• Avatar
  • por Enrico Cardoso
  • Enrico Cardoso ajuda startups, micro e pequenas empresas a contarem suas histórias na internet através do conteúdo e acredita que toda história merece ser contada.

Quanto é uma boa taxa de conversão?

28 de setembro de 2015
Share Button

Qual é a taxa de conversão do seu negócio? Será que ela é uma boa taxa? Saiba a resposta

Se alguém respondesse para você qual é uma boa taxa de conversão, o que você faria com essa informação? Será que você pode responder a essa pergunta?

Vamos dizer que uma boa taxa de conversão seja de 2%, 5% ou 10% – e agora? O que você vai fazer de diferente?

Se você ver que o seu caso já é uma boa taxa, você vai sentar e relaxar? Se for uma porcaria, vai trabalhar mais? Mas, você tem que trabalhar mais, não importa o motivo.

As taxas de conversão são algo totalmente contextual

A taxa de um site que vende 10 mil reais em diamantes, versus a taxa de um site que vende 2 reais em bugigangas vai ser muito diferente. O contexto é algo que importa.

Mesmo se você comparar as taxas de conversão de sites no mesmo mercado, ainda não é a mesma coisa.
Sites diferentes têm diferentes fontes de tráfego (e a qualidade da fonte faz toda a diferença), volumes de tráfego diferentes e percepção da marca totalmente diferente.

A maioria dos sites de comércio eletrônico competem com a Amazon de um jeito ou de outro. Então, quem sabe as estatísticas de conversão da Amazon ajudam você de algum jeito?

Membros da Amazon Prime convertem a 74%. Isso é um sinal de um relacionamento forte com o cliente. Os membros nã-prime convertem a 13%. Agora, o que você vai fazer de diferente? Provavelmente, nada.

Aqui está a resposta certa para sua pergunta

A única e verdadeira resposta para “qual é uma boa taxa de conversão?”, é essa: uma boa taxa de conversão é melhor do que a que você teve no mês passado.

Você está melhorando em cima de suas próprias taxas e em cima de seu próprio benchmark.

A taxa de conversão de outros sites não devem ter nenhum impacto sobre o que você faz, uma vez que não é algo que você controla. Mas você controla a sua taxa de conversão.

Trabalhe duro para melhorá-la em todos os segmentos e seja capaz de adquirir clientes mais baratos no seu processo.

E pare de se preocupar com o que é uma boa taxa de conversão. Trabalhe para melhorar o que você tem mensalmente.

Este artigo foi adaptado do original, “What’s a Good Conversion Rate?”, do ConversionXL. Publicado anteriormente no Jornal do Empreendedor.

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

5 comentários sobre “Quanto é uma boa taxa de conversão?”

  • Avatar

    Legal! Uma boa mesmo antes de ver se estamos bem no mercado é ver se estamos bem em nosso histórico.
    Enrico, por gentileza, você possui mais informações sobre as conversões na Amazon?
    Já ouvi falar que 70% das buscas nos EUA são na Amazon e não no Google. Você tem alguma informação sobre isso?
    Obrigado!
    Abraços!

  • Avatar

    Olá, parabéns pelo post! Como bem exemplificado na matéria, entender o contexto da taxa de conversão é primordial para saber quais estratégias estão dando certo na empresa. Ela tem total importância total importância para o e-commerce brasileiro. Trabalhando nesse mercado nesse mercado me deparei com diversos estudos relevantes sobre boas práticas de taxa de conversão para e-commerce, tais como o E-commerce Radar, por exemplo. Nesse estudo descobri que a taxa de conversão média do e-commerce brasileiro é de 1,3%, com variáveis dependendo da categoria. Como exemplificado aqui: http://ecommerce.neoatlas.com.br/evolucao-da-taxa-de-conversao/
    Esse estudo é importantíssimo para o e-commerce brasileiro, concordam?
    Sucesso!

  • Avatar

    Olá, parabéns pelo post! Como bem exemplificado na matéria, entender o contexto da taxa de conversão é primordial para saber quais estratégias estão dando certo na empresa. Ela tem total importância total importância para o e-commerce brasileiro. Trabalhando nesse mercado nesse mercado me deparei com diversos estudos relevantes sobre boas práticas de taxa de conversão para e-commerce, tais como o E-commerce Radar, por exemplo. Nesse estudo descobri que a taxa de conversão média do e-commerce brasileiro é de 1,3%, com variáveis dependendo da categoria. Como exemplificado aqui: http://ecommerce.neoatlas.com.br/evolucao-da-taxa-de-conversao/ Esse estudo é importantíssimo para o e-commerce brasileiro, concordam?
    Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>