de um meio que, apesar de estritamente ligado à tecnologia e a aspectos técnicos, é feito por pessoas, seres humanos que se relacionam. Assim, sua empresa de e-commerce deve possuir uma “cara”, uma “persona” nas redes sociais. Ficou difícil imaginar?
É só pensar em como seria sua empresa se fosse uma pessoa, um ser humano de carne e osso, listando adjetivos, atributos e interesses. Dessa forma, o seu público passa a se identificar de forma mais efetiva com sua empresa, o que aumenta a conversão e traz mais lucros.
Avalie a possibilidade de usar a estratégia dos Social Ads
Outro elemento estratégico bastante utilizado atualmente nas redes sociais são os Social Ads — aqueles anúncios pequenos e curtos, geralmente com um texto e uma imagem, inseridos na timeline e nas páginas principais das redes sociais, principalmente do Facebook —, você com certeza já viu um deles funcionando!
Esses anúncios funcionam de maneira bem parecida com os links patrocinados do Google, segmentados por localidade, rede de amigos, e principalmente dados das atividades dos usuários — ou seja, se um indivíduo anda procurando na internet sobre livros de determinado assunto, os Social Ads que aparecerão para ele serão sobre essa pesquisa.
Os Social Ads, se utilizados tendo como base uma estratégia sólida, trazem ótimos benefícios — cliques, acessos, conversões, e, claro, vendas. A dica para esse tipo de ação é usar textos chamativos, curtos e impactantes, além de imagens que chamem a atenção e conteúdo relevante para o seu público.
Mas e o seu e-commerce? Já está nas redes sociais? Se sim, quais estratégias você tem promovido — com sucesso ou nem tanto?