Comentários em blogs são SPAM ou bons para SEO?

Comentários em blogs são SPAM ou bons para SEO?

Para o ocupado gerente de marketing, que busca manter e melhorar os resultados da SERP de uma marca, as coisas só ficaram mais complicadas graças às atualizações de algoritmo do Google. Tudo, desde o uso de palavra-chave, estrutura de meta, dados, texto do link, link building e conteúdo duplicado – todas as regras mudaram.

Comentários em blogs são SPAM ou bons para SEO? Isso pode deixar qualquer um paranoico sobre seu próximo passo. Será que pode prejudicar o site? E os comentários em blogs? Essa ainda é uma maneira segura e eficaz de construir backlinks para seu site?

Mesmo antes da introdução do Pinguim, fazer link building em comentários de blogs para link building só passava valor se o blog/site fosse válido (ou seja, que continha conteúdo exclusivo e de qualidade) e se ele tinha links dofollow, uma vez que estes são apenas links que sinalizam algum valor para o Google. Estas regras ainda se aplicam, a fim de obter qualquer benefício SEO, mas há algumas novas práticas que você deve respeitar para que esses links não trabalhem contra você.

1. Escolher sites relevantes

Esqueça os dias de caça a blogs que aceitam comentários com link follow. Para evitar ser visto como um pirata de link, fique com blogs e sites que são relevantes para o seu negócio, se sua intenção é construir um bom backlink.

Por exemplo, sua empresa de automotivos não deveria postar comentários em um blog de culinária, só porque ele tem muitas visitas. Além disso, seu comentário precisa ser realmente relevante e útil para os leitores.

2. Escolher sites com credibilidade

Além do foco apenas em sites relevantes, é importante ficar com mais críveis. Lembre-se, seu objetivo é interagir dentro do seu setor e atrair alguns links válidos ao longo do caminho, você precisa se concentrar nos sites que podem passar algum valioso “juice” nos links.

Uma vez que tenha identificado um post de blog que você deseja comentar, avalie a qualidade do conteúdo do blog em geral e como ele é compartilhado por meio das mídias sociais. Você também pode procurar índices de referência, como mozRank, PageRank e outros para ter uma noção da popularidade de um link.

3. Produza comentários que sejam bons e verdadeiros

Se você quiser evitar ser visto como um spammer e ter seu comentário excluído, prepare-se para adicionar à conversa um comentário original e com propósito.

Integre-se na conversa, participe e colabore. Isso não só ajuda que seu comentário permaneça, mas também que, uma vez aceito, outros leitores o terão como válido e útil. O que pode levar ao tráfego de referência para o seu próprio site.

4. Use a sua marca como link

Uma das maiores mudanças após o Piguim é não utilizar demais o mesmo texto para o link. Variação é chave! Use o nome de sua empresa, produto ou serviço como referência para o texto âncora do link quando comentar nos blogs.

5. Não abuse dos links

Limite o número de links que coloca em um comentário. Use apenas um link, que em boa parte dos blogs é na URL que eles solicitam, quando digitar seu nome e seu comentário. Em alguns casos, se houver espaço para tal, adicione o link no texto – desde que seja realmente um comentário útil.

Cuidado com os exageros, isso não só diminui suas chances de ter seu comentário aprovado, mas também pode ser sinalizado como spam pelo Google.

Conclusão

Basear-se apenas em comentários de blog para link building não irá funcionar como antes do Pinguim, mas ainda há algum valor nessa abordagem. Dependendo da credibilidade de links do-follow de um blog, você pode conseguir um pouco de valor em links para o seu site, melhorando o seu SEO.

Tenha foco na simplicidade e na utilidade de sua participação, afinal, os comentários servem para enriquecer um post ou debate.

Fonte: José Telmo Blog Otimização de Sites

32 COMMENTS

  1. Você pode começar construindo backlinks sem spam, porém tenha cuidado com os backlinks que podem arruinar o SEO.

    Geralmente, quanto mais backlinks que tenha apontado para o seu blog, será melhor na posição do ranking nas páginas nos resultados de pesquisas.

    Você também pode acabar com todo o seu trabalho de SEO com essas ligações de backlinks quando são criadas da forma errada.

  2. Eu achei no google algumas listas que mostravam blogs onde se podia comentar com um link follow mas quando fui ver todos eles, literalmente todos, tinham o nofollow. Eram uns 100 blogs e eu olhei um por um… Não acho que colocar link no comentário valha muito a pena. Talvez se o site estiver no inicio e precisar ser indexado rápido seja bom fazer alguns comentários com links, acho que nesse caso pode ajudar, mas para ranqueamento não faz muita diferença.

  3. O importante é ter backlinks com um bom DA com o Trust Flow e Citation Flow altos, para desta forma passar maior autoridade para seu site.
    alguns links Nofollow também é interessante para ter um equilíbrio entre os links…

  4. Depende muito do tipo de comentário, se agrega valor, se é somente para ganhar ou link ou aqueles famosos “hum ok”, “hum gostei” esses eu nem aprovo.

  5. Super interessante esse post, inclusive acredito que deve permear o bom senso nos comentarios, e ser de forma genuína, e principalmente AGREGAR VALOR.

    Fazer spam é extremamente desagradavel e com certeza é um tiro no pe na construção de SEO, não apenas em Blogs, mas também no Canal do Youtube, que esta sendo uma pratica muito comum.

  6. Obrigado.
    Foi esclarecedor. Não sei se essas métricas ainda tem valor, mas em todo o caso vou seguir suas orientações.
    Tenho um projeto que administro na web chamado

    http://www.escolaparaospais.com
    e trata de coaching para pais e educadores em geral.

    Gostaria que analisasse o site e se possível enviasse alguma dicas para mim.

    muito obrigado.

    jose luiz lomanto rocha

  7. Com certeza, somente deixar no comentário a mensagem para clicar em tal link é muito apelativo, e também com pouco ou quase nenhum resultado. O trabalho com SEO é muito mais do que isso e a longo prazo.

  8. Parabéns pelo texto e conteudo do site, estou sempre online vendo as novidades, irei indicar para a redação do site para dar destaque para o seu site, muito bom parabéns.
    Fernanda

  9. Muito obrigado por todos os seus ensinamentos. Ainda estou em busca de conteúdos para a minha página, que será sobre treinamentos de vendas, negociação e liderança.
    Forte abraço,

  10. Excelenet artigo, comentarios em blog sao uma boa interação entre blogueiro e leitor, mas ultimamente existe muito spam pela web, eu geralemete bloqueio em alguns sites meus, e o que leva a bloquear comenatarios em alguns sites sao:

    Comentários não contribuem para o desenvolvimento de um diálogo. Um “nossa, obrigado pelo artigo” ou “uau, concordo com você!” não agregam muito valor.
    Às vezes, comentários são pedidos mal-disfarçados de marketing ou backlinks. Sim, recebo muitos desses.
    A maioria dos comentários é spam. Um bom bloqueador de spam pode impedir que isso aconteça, mas entendo essa razão.
    Moderação de comentários toma muito tempo. Conheço muitas pessoas com empregos em horário integral de monitoramento e aprovação de comentários.
    Comentários ofensivos. E são bem reais. Geralmente, quanto maior a sua influência, mais chances você tem de virar alvo de pancadas, comentários cheios de ódio e ataques verbais.
    A maioria dos comentários acontece em redes sociais. Meus posts conseguem muitos comentários, mas a ação é, geralmente, 16x maior no meu Facebook, Twitter e Google+.
    Comentários geram polarização.
    Comentários viram insultos.
    Comentários podem destruir com a eficiência de um artigo.

  11. Muito bom o artigo.
    Mas não acredito muito que o google tenha critérios precisos; Um exemplo disso é ter a palavra chave no nome do blog ou site, estes estão sempre a frente dos demais.
    É como se numa corrida o seu adversário estando um kilometro na sua frente na hora da largada.

  12. Pra mim o comentário tem que trazer valor, quando entram no meu site e vem com aquele: gostei, era isso que procurava e bla bla bla. Dar nem vontade de aprovar pela apelação para se conseguir um link.

    Na minha estratégia SEO nunca tinha me aprofundando nos Backlinks, mas estudando dar para ver como faz uma real diferença nos resultados sendo construído de forma certa e sem ficar fazendo Spam que ninguém merece!

  13. Excelente post, resolveu uma dúvida que eu tinha em relação ao equilíbrio que é preciso ter em relação ao dofollow e nofollow. Parabéns pelo conteúdo claro e direto!

  14. é bom sempre diversificar link entre follow e nofollow para passar para o Google que o site é natural. tenho usado em meus testes e tenho obtido bons resultados diversificando links

  15. Dependendo do site com certeza são bom para SEO, agora se sair fazendo em qualquer site sem antes analisar vai ter muito spam pelo meio!

  16. Excelente post!
    Sempre estou lendo sobre o assunto e tentando entender mais sobre Seo, ainda bem que existe sites como esse para esclarecer dúvidas e assim poder aprender algo novo!

    Obrigada pela ajuda!

DEIXE UM COMENTÁRIO