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Buyer Persona: Compreenda melhor quem é seu cliente e do que ele precisa

13 de dezembro de 2013
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Quando o assunto é automação de marketing o conceito de buyer persona é um dos mais importantes. Mas, mesmo com tanta informação disponível muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são, para que servem, e especialmente, como montar uma persona. Neste artigo vou esclarecer as dúvidas mais comuns e passar algumas dicas para a criação de personas.

Mas afinal, o que é uma Buyer Persona?

Buyer Persona são apenas representações simplificadas dos clientes ideais de uma empresa. Uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. As aplicações de uma buyer persona são inúmeras, mas para quem trabalha com marketing de conteúdo apenas uma interessa: buyer persona bem definidas significam um marketing de conteúdo mais efetivo.

O que são buyer personas e como criá-las
Exemplo de Buyer Persona, usando nosso template.

Como criar uma buyer persona

Buyer Personas não podem ser criadas através de palpites ou suposições. Para que o produto final seja de qualidade é necessário a realização de pesquisas, entrevistas e coleta sistematizada de dados junto à clientes e prospect. A lista de perguntas que podem ser feitas é extensa, e varia de acordo com o segmento de cada empresa. Mas uma informação é fundamental: como o seu produto, ou serviço, ajuda na vida do seu cliente.

Análise dos dados

O segundo passo é tentar encontrar características comuns entre os clientes, ou seja, quais são os problemas, as reclamações mais comuns e as soluções mais citadas. Quais são as características mais comuns entre os pesquisados? Quais são os problemas mais citados? Em resumo, quais são as características comuns que indicam que estas pessoas possuem uma mesma demanda por conteúdo. Em seguida, componha as personas e defina quais são as mais importantes.
Não existe um número mínimo, ou máximo, a recomendação é começar com algumas personas mais importantes e realizar avaliações periódicas sobre a necessidade de inclusão, ou retirada, de alguma persona.

Evitando os erros mais comuns

Não crie personas demais

Esse talvez seja o erro mais cometido por empresas durante a criação de suas primeiras personas: foco na quantidade e não na qualidade. Não cometa este erro, uma empresa com poucas personas bem definidas, e consequentemente bem trabalhadas, vai conseguir melhores resultados. Na dúvida, comece com uma ou duas personas, e vá criando outras a medida que a necessidade aparecer.

Tome cuidado com o “eu acho que”

Personas são muito úteis para o marketing de conteúdo, especialmente por causa de sua clareza. Mas não se engane, por trás dessa aparente simplicidade deve existir muita pesquisa e estudo. A construção de um persona deve ser feita com base em fatos e dados, não em palpites ou especulações. Uma persona errada pode trazer mais problemas do que soluções.

Não perca tempo com detalhes irrelevantes

Durante o processo de criação de personas, especialmente nos últimos passos, é muito comum surgirem discussões irrelevantes sobre pequenos detalhes. Mantenha o foco nas características importantes, como, qual problema nossa empresa resolve para essa persona. Se você um dia estiver no meio de uma discussão sobre a cor dos olhos, ou dos cabelos da sua persona, você foi longe demais.
Uma buyer persona é uma ferramenta excelente que pode ajudar uma empresa a produzir conteúdo mais relevante e direcionado. Portanto não esqueça de montar as suas com cuidado que elas merecem e, para isso, lembre-se de nosso template. O sucesso da sua estratégia de conteúdo depende disso.

Guilherme AvelinoGuilherme Avelino

Especialista em Branding e Marketing de Conteúdo. Acredito em pesquisa, planejamento e sprezzatura. Também fotografo nas horas vagas. Você pode me encontrar por aqui e por aqui.

Conteúdo original publicado no MarketingDeConteúdo.com

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