• Avatar
  • por Marilei Pessatti
  • Jornalista graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, FAC/UPF, e pós-graduada em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Unidavi, atua nas diferentes áreas do Jornalismo e da Assessoria de Comunicação e Imprensa através das mais diversas plataformas de suporte. Possui interesses nos âmbitos da Cibercultura, do Jornalismo Online, das Mídias e Redes Sociais, da Literatura, do Cinema e da Fotografia, acompanhando o surgimento e o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, atentando para o modo como a utilização e a difusão destas inovações influencia e converge o processo de transmissão das informações e pauta a produção dos conteúdos e dos discursos.

São objetivos e estratégias bem definidos, e não o Marketing Digital em si, que geram resultados positivos

8 de abril de 2015
Share Button

Foi-se o tempo em que o Marketing Digital era visto apenas como propaganda na internet ou promoção de marca nas redes sociais. Suas técnicas e possibilidades hoje são dever de casa para novos empreendedores e grandes marcas consolidadas no mercado, portanto, que deve ser feito, todo mundo já sabe. A dúvida agora é: como fazer?
E existe apenas uma pessoa que pode responder qual a melhor estratégia para a sua empresa, por mais clichê que seja a resposta, é isso mesmo, você é a pessoa mais indicada para direcionar a estratégia de marketing digital do seu negócio. Afinal, quem pode conhecê-lo melhor?
Não estou dizendo que o empreendedor deva decorar análises, afundar-se em gráficos e passar as madrugadas fazendo posts, mas cabe a ele manter sua equipe focada nos processos corretos, alinhar as abordagens, manter os comunicadores falando a linguagem da marca e definir o caminho para que a sua empresa alcance os objetivos.
Ao pensar em marketing digital é básico atentar para as estratégias que envolvem o seu conceito, que pode ser resumido como um conjunto de técnicas de SEO (otimização para mecanismos de pesquisa) aliadas ao uso de links patrocinados, e-mail marketing, campanhas em mídias sociais e marketing viral, com foco em branding, produtos ou serviços. Até aqui o processo já é cotidiano, mas a partir desse momento, os diferenciais contam!
Definir o objetivo exato antes de dar início ao desenho das estratégias utilizadas torna-se primordial e pode ser a diferença entre mais uma estratégia e uma estratégia de sucesso. O ponto zero diferencial é conseguir estabelecer exatamente qual o resultado se espera obter e aí sim – e somente aí – determinar qual a melhor estratégia de marketing digital.
“Apenas depois de decidir o que se quer e onde se quer chegar é que se pensa em como chegar lá, aprofunda-se a análise de mercado, estuda-se o segmento de mercado alvo, os canais e períodos de tempo das estratégias. São objetivos e estratégias bem definidos que geram os resultados positivos!” A dica é de Maicon Rodrigo Paul, gerente de marketing de conteúdo da Magamobi, responsável por estratégias aplicadas ao conceito de Inbound Marketing que em apenas 6 meses dobraram o número de pessoas impactadas pela Cissa Magazine, uma das marcas da holding.
Para ele, depois de definir exatamente o que se deseja alcançar é que se estabelece o roteiro de ações: “é preciso ter a percepção do que se quer, seja uma estratégia para aumentar o número de vendas ou uma estratégia para aumentar a visibilidade da marca para novos prospects. Sabendo disso, basta utilizar das ferramentas de marketing digital disponíveis para saber o que o seu público está procurando e para calcular as métricas, medir o que foi feito e qual o resultado alcançado é imprescindível”.
Em relação àquilo que o público procura é relevante atentar para as palavras-chaves mais buscadas nos mecanismos de pesquisa, especialmente os em tempo real, e para o volume de buscas. Outra técnica bastante utilizada é a observação da concorrência direta e indireta.
O benchmarking é uma prática bastante útil para conhecer o que está sendo feito no seu segmento e também para obter bons exemplos do que não fazer. Já quanto às análises de mensuração, uma estratégia não pode deixar de observar dados como número de usuários, base de interesses, tempo de permanência, redirecionamentos e conversão.
O CEO da Magamobi, Jaison Goedert, conta que na holding, composta por cinco lojas virtuais do segmento de celulares e smartphones, o marketing digital sempre recebeu atenção especial, mas que em determinado momento ele decidiu apostar em algo novo:

“Somos um e-commerce, trabalhamos com o cliente online e sempre com foco na satisfação do consumidor. Então optamos por estratégias voltadas ao relacionamento personalizado, que envolvessem, criassem interação com esses consumidores, desde os canais de venda e atendimento até às redes de relacionamento. Para buscar esses resultados era necessário ousar, pois não queríamos nada que os outros já estivessem fazendo”.

Assim, a Magamobi foi um dos primeiros e-commerce a ter sua própria equipe de SEO. Com a coordenação dos trabalhos baseada em conceitos bastantes atuais, como marketing e curadoria de conteúdo, inbound marketing e usabilidade mobile, a resposta online foi imediata. “Nossos índices praticamente dobraram e hoje as métricas da Cissa Magazine são excelentes”, relata Jaison.
Especificamente em relação ao case e-commerce Cissa Magazine, a marca optou por buscar resultados voltados aos clientes – eles queriam interações, fidelização e engajamento de fãs da marca. A estratégia desenvolvida foi com foco no consumidor, por meio de conteúdos de interesse que ajudassem o usuário no processo de decisão da compra.
A equipe de marketing de conteúdo desenvolveu temas específicos trabalhando o branding da marca em textos originais, dúvidas, sugestões e curiosidades. A marca atraiu a atenção e a opinião dos clientes.
Um exemplo está na landing page Os 10 melhores celulares para comprar em 2015, que em apenas 20 dias obteve 31.722 visualização de páginas provenientes de buscas orgânicas, ou seja , não pagas. Outra estratégia que repercutiu muito bem entre usuários – sendo inclusive replicada por diversos veículos de comunicação nacionais – foi o infográfico A evolução da linha de celulares Samsung Galaxy S. Maicon comenta:
“O material obteve destaque de alguns dos mais renomados sites brasileiros voltados aos segmentos de tecnologia e de e-commerce. O conteúdo foi republicado na íntegra e creditado, gerando muitos links para o site e milhares de novos usuários e fãs da marca Cissa Magazine.”

Crescimento orgânico da landing page Os 10 melhores celulares para comprar em 2015 (Fonte: Google Analytics)
Crescimento orgânico da landing page “Os 10 melhores celulares para comprar em 2015” (Fonte: Google Analytics)

Comprovados os resultados possibilitados pelo marketing digital e os benefícios alcançados ao traçar um planejamento com objetivos e estratégias bem definidos, fica a pergunta: o que você e sua empresa ainda estão esperando?

Você também vai gostar

Como utilizar a Gamificação como estratégia para e-commerce Antes de falarmos sobre como as lojas virtuais podem utilizar essa ferramenta e estratégia para melhorar o engajamento dos seus clientes, é importante...
3 dicas infalíveis de SEO Otimização SEO é de extrema importância para todos os sites de comércio eletrônico. Conseguir que seu site seja otimizado corretamente permitirá que v...
Alinhamento de estratégias de marketing e vendas para aumentar a... No final das contas o principal objetivo de criação de conteúdo é venda. A venda pode não acontecer assim que um usuário consumir o conteúdo, e por is...
Falta muito para a Black Friday? É hora de planejar! Ainda faltam cerca de um mês para a Black Friday, que em 2017 acontece no dia 24 de novembro. Mas é preciso planejar com antecedência e estar preparad...
4 técnicas de UX essenciais para qualquer ecommerce Que a User Experience (ou UX) é super importante para o sucesso da sua loja virtual você já sabe, certo? Agora, será que as experiências das suas pági...
Usando o registro de domínio como parte da estratégia de SEO Registro de domínio. Os nomes de domínio foram criados para que as pessoas pudessem lembrar facilmente o endereço de uma página. Assim, ao invés de te...
Como um teste A/B faz diferença nas conversões do e-commerce A experiência do cliente começa no momento em que o visitante chega até sua loja virtual e perpassa por toda a jornada de compra, até a fidelização. S...
O ciclo de compra e as práticas do Marketing Digital em um proje... Como consultor em uma agência de marketing digital, converso com empreendedores com seus projetos de loja virtual diariamente.  Uma das preo...
Como configurar SEO para E-commerce Magento Quando o assunto é plataforma de e-commerce, o sistema Magento é apontado como uma das mais soluções mais completas do mercado, além de ser a mais usa...
Se você não pode medir, não pode gerenciar: aplicando a teoria d... Considerado o pai da administração moderna, Peter Ferdinand Drucker foi escritor, professor e consultor. Nascido na Áustria, em 1909, trouxe uma nova ...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

5 comentários sobre “São objetivos e estratégias bem definidos, e não o Marketing Digital em si, que geram resultados positivos”

  • Avatar

    Interessante perceber quanto trabalho e pensamento é empregado na construção do marketing de conteúdo da empresa.
    E o legal dos negócios online é que tudo é muito mensurável e calculável, dando previsões razoavelmente seguras.
    Ainda vale lembrar que para novas startups ou blogueiros (como eu), o marketing de conteúdo é um investimento mais expressivo de tempo do que dinheiro. O que é ótimo.
    Ótimo artigo e amostragens, Marilei!

  • Avatar

    Que bom que gostou Jackson!
    Acredito que ainda vamos ouvir – e ler – muito sobre o marketing de conteúdo, o que vejo de forma bastante positiva. Consumidores cada vez mais conscientes impulsionam empresas e profissionais à formação e capacitação, inovação e superação, e aí, todos ganham!
    Good read!

    • Avatar
      Marilei Pessatti says:

      Isso mesmo Rafaela Zacarias! Basta entender a importância do Marketing de Conteúdo e caprichar na estratégia! Obrigada pela leitura!
      Marilei Pessatti
      Jornalista

  • Avatar

    Interessante a abordagem desse material, às vezes quem está na área está tão envolvido em padrões e técnicas, receitas de como fazer, que esquece do óbvio: o que eu quero alcançar com essa ação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>