• Avatar
  • por Rock Content
  • A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

7 livros que todo empreendedor de e-commerce deve ler

7 de dezembro de 2015
Share Button

Estar online, anunciar e vender: eis o caminho para o sucesso do e-commerce. A fórmula é simples, mas o esforço de cada etapa é grande e se você já tem uma loja virtual ou pretende ter uma, deve conhecer essa verdade.
Para cumprir esse caminho, planejá-lo, saber quais as melhores ações, validá-las e realmente ter clientes e lucrar, todo empreendedor de e-commerce deve se munir de conhecimento. Justamente por isso, listamos aqui alguns livros essenciais para todos os que almejam vender (muito) online. Confira!

1- Satisfação Garantida

Autor: Tony Hsieh
satisfacao-garantidaSabe por que esse deve ser o primeiro livro da lista de qualquer empreendedor de e-commerce? Porque ele trata da experiência do cliente, ponto essencial para que uma loja virtual ou física consiga aumentar as vendas.
O livro foi escrito por Tony Hsieh, CEO da Zappos, empresa norte-americana que vende sapatos. Das lições apresentadas pelo autor, a construção de uma cultura voltada para o cliente, o espírito empreendedor e o empenho de todos os departamentos em prol de um objetivo são as estratégias mais evidentes para o sucesso de uma empresa.
No Buscapé: Satisfação Garantida – no Caminho do Lucro e da Paixão – Tony Hsieh

2- Otimização de Conversão – A Arte e a Ciência

Autor: Khalid Saleh e Ayat Shukairy
otimizacao-de-conversaoBotões, cores, menus, imagens e tudo o que pode chamar a atenção do visitante online estão nesse livro de Khalid Saleh e Ayat Shukairy.
A leitura está na lista porque ao convencer o cliente online, não há ninguém argumentando em prol do produto, por isso, é preciso haver um site que estimule a conversão, o caminho até a venda.
No Buscapé: Otimização de Conversão – Khalid Salih; Ayat Shukairy

3- E-commerce nas empresas brasileiras

Autor: Eduardo Vasconcellos
e-commerce-nas-empresas-brasileirasEntre lojas físicas e lojas virtuais existem muitos pontos em comum, algo que muitas vezes é esquecido por quem empreende. Eduardo Vasconcellos passa a limpo essa história ao explicar em seu livro E-commerce nas empresas brasileiras que é preciso aliar a tecnologia a uma gestão forte.
Este deve ser o seu livro de bolso! Cada dica sobre planejamento, equipes, análise de concorrentes e execução de processos deve ser aplicada para que seu e-commerce seja de fato um negócio.
No Buscapé: E-commerce nas Empresas Brasileiras – Eduardo Vasconcellos

4- A Cauda Longa

Autor: Chris Anderson
a-cauda-longa-chris-andersonComo você poderia se especializar na venda de determinados itens no e-commerce e por que fazer isso? Pensar desse modo, ou seja, ter uma estratégia de cauda longa gera bons resultados para quem quer ter produtos competitivos e trazer diferenciais para a loja virtual.
Nesse contexto, a cauda longa deve ser percebida não só como uma forma de trabalhar com um nicho de mercado, mas também uma maneira de disponibilizar muitos produtos.
Em A Cauda Longa o autor se fundamentou em pesquisas feitas com dados dos grandes e-commerces como a Amazon para apontar tendências, erros e acertos e fatos de empresas de vendas online.
No Buscapé: A Cauda Longa – Chris Anderson 

5- A Loja de Tudo, Jeff Bezos e A Era da Amazon

Autor: Brad Stone
a-loja-de-tudo-jeff-bezosA Amazon é um e-commerce tão grande que mais uma vez está no centro da temática de um dos livros indicados nessa lista. O foco do A Loja de Tudo é apresentar o caminho traçado pelo dono da empresa, Jeff, que decidiu inovar na forma de vender: sua pretensão foi oferecer muitos produtos a preços bem baixos. O que parecia irreal aconteceu e virou um sucesso mundial.
O autor dessa obra, o jornalista Brad Stone, entrevistou funcionários e familiares de Jeff Bezzos para trazer os leitores as ações de um grande empresário. Um ótimo livro para se inspirar e trabalhar com paixão!
Leia mais sobre a Amazon no Profissional de E-commerce.
No Buscapé: A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon – Stone Brad

6- Vai fundo!

Autor: Gary Vaynerchuk
vai-fundo-gary-vaynerchukNo motivador Vai fundo!, Gary fala sobre como transformar as paixões em negócios lucrativos na internet, podendo ser e-commerces ou não.
Esse livro é considerado a Bíblia do empreendedor moderno, pois além de ser uma boa leitura, também ensina como aplicar na prática o desejo de empreender e ganhar dinheiro online.
Mais sobre Gary Vaynerchuk – Como criar o melhor conteúdo possível.
No Buscapé: Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk 

7- Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs

Autor: Brian Halligan e Dharmesh Shah
inbound-marketingE-commerces precisam se destacar na internet, assim como todo site. Você precisa usar palavras-chave, técnicas de SEO e demais estratégias de marketing para atrair visitantes e convertê-los em consumidores e até em clientes fiéis. Para isso, nada melhor do ler um livro escrito pelos fundadores do Hubspot, que ensinam como usar blog e mídias sociais para atrair os visitantes certos.
Além disso, a obra também explica detalhadamente como aplicar essas estratégias e como mensurá-las. Mais um para a lista de livros essenciais!
No Buscapé: Inbound Marketing – Eja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs – Brian Halligan, Dharmesh Shah
Estes títulos são a sua bibliografia essencial. É sempre bom ressaltar que o comportamento do consumidor, o marketing digital e as ferramentas online estão sempre em transformação. Por isso, além desses livros, todo profissional de e-commerce deve se manter informado por meio de blogs, e-books e notícias.
E então, você já decidiu por qual livro começar? Já leu algum deles? Lembrou de algum outro para incluirmos na lista? Comente! Divida conosco suas experiências. 😉

Você também vai gostar

Qual é o mapa de distribuição das ofertas de emprego do e-commer... Janeiro: você pode imaginar um período melhor para fazer um plano para o ano que está começando? Tenho certeza de que há um lugar especial para o prop...
Recorde: Buscapé movimentou R$250 milhões na Black Friday A Black Friday 2013 movimentou o comércio eletrônico brasileiro, quebrando todos os recordes de faturamento do setor em um único dia. Entretanto, apes...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “7 livros que todo empreendedor de e-commerce deve ler”

  • Avatar

    Opa! Satisfação Garantida é um livro obrigatório não só para um empreendedor de E-Commerce, mas para qualquer pessoa que tenha um sonho. Excelente leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>