• por Freddy Thorvaldsen
  • Freddy Thorvaldsen é profissional de marketing e publicidade com grande experiência em estratégias de marketing e vendas para marcas nacionais e internacionais (B2C e B2B), gestão de projetos Internacionais em países como Noruega (In loco), Filipinas (in loco), França (in loco), Portugal, EUA, Ucrânia e Alemanha. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA Executivo internacional nos EUA (Ohio University). Bacharel em Publicidade e Propaganda e Curso Portfólio pela ESPM.

Poupe tempo ao criar o e-mail marketing

29 de setembro de 2017
Share Button

Para cuidar de campanhas de e-mail, é preciso tempo. E este é, provavelmente, um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais, especialmente os empreendedores que têm negócios inteiros para gerir.
Assim, como otimizar seu tempo para envios mais rápidos e eficazes? Através deste post, vamos rever algumas técnicas organizacionais que ajudarão você a economizar tempo em cada etapa da criação de seus e-mails.

Tenha um planejamento

A primeira coisa a fazer antes mesmo da criação da sua mensagem é configurar um cronograma de envios com antecedência. Defina as próximas datas de disparo e tópicos que você irá abordar em seus e-mails para não tem que pensar nisso quando criá-los.
Você vai ganhar organização estratégica de comunicação, definindo bases específicas de marketing de acordo com sua atividade, calendário promocional e festividades. Isto irá permitir-lhe poupar tempo em muitos níveis.

Prepare um template de e-mail por tipo de campanha

Obviamente, a maneira mais conveniente para poupar tempo ao criar seu e-mail é preparar templates. Tome um ou dois dias para pensar sobre uma estrutura e um desenho pré definido para cada tipo de campanha de e-mail que você enviar: newsletter, e-mail comercial, anúncios, ofertas promocionais…
Com um editor drag & drop você pode facilmente criar templates de newsletter pré definidos que pode então personalizar para cada envio com base em temas que irá abordar.
Com uma paleta de templates personalizados disponíveis, você vai ganhar um tempo considerável cada vez que criar uma campanha.

Use um editor drag & drop

Os editores de e-mails são mais fáceis do que nunca de usar. A tecnologia de arrastar e soltar existe na maioria das soluções de e-mail marketing profissionais para compor uma newsletter com apenas alguns cliques de distância. É uma ferramenta baseada em um método simples: mover blocos de conteúdo dentro de um molde com um simples movimento do mouse, posicionando-os onde desejar.
Esta é, obviamente, uma solução muito mais rápida e acessível do que usar um software padrão de HTML/CSS que requer habilidades mais especializadas na codificação.

Bibliotecas de imagens

No processo criativo, podemos ser confrontados com o problema da estética geral da mensagem. Se procurar fotos e ilustrações na rede pode ser um desperdício de tempo, opte por soluções que integram diretamente um banco de imagens grátis.
Isto vai poupar tempo valioso através da realização de uma simples busca por palavra-chave dentro do seu software e irá remover muitas etapas desnecessárias (abrir o navegador, pesquisar no Google, encontrar uma imagem royalty free, abrir a imagem, salvar, importar para o software…).

Importe automaticamente o seu conteúdo em uma newsletter via WordPress

Alguns softwares de e-mail marketing profissional podem importar artigos do seu blog WordPress diretamente em sua newsletter. Basta um módulo de sincronização integrado à solução.
Estes módulos são extremamente convenientes para blogueiros e empresas com um blog, porque eles permitem que você importe em um clique os últimos artigos criados em WordPress para um template de newsletter.
São então integrados o título, a imagem principal e o início do texto do artigo, sem qualquer esforço adicional.
Se a sua solução de e-mail marketing não possui um sistema desse tipo, saiba que existem soluções para blogueiros para criar newsletters no WordPress e enviá-los automaticamente quando uma série de artigos forem criados.

Crie formulários para importar diretamente seus destinatários

A importação de contatos em sua solução de e-mail marketing pode ser uma etapa tediosa, especialmente quando se trata de fazê-lo manualmente ou se você não tem a capacidade de automatizar esse processo.
Para economizar tempo, use uma ferramenta profissional de e-mail marketing que permita a criação de formulários. Estes estão ligados à listas de contatos e sincronizados em tempo real com o seu software.
Assim, você deixa seus visitantes se inscreverem em seu formulário, e você encontra diretamente em uma lista de contatos personalizada os dados de cada um.
Esta é provavelmente a maneira mais rápida e mais fácil de gerenciar por exemplo, sua lista de assinantes para sua newsletter ou obter RSVPs para um evento que pretende promover.

Use uma ferramenta de pré-visualização

Como garantir que sua mensagem será exibida corretamente em todas as caixas de entrada? Para não enviar testes para endereços de e-mails incontáveis ??e verificar um por um o  processamento em cada webmail ou software, use uma ferramenta de visualização!
Algumas empresas oferecem no software de e-mail marketing uma ferramenta de visualização nas principais caixas de entrada do mercado. Então você não perde tempo enviando testes para todos os seus colegas, ou criando várias contas de e-mail e webmail. Conveniente, não é?
Com todas essas dicas, você deve gastar menos tempo ao criar suas campanhas para que você possa se concentrar em outros aspectos do seu negócio.

Você também vai gostar

9 motivos para a sua empresa usar o Google+ Criado em 2011, o Google+ (também chamado de Google Plus ou G+) ainda sofre uma certa resistência, apesar de já contar com mais de 500 milhões de usuá...
Como criar landing page que converte Landing page, ou página de conversão de vendas, é uma página web para onde são direcionados seus clientes e prospects com o objetivo de adquirirem um ...
Os 8 produtos mais vendidos nos marketplaces Levantamento avaliou os produtos mais vendidos em mais de 120 mil itens cadastrados pelos cerca de 2 mil lojistas que utilizaram a plataforma de marke...
Como Remover Backlinks Ruins do Google – Guia Definitivo Na estrada do SEO, existem casos em que você pode querer remover backlinks ruins do seu site no Google. Quem nunca ? Ou porque você comprou links de a...
O que é brainstorm? 5 dicas infalíveis para alavancar o marketin... Saiba como utilizar a metodologia Brainstorm (ou Brainstorming) a seu favor e extrair as melhores ideias da sua equipe O ditado popular diz que “duas ...
Por que minha empresa PRECISA do LinkedIn? Um (pré)conceito importante a ser quebrado é: as pessoas que estão usando o LinkedIn não estão necessariamente procurando um novo emprego. É sério, es...
10 dicas para um E-mail Marketing de sucesso Campanhas de e-mail marketing são elementos essenciais de qualquer estratégia de marketing. Eles se comunicam e constroem relacionamentos com clientes...
Salvem os banners! Em defesa do display Se tem um cara que apanha é o banner. E não estou pensando no usuário final, o proverbial internauta médio, nem naquela parcela mais tecnológica da au...
Como fazer um plano de marketing em 8 passos Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, planejar é uma ação indispensável na elaboração de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Além de...
Como fazer automação de marketing (praticamente sem custo) ̵... Recentemente, estive pesquisando algumas alternativas de ferramentas para automação de marketing e envio de e-mail-marketing. Imagino que muitos leito...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

2 comentários sobre “Poupe tempo ao criar o e-mail marketing”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>