• Avatar
  • por Rock Content
  • A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

7 livros que todo empreendedor de e-commerce deve ler

7 de dezembro de 2015
Share Button

Estar online, anunciar e vender: eis o caminho para o sucesso do e-commerce. A fórmula é simples, mas o esforço de cada etapa é grande e se você já tem uma loja virtual ou pretende ter uma, deve conhecer essa verdade.
Para cumprir esse caminho, planejá-lo, saber quais as melhores ações, validá-las e realmente ter clientes e lucrar, todo empreendedor de e-commerce deve se munir de conhecimento. Justamente por isso, listamos aqui alguns livros essenciais para todos os que almejam vender (muito) online. Confira!

1- Satisfação Garantida

Autor: Tony Hsieh
satisfacao-garantidaSabe por que esse deve ser o primeiro livro da lista de qualquer empreendedor de e-commerce? Porque ele trata da experiência do cliente, ponto essencial para que uma loja virtual ou física consiga aumentar as vendas.
O livro foi escrito por Tony Hsieh, CEO da Zappos, empresa norte-americana que vende sapatos. Das lições apresentadas pelo autor, a construção de uma cultura voltada para o cliente, o espírito empreendedor e o empenho de todos os departamentos em prol de um objetivo são as estratégias mais evidentes para o sucesso de uma empresa.
No Buscapé: Satisfação Garantida – no Caminho do Lucro e da Paixão – Tony Hsieh

2- Otimização de Conversão – A Arte e a Ciência

Autor: Khalid Saleh e Ayat Shukairy
otimizacao-de-conversaoBotões, cores, menus, imagens e tudo o que pode chamar a atenção do visitante online estão nesse livro de Khalid Saleh e Ayat Shukairy.
A leitura está na lista porque ao convencer o cliente online, não há ninguém argumentando em prol do produto, por isso, é preciso haver um site que estimule a conversão, o caminho até a venda.
No Buscapé: Otimização de Conversão – Khalid Salih; Ayat Shukairy

3- E-commerce nas empresas brasileiras

Autor: Eduardo Vasconcellos
e-commerce-nas-empresas-brasileirasEntre lojas físicas e lojas virtuais existem muitos pontos em comum, algo que muitas vezes é esquecido por quem empreende. Eduardo Vasconcellos passa a limpo essa história ao explicar em seu livro E-commerce nas empresas brasileiras que é preciso aliar a tecnologia a uma gestão forte.
Este deve ser o seu livro de bolso! Cada dica sobre planejamento, equipes, análise de concorrentes e execução de processos deve ser aplicada para que seu e-commerce seja de fato um negócio.
No Buscapé: E-commerce nas Empresas Brasileiras – Eduardo Vasconcellos

4- A Cauda Longa

Autor: Chris Anderson
a-cauda-longa-chris-andersonComo você poderia se especializar na venda de determinados itens no e-commerce e por que fazer isso? Pensar desse modo, ou seja, ter uma estratégia de cauda longa gera bons resultados para quem quer ter produtos competitivos e trazer diferenciais para a loja virtual.
Nesse contexto, a cauda longa deve ser percebida não só como uma forma de trabalhar com um nicho de mercado, mas também uma maneira de disponibilizar muitos produtos.
Em A Cauda Longa o autor se fundamentou em pesquisas feitas com dados dos grandes e-commerces como a Amazon para apontar tendências, erros e acertos e fatos de empresas de vendas online.
No Buscapé: A Cauda Longa – Chris Anderson 

5- A Loja de Tudo, Jeff Bezos e A Era da Amazon

Autor: Brad Stone
a-loja-de-tudo-jeff-bezosA Amazon é um e-commerce tão grande que mais uma vez está no centro da temática de um dos livros indicados nessa lista. O foco do A Loja de Tudo é apresentar o caminho traçado pelo dono da empresa, Jeff, que decidiu inovar na forma de vender: sua pretensão foi oferecer muitos produtos a preços bem baixos. O que parecia irreal aconteceu e virou um sucesso mundial.
O autor dessa obra, o jornalista Brad Stone, entrevistou funcionários e familiares de Jeff Bezzos para trazer os leitores as ações de um grande empresário. Um ótimo livro para se inspirar e trabalhar com paixão!
Leia mais sobre a Amazon no Profissional de E-commerce.
No Buscapé: A Loja de Tudo. Jeff Bezos e a Era da Amazon – Stone Brad

6- Vai fundo!

Autor: Gary Vaynerchuk
vai-fundo-gary-vaynerchukNo motivador Vai fundo!, Gary fala sobre como transformar as paixões em negócios lucrativos na internet, podendo ser e-commerces ou não.
Esse livro é considerado a Bíblia do empreendedor moderno, pois além de ser uma boa leitura, também ensina como aplicar na prática o desejo de empreender e ganhar dinheiro online.
Mais sobre Gary Vaynerchuk – Como criar o melhor conteúdo possível.
No Buscapé: Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk 

7- Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs

Autor: Brian Halligan e Dharmesh Shah
inbound-marketingE-commerces precisam se destacar na internet, assim como todo site. Você precisa usar palavras-chave, técnicas de SEO e demais estratégias de marketing para atrair visitantes e convertê-los em consumidores e até em clientes fiéis. Para isso, nada melhor do ler um livro escrito pelos fundadores do Hubspot, que ensinam como usar blog e mídias sociais para atrair os visitantes certos.
Além disso, a obra também explica detalhadamente como aplicar essas estratégias e como mensurá-las. Mais um para a lista de livros essenciais!
No Buscapé: Inbound Marketing – Eja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs – Brian Halligan, Dharmesh Shah
Estes títulos são a sua bibliografia essencial. É sempre bom ressaltar que o comportamento do consumidor, o marketing digital e as ferramentas online estão sempre em transformação. Por isso, além desses livros, todo profissional de e-commerce deve se manter informado por meio de blogs, e-books e notícias.
E então, você já decidiu por qual livro começar? Já leu algum deles? Lembrou de algum outro para incluirmos na lista? Comente! Divida conosco suas experiências. 😉

Você também vai gostar

Assinaturas online, a nova tendência do e-commerce Um efeito muito interessante que vem se intensificando desde o segundo semestre do ano passado, é a venda de assinaturas online. Não, não se tratam de...
Amazon Brasil anuncia expansão para 12 categorias A Amazon Brasil anunciou nesta terça-feira (22/jan/2019) o que todos esperavam há algum tempo. Antes só livros, agora o e-commerce brasileiro de Jeff ...
Marketing Digital: O dilema da qualidade versus preço na criação... Atualmente não dá mais para evitar, seja uma pequena ou média empresa, todo negócio precisa garantir sua presença na Internet. Se você não estiver lá ...
Webinar: Blog como ferramenta de vendas + Como importar produtos... Acontece esta semana, dois bate-papos online para interessados no E-commerce. Na quarta-feira (24), é a vez do Marketing de Conteúdo, falando de como ...
E-commerce chinês de olho no mercado brasileiro Em breve, ficará mais difícil resistir à tentação de comprar acessórios, componentes, roupas, bugigangas e outros em sites como DealExtreme e FocalPri...
6 dicas para se manter criativo sob pressão As tarefas do dia-a-dia estão matando a sua criatividade? Selecionamos 6 dicas para se manter criativo sob pressão. A imagem popular da criatividade e...
Você sabe como fotografar os produtos grandes do seu e-commerce?... A forma como você apresenta seus produtos online tem um impacto significativo nas vendas do seu e-commerce. Fotografias amadoras não estimulam a confi...
Como falir seu e-commerce em 10 passos Passeando pelos diversos editoriais de negócios, economia e empreendedorismo disponíveis no vasto universo da Internet, não é difícil encontrar mensag...
Entrevista: Wagner Furtado da Cash Monitor #SonhoGrande Vamos tentar começar a semana inspirando você? Segunda-feira merece aquela injeção de ânimo... A Endeavor Brasil publicou na semana passada mais uma e...
Como criar conteúdo institucional que dê credibilidade e ajude a... Lembro como se fosse hoje a primeira lição que o meu professor de Muay Thai me ensinou. “Você deve sempre buscar o nocaute em cada golpe que der”, ele...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Um comentário sobre “7 livros que todo empreendedor de e-commerce deve ler”

  • Avatar

    Opa! Satisfação Garantida é um livro obrigatório não só para um empreendedor de E-Commerce, mas para qualquer pessoa que tenha um sonho. Excelente leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>