• Fábio Avellar
  • por Fábio Avellar
  • Fábio Avellar é executive Partner da ICX Labs, startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores. A empresa trouxe o primeiro espelho interativo do Brasil, o Fitting You já em funcionamento na Hering do Shopping Morumbi, em São Paulo, e agora está lançando o Fitting You Vitrine.

Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?

19 de junho de 2019
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Você sabia que as inovações tecnológicas focadas em interação podem refletir oportunidades positivas para a sua loja, fidelizar clientes e serem ótimas ações para encantar consumidores?

Isso é possível graças às tecnologias como Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code e inteligência artificial. O uso desses recursos pode transformar o seu negócio em um espaço de experiência exclusiva para o consumidor.

Cada vez mais os clientes estão se integrando ao ambiente digital, buscando por eficiência, atendimento facilitado, qualidade nos serviços e comodidade.

Tendo em vista essa realidade, podemos concluir que estamos lidando com um consumidor multicanal, que exige adaptações das marcas quanto aos seus hábitos e costumes. Desta maneira, a tecnologia pode proporcionar uma experiência de compra exclusiva e diferenciada para atender esse cliente de forma mais independente.

Para ficar mais claro na prática, separei 5 vantagens para transformar o seu negócio através das inovações tecnológicas:

1- Integração da loja física com online

O e-commerce é uma alternativa positiva, pois nessa modalidade o cliente pode comprar no site e retirar na loja, economizando com essa integração: omnichannel une os canais de vendas on-line e a loja física, enquanto os sistemas RFID podem ser incorporados no controle logístico.

2- Análise de dados

O Big Data proporciona um gerenciamento de qualidade dos dados coletados. Isso acontece por meio do histórico atualizado de compras do consumidor que se obtém as características sobre o cliente.

3- Eficácia na gestão

Aperfeiçoar os processos internos da loja cria um serviço de atendimento único e personalizado, resultando em maior conversão de vendas e fidelização do cliente.

4- Inteligência para a empresa

A inteligência artificial desempenha um papel de melhoria eficiente, pois a empresa poderá conhecer de fato o seu cliente e proporcionar uma melhoria na experiência do consumidor.

5- Crescimento das vendas

Através das ferramentas de gestão que medem o nível de desempenho, os KPI’s, é possível compreender toda a jornada de compra do consumidor, entendendo o que de fato é relevante para o cliente final, fidelizando a marca e convertendo em vendas.

Já imaginou fazer compras mesmo com a loja fechada, escolhendo peças, cores, tamanhos, efetuando o pagamento ali mesmo e recebendo em casa? Esta experiência de vitrine interativa também já está a poucos passos de ser implantada no Brasil.

Uma vitrine como esta pode fornecer o aumento da visibilidade e atratividade da marca já que vem com elementos visuais, criando interações com ambiente externo da loja, atuando também como suporte informativo e comercial da marca.

Com a implantação de ferramentas como essa, os empresários podem ter vantagens em longo prazo como a fidelização do cliente com a marca, plataforma digital sempre integrada às lojas físicas e o engajamento com inovações tecnológicas, sendo assim um canal de viralização e case de sucesso para seus consumidores.

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