Você conhece a personalidade do público-alvo do seu negócio? Esta é uma pergunta que parece simples, mas na maioria das vezes a resposta traz apenas uma união de experiências pessoais.  É claro que a sua opinião sobre o público é muito importante e deve ser levada em conta, no entanto, existem algumas soluções para suprir esta carência de informações detalhadas. Veja a seguir algumas práticas para definir seu público de uma maneira mais assertiva.

Defina suas buyer personas

As buyer personas são uma representação simplificada de um grupo de compradores. Uma persona é uma espécie de personagem, criado para identificar com clareza qual o comportamento, preferências e demandas de um determinado público. Quanto mais informações você tiver em mãos, melhor. Assim fica muito muito mais fácil de definir uma persona.

Mas como coletar e processar toda a informação necessária este método? Não se preocupe! Durante os últimos 5 anos nós analisamos e estudamos essas personas e seu comportamento online, então em conjunto com psicólogos, matemáticos e sociólogos reunimos toda nossa experiência e conhecimento para criar uma metodologia de classificação do consumidor de acordo com o comportamento online.

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Clusters Navegg

O estudo da Navegg buscou entender os hábitos de consumo e comportamento de internautas que passam diariamente por mais de 100 mil sites, levando em conta todo o processo de compra, desde o clique em um banner ou link até o fechamento de um pedido. Os clusters são grupos que retratam as diversas personalidades dos consumidores e servem justamente para entender qual é o comportamento, os hábitos e as motivações das pessoas que visitam ou compram no seu site.

Estes estão divididos em 8 grupos, separados quadrantes, de acordo com o seu poder de consumo e tendência à razão ou emoção.

Vencedores ou Conservadores? Aprenda a identificar a personalidade do público-alvo.

Conheça cada um dos clusters:

Vencedores

Em suas maioria, são pessoas bem sucedidas profissional e financeiramente. Valorizam a exclusividade, qualidade e inovação, e costumam pagar mais por isso. Porém, como são movidos pela razão, sempre analisam o custo benefício daquilo que desejam adquirir.

Exploradores

São os primeiros a experimentar de qualquer produto inovador. Seja em artigos de moda ou aparelhos eletrônicos, é importante para o explorador estar sempre a par do novo. Para o explorador, não basta seguir, eles também querem criar as tendências e os caminhos que os outros seguirão depois.

Batalhadores

Em geral são os responsáveis pelo sustento do lar. Trabalham muito para manter as contas em dia e dar conforto aos que dependem deles. Por isto, são bastante racionais, não cedendo facilmente a itens supérfluos. Para o batalhador, suprir as necessidades é o mais importante.

Transformadores

Pessoas que acreditam em alguma causa, em transformar o mundo e estão disposta a fazer parte disto. Transformadores são otimistas e refletem em seus hábitos de consumo esta sede de mudança. Valorizam produtos ecologicamente corretos e voltados para o bem-estar pessoal e social.

Seguidores

Responsáveis por espalhar tendências, os seguidores são sempre antenados à moda, sempre conectados às últimas tendências. Dão valor muito grande à imagem, ao luxo e a percepção que as outras pessoas têm deles. Com isto, são bastante consumistas.

Ostentação

Quem atinge o sucesso financeiro muito rápido muitas vezes se enquadra neste grupo. Consumistas e materialistas ao extremo, estas pessoas possuem verdadeiro desejo por tudo o que está na moda. Compram por impulso, e muitas vezes, sem olhar o preço.

Conservadores

Uma vez que um conservador cria confiança em uma marca ou serviço, é praticamente impossível fazê-lo mudar de ideia. Este público valoriza a família, as instituições, seus valores e regras e não farão nada que viole o status quo.

Despretensiosos

Stress não é com eles. Os despretensiosos são tranquilos, muitas vezes até demais. Ficam na espera por uma boa oportunidade e dão muito valor à conveniência. Como não fazem muitos planos para o futuro, são atraídos por crédito facilitado.

Texto publicado no Blog da Navegg.
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A Navegg é referência latino-americana no mercado de inteligência de dados e informações de audiência online. Fundada em 2008, a empresa, sediada no Brasil, analisa hábitos, interesses e comportamento de audiências da web, em computadores ou dispositivos mobile. A Navegg tem em sua base mais de 250 milhões de internautas, presentes em mais de 100 mil sites, blogs, portais, buscadores de preços e lojas.

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