Livros são grandes recursos de aprendizado: transmitem experiências e conselhos através dos tempos, podendo causar um grande impacto na sua forma de enxergar as coisas.

Contemplei diversos gêneros e áreas, dois idiomas e a opinião de pesquisadores ao redor do mundo e leitores da nossa equipe para listar 20 livros que podem te ajudar a conquistar todo o sucesso que o seu negócio merece:

Em Português

1- A Menina do Vale

O livro que lançou a empreendedora Bel Pesce na mídia não fez tanto sucesso à toa.

Disponível para download gratuito e também nas livrarias, conta a trajetória e os aprendizados da brasileira que, ainda jovem, realizou o sonho de estudar no Massachusetts Institute of Technology (MIT), conhecer diversas pessoas influentes e trabalhar em grandes empresas do Vale do Silício, como Microsoft e Google.

2- A Revolta de Atlas

Para quem gosta de ficção, este clássico da filosofia pode ser uma boa pedida.

Em três volumes, Ayn Rand referencia o mito grego de Atlas, titã condenado a carregar o peso do céu sobre os ombros, para contar a história de empreendedores criativos que veem seus impérios serem corrompidos por pessoas que desconhecem o valor do trabalho.

Uma verdadeira reflexão sobre capitalismo, ética, sociedade e política.

3- A Startup Enxuta

Empreendedor residente na Harvard Business School, Eric Ries compartilha em sua obra algumas experiências e dinâmicas de funcionários de grandes empresas.

Isso o permite desenvolver umaconceituação da ideia de Startup Enxuta (ou Lean Startup), tão visada nos dias atuais, que corresponde a baixo custo, agilidade e foco nas expectativas dos clientes.

4- Atravessando o abismo

Abordando diversos conceitos de Marketing, este livro é muito admirado pelos especialistas da área.

Geoffrey Moore demonstra a diferença entre os principais tipos de consumidores, as variáveis do macroambiente empresarial, o ciclo de inovação de uma empresa e muitas outras reflexões necessárias para quem está na jornada do negócio próprio.

5- Aventuras empresariais

Este é o livro favorito de Bill Gates, fundador da Microsoft, por um motivo. Escrito por John Brooks ebest-seller do New York Times, compila doze histórias reais de empreendedorismo em empresas de sucesso, como a Xerox e a Ford, analisando os pontos altos e baixos e refletindo sobre questões administrativas mais fortes que o tempo e as fronteiras geográficas.

6- De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício

O principal fator de sucesso não é competir com empresas parecidas, mas tornar a sua única. Essa é a premissa do livro de Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal.

Defendendo o pioneirismo, o autor discute a trajetória de diversas startups bem-sucedidas para ensinar como viabilizar o crescimento vertical do seu negócio. Trata-se de um dos livros mais recomendados entre os fundadores da Nuvem Shop.

7- Delivering Happiness – Satisfação garantida

Nesta obra, Tony Hshie compartilha sua carreira de empreendedor e comenta a criação e gerência da Zappos.

O e-commerce de calçados, referência mundial em atendimento ao cliente, destaca-se por suas iniciativas ousadas, sua inovação no modo de trabalho e, claro, o objetivo de sempre entregar felicidade para as pessoas (mesmo que isso signifique recomendar o concorrente em caso de falta de estoque).

8- Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias

O Design Thinking é uma abordagem bastante interessante para os gestores, por ajudá-los a enxergar a empresa sob uma ótica mais parecida com a do designers: identificando padrões, buscando inovação e solucionando problemas.

Com o livro de Tim Brown, você entenderá esta ideia mais profundamente e verá como aplicá-la à sua realidade.

9- Geração de Valor

Geração de Valor é um projeto de Flávio Augusto da Silva, fundador da WiseUp e um dos maiores empresários do Brasil, que tem como objetivo compartilhar conselhos sobre realização de sonhos, criação de negócios, crescimento pessoal e liderança.

O autor resolveu compilar alguns de seus melhores artigos em um livro, cujos lucros de direitos autorais seriam usados para reformar escolas no nordeste brasileiro.

10- Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano

Você já ouviu falar de Marketing 3.0? Trata-se de uma nova forma de direcionar essa atividade, dando prioridade ao lado emocional dos consumidores e destacando a missão a visão e os valores da empresa.

Neste livro, Philip Kotler, considerado uma das maiores referências da área, apresenta sua perspectiva da prática.

11- O Lado Difícil das Situações Difíceis

Em uma obra que vai na contramão das outras, Ben Horowitz discorre a respeito das situações administrativas “sobre as quais ninguém fala”: demissões, crises, vendas da empresa e muitas outras.

Uma leitura prazerosa e enriquecedora que conta a trajetória de um dos maiores empreendedores do Vale do Silício sob um ponto de vista pessoal.

12- O Poder do Hábito

Qual o segredo das pessoas bem-sucedidas? Aquelas que são produtivas, disciplinadas e arrumam tempo para tudo o que querem ou precisam fazer? Segundo o pesquisador Chales Duhigg, é apenas uma questão de hábito.

Neste outro best-seller do New York Times, você entenderá como implementar novos comportamentos na vida pessoal e, claro, profissional.

13- Steve Jobs

Escrita por Walter Isaacson, a biografia construída a partir de entrevistas promete desvendar alguns aspectos da personalidade empreendedora e peculiar do gênio da Apple.

Steve Jobs revolucionou diversas indústrias, em especial a de tecnologia, e tornou-se uma das maiores referências mundiais graças à sua criatividade e a ousadia nos negócios.

14- TED Talks

Um bom líder precisa saber se comunicar. Então, para não dizer que não indicamos lançamentos, a dica é o livro do projeto TED com técnicas de oratória.

Nele, você aprende os segredos dos palestrantes para transmitirem sua mensagem de maneira clara e carismática, demonstrando domínio do assunto e, ao mesmo tempo, gerando credibilidade.

Em Inglês

15- Brain Chains

O desenvolvimento pessoal está totalmente relacionado à maneira como você usa suas próprias capacidades (inclusive, como já falamos acima, para criar hábitos).

Com base em diversas pesquisas, Theo Compernolle se propõe a apresentar alguns métodos de aprimorar o funcionamento do seu cérebro e explorá-lo ao máximo.

16- Creativity, Inc.: overcoming the unseen forces that stand in the way of true inspiration

Este livro é considerado um dos melhores sobre liderança e empreendedorismo de todos os tempos.

Escrito por Ed Catmull, atual presidente do Walt Disney Studios, DisneyToon Studios e cofundador da Pixar Animation Studios, em parceria com Amy Wallace, traz inúmeras dicas para construir a cultura criativa da sua empresa e criar grandes obras.

17- Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the quest for a fantastic future

Elon Musk é um executivo muito admirado no Vale do Silício, sendo responsável por tornar grandes empresas como o PayPal, a SpaceX, a Tesla Motors e a SolarCity o que elas são hoje.

Nesta biografia, o jornalista Ashlee Vance destaca alguns momentos da trajetória do empreendedor e mostra o que podemos aprender com cada consequência.

18- Rework

Com a promessa de quebrar os clichês administrativos, este livro de Jason Fried traz orientações variadas a respeito do que você realmente precisa para criar um negócio e alcançar o sucesso, deixando de lado alguns pontos que, segundo o próprio autor, são apenas “desculpas”.

Tudo de uma forma descontraída, dinâmica e direta ao ponto.

19- The Intel Trinity: how Robert Noyce, Gordon Moore, and Andy Grove Built the world’s most important company

Por seu importante papel na evolução da tecnologia, a Intel chegou a ser considerada a empresa mais importante do mundo. Seja isso ainda verdade ou não, é inegável sua relevância e o quanto podemos aprender com sua história.

Com base nisso, Michael Malone reúne os principais fatos da linha do tempo da companhia a partir de seus três gestores principais.

20- The Long Tail: why the future of business is selling less of more

Em sua obra, Chris Anderson discorre sobre o consumo dos produtos com baixa demanda, argumentando que eles têm um potencial maior do que muitos outros. Uma reflexão interessante sobre o mercado, a verdadeira relevância de uma empresa e, claro, a produção em si.

Texto publicado anteriormente no Blog da Nuvem Shop.


Mais livros?

7 livros que todo empreendedor de e-commerce deve ler

Author

Entusiasta da comunicação e da tecnologia. Faz parte da equipe de conteúdo da Nuvem Shop, plataforma de e-commerce dedicada a ensinar as pessoas a venderem online da melhor forma possível.

2 Comments

  1. A lista até que é interessante, mas na minha opinião faltou Sonho Grande que sem dúvida alguma ficaria em primeiro lugar!

Write A Comment